Eis a primeira visão panorâmica do Lado Oculto da Lua

primeira foto panorâmica do Lado Oculto da Lua
A foto panorâmica também nos mostra parte de alguns instrumentos científicos, que segundo os chineses, já estão sendo utilizados


A China fez história no início desse mês com o primeiro pouso controlado no Lado Oculto da Lua. Agora, a China revelou uma foto panorâmica de seu local de exploração.



A missão chinesa consiste em dois robôs, sendo um o pousador Chang'e 4 e o outro um pequeno jipe chamado Yutu 2. Desde o dia 2 de janeiro, quando ocorreu a chegada no Lado Oculto da Lua, ambos exploram a região da Cratera Kármán - uma área de 186 quilômetros de diâmetro.

Panorama - Lado Oculto da Lua
Visão panorâmica do Lado Oculto da Lua feita pela sonda chinesa Chang'e 4.
Créditos: CNSA
Clique na imagem para ampliar

A sonda Chang'e 4 fotografou essa visão panorâmica que mostra o jipe Yutu 2 (à esquerda) com uma trilha deixada por ele.

Como podemos ver, o termo "Lado Escuro" da Lua não é o mais apropriado, já que a face da Lua que nunca fica virada para a Terra também recebe luz solar direta assim como o outro lado do qual estamos acostumados. Por conta disso, o termo correto dessa região seria "Lado Oculto da Lua".

Foto panorâmica do Lado Oculto da Lua
Foto panorâmica do Lado Oculto da Lua.
Créditos: CNSA

E por falar em luz solar no Lado Oculto, de acordo com a Academia de Ciências da China, as temperaturas durante o dia atingiram mais de 100ºC - o que na Terra é equivalente para ferver a água. Por conta desse calor intenso, o jipe Yutu 2 entrou em modo de "hibernação" para evitar qualquer super aquecimento.




Os dias e as noites na Lua duram cerca de 14 dias terrestres, e o pouso chinês ocorreu logo após o nascer do Sol na Cratera Von Kármán. De acordo com a mídia chinesa, a sonda Yutu 2 acordou bem de sua breve hibernação.

A foto panorâmica também nos mostra parte de alguns instrumentos científicos a bordo do pousador Chang'e 4. De acordo com a CNSA (Administração Nacional do Espaço da China), vários desses instrumentos já estão começando a coletar dados e observações sobre o Lado Oculto da Lua que já começaram a ser enviados para a Terra.




Como a própria Lua funciona como uma barreira para a comunicação entre a sonda e os centros de controle aqui na Terra, os dados são retransmitidos pelo satélite Queqiao, lançado em maio de 2018. Este satélite está pairando numa região estável que tem visão tanto para o Lado Ocutlo da Lua quanto também para a Terra.

Foto da sonda Chang'e 4 (à esquerda) feita pelo explorador Yutu 2, que por sua vez está à direita, e foi fotografado pelo pousador Chang'e 4
Foto da sonda Chang'e 4 (à esquerda) feita pelo explorador Yutu 2,
que por sua vez está à direita, e foi fotografado pelo pousador Chang'e 4.
Créditos: CNSA

Além da imagem panorâmica, as duas sondas enviaram fotos uma da outra - seria como um gesto de amizade e cumplicidade, afinal, elas chegaram lá num pouso autônomo, e devem continuar sozinhas mesmo quando o Lado Oculto se tornar o "Lado Escuro" - uma longa noite gélida e escura que dura duas semanas terrestres. Mas apesar de estarem sozinhas, tem muita gente aqui na Terra torcendo por elas.


Imagens: (capa-CNSA) / CNSA / divulgação
15/01/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Show, finalmente um país que mostra tudo é não tenta ocultar de nós esse magnífico avanco no espaço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tenta ocultar? Seria a Nasa? Teorias de conspiração existem fartas, mas o enorme acervo das apolos ta tudo disponível, e o que afinal haveria para se ocultar sobre a lua? Um satélite bem sem graça, belo de se ver somente daqui da terra!

      Excluir
    2. Amigo não sabe o ovo pelos norte americanos, sabemos muito bem que a nada oculta sim muitas coisas. O que ela repassa ao público, só aquilo que lhe convém, só um ingênuo pra acreditar fielmente nelrs. E repito de novo, o monopólio dos EUA no espaço está ameaçado, excelente por termos outras fontes para nós informar dos mistérios do espaço

      Excluir