O Sol está puxando os planetas e vai engolir todos eles no futuro?

o Sol está puxando os planetas e vai engolir todos eles?
Se os planetas giram em torno do Sol, será que todos eles irão "cair" na superfície ardente da nossa estrela?


Todo objeto tem seu poder gravitacional. Quanto maior é sua massa, maior é seu "puxão gravitacional". Portanto, se o Sol detém mais de 99% da massa de todo o Sistema Solar, ele não estaria atraindo todos os objetos de seu entorno para um mergulho mortal?



A órbita dos planetas e de todos os objetos do Sistema Solar podem soar como uma dança com um futuro perigoso - será que tudo está sendo atraído para o Sol? Na verdade não.

O Sol e os planetas permanecem basicamente na mesma distância, e de acordo com especialistas, isso não perece ter mudado consideravelmente nos últimos bilhões de anos.




As órbitas dos planetas estão numa sintonia perfeita de gravidade e momentum. Conforme os planetas viajam pelo espaço, é como se eles quisessem seguir numa linha reta, mas ao mesmo tempo, a gravidade do Sol tenta puxar os planetas em sua direção, fazendo uma curva em suas trajetórias.

Sistema Solar - Sol e planetas
Ilustração artística do Sol com os planetas do Sistema Solar.
Créditos: NASA / divulgação

Os planetas estão num equilíbrio perfeito onde eles não estão tão rápidos a ponto de escapar do Sol e seguir uma linha reta, mas também não estão lentos o suficiente para serem engolidos pelo Sol.




Claro: isso não se aplica a todos os objetos do Sistema Solar, já que hora ou outra vemos um asteroide ou um cometa realizando um mergulho mortal na superfície ardente do Sol. Mas todos os planetas que conhecemos no Sistema Solar parecem estar bem seguros - um equilíbrio que garante a estabilidade de tudo!


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / NASA / divulgação
23/01/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

22 comentários:

  1. Muito legal essa matéria sempre tive está dúvida,mas nunca vi alguém explicar com tanta clareza, parabéns galeria do meteorito!

    ResponderExcluir
  2. É a mesma teoria da Lua com a Terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não alan, como dito o sol não oferece o risco de sermos engolidos ou abandonados do sistema solar porque a velocidade dos planetas não são tão rápidas para afastarmos do sol e nem lento para sermos engolidos já a lua esta cada dia se despedindo da terra por conta que como toda massa exerce uma força gravitacional a força das marés exercem uma força gravitacional sobre a Lua Como a Terra gira mais rápido uma vez a cada 24 horas do que a Lua uma vez a cada 27,3 dias a força das marés têm como efeito acelerar a Lua o que a faz afastar-se.

      Excluir
  3. Isso faz parte de uma transição interplanetária?

    ResponderExcluir
  4. A única coisa que está escapando é a nossa Lua, que se afasta de nós em 4 centímetros por ano.
    PS: Só uma correção sobre a órbita elíptica dos planetas. Isso ocorre devido a distorção do tecido do espaço por conta da gravidade do Sol. O Sol distorce o espaço a sua volta em tal ordem que muda as coordenadas dos objetos que deveriam se mover em trajetória retilinea. E essa distorção é que é a responsável pela trajetória curva dos planetas.

    ResponderExcluir
  5. Daqui a 5 bilhões de anos a conversa vai ser outra.

    ResponderExcluir
  6. Sempre achei que isso está acontecendo, sinistro

    ResponderExcluir
  7. o que aconteceria se a lua desaparecer-se

    ResponderExcluir
  8. Sem esquecer que o Sol com o tempo irá expandir-se, com sua circunferência chegando à órbita de Marte.

    ResponderExcluir
  9. Que eu saiba a ciência não tem precisão suficiente para garantir que todos planetas tem órbitas perfeitas, mas da mesma forma como a Lua se afasta da Terra em torno de 3,8cm por ano, já se sabe que a Terra se afasta do Sol em torno de 15cm por ano.

    Existe a possibilidade que as órbitas não sejam perfeitas, só estejam suficientemente estáveis para que afastamentos e aproximações levem um intervalo muito longo, variando muito pouco a imensa distância que os planetas já estão do Sol.

    https://www.newscientist.com/article/dn17228-why-is-the-earth-moving-away-from-the-sun/

    ResponderExcluir
  10. Na verdade, não é o Sol que exerce uma força que atrai os planetas. A gravidade não é uma força. Segundo Teoria da Relatividade de Einstein, objetos de grande massa deforma o espaço ao seu redor. Os planetas movimentam-se em um espaço curvado pela gravidade do Sol. A depender da velocidade do objeto, podem se afastar ou aproximar do astro de grande massa.

    ResponderExcluir
  11. Alguém pode me responder qual a maior ou menor distância de uma estrela da outra. Afinal, eles ficam perto ou muito longe de suas estrelas vizinhas? Queria saber, mais ainda não achei em lugar nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles quem? Que estrelas? O que é "perto", "muito longe", ou "logo ali" pra você, em nível de universo?

      Excluir
    2. Em linguagem bem simplificada, gostaria de saber se tem estrelas muito próximas ou se estão a longas distâncias umas das outras. Por isto estou perguntando, pois tenho curiosidade em saber, mais com certeza ninguém sabe. Sempre que alguém me responde vem com um tom crítico na resposta. É claro que em termos de dimensões do universo o que representa estas distâncias? Afinal, a maior distância entre uma estrela e outra seria em anos luz, ou nem tanto assim?

      Excluir
  12. Só um detalhe o sistema solar não tem bilhão de anos e sim alguns mil anos ou seja entorno de 7 e lembrando q não foi big beng e s criancao de Deus

    ResponderExcluir