Como essa rocha terrestre foi parar na Lua?

rocha terrestre encontrada na lua
Rocha lunar trazida à Terra em 1971 pelos astronautas da missão Apollo 14 é na verdade uma rocha terrestre


Amostras lunares trazidas da Lua para a Terra pelos astronautas da missão Apollo 14, em 1971, não param de revelar os seus segredos.



Quase cinquenta anos após a missão, uma equipe internacional de geólogos revelaram na revista Earth and Planetary Science Letters que a maior rocha lunar trazida à Terra pode ter sido "repatriada" - ela sempre pertenceu ao nosso planeta, e agora o que aconteceu foi que ela fez a viagem de volta.




Com 23 centímetros de largura e pesando 9 kg, a amostra intitulda 14321 é uma peça magnífica. Trata-se de uma brecha , ou seja, o resultado de pequenos fragmentos aglomerados de rochas angulares, ligadas entre si por uma espécie de cimento natural.

"Ao analisar um pedaço de apenas 2 gramas dessa "rocha lunar", os cientistas perceberam que ela contém quartzo, feldspato e zircão. Todos eles são minerais muito comuns aqui na Terra, porém incomuns na Lua", afirmou a Associação de Universidades para Pesquisa Espacial (Universities Space Research Association), que coordena pesquisas universitárias relacionadas ao espaço, nos EUA.

rocha lunar 14321 - rocha da missão apollo 14 pode ser da terra
Rocha lunar 14321 trazida da Lua pelos astronautas da missão Apollo 14 pode na verdade ter origem terrestre.
Amostra analisada é mostrada pela flecha.
Créditos: NASA / divulgação

Para que essa rocha se formasse na Lua, precisaria haver uma reunião de condições de temperatura e pressão improváveis, que poderiam acontecer apenas a uma profundidade fenomenal no manto lunar.


Mas como uma rocha terrestre foi parar na Lua?

Pode parecer estranho, mas isso é mais comum do que conseguimos acreditar. Impactos potentes têm o poder de arremessar parte do material de um planeta para o espaço. Como exemplo, os meteoritos lunares conhecidos não são apenas aqueles trazidos pelos astronautas das missões Apollo. Encontramos pedaços de Marte e da Lua aqui na Terra, que são o resultado de impactos catastróficos que ocorreram no passado.




Com a Terra acontece o mesmo. Asteroides (ou até cometas) que colidem com o nosso planeta podem arremessar "pedaços da Terra" ao espaço. Claro que isso não acontece todo dia, tampouco é algo comum atualmente - algo que não se pode dizer sobre o passado.

Isso também gerou rumores conspiratórios, dizendo que seria "mais uma prova" de que o homem não foi à Lua. Vale lembrar que todas as outras rochas lunares jamais apresentaram tais características, sendo algo encontrado apenas nessa amostra.


Como aconteceu

A rocha 14321 teria se formado a cerca de 20 quilômetros sob a superfície da Terra, e depois teria sido arremessada ao espaço há cerca de 4 bilhões de anos após um impacto violento de um asteroide ou de um cometa com tamanho suficiente para criar uma cratera de milhares de quilômetros.

Modulo Lunar Antares em Fra Mauro. Ao fundo, a encosta da cratera Cone
Modulo Lunar Antares em Fra Mauro. Ao fundo, a encosta da cratera Cone (missão Apollo 14).
Créditos: NASA

Nessa época, o Sistema Solar ainda estava em fase de formação e os planetas tinham que lidar com impactos violentos e incessantes (Grande Bombardeio Tardio).




Essa rocha terrestre então viajou até a Lua, que na época encontrava-se três vezes mais próxima da Terra. Lá ela foi esmagada pela força do impacto, se misturando ao solo lunar.

O último evento que teria acontecido com esse "pedaço da Terra" teria sido a cerca de 26 milhões de anos atrás, quando um asteroide colidiu com a Lua formando a cratera Cone, erguendo a rocha terrestre para que futuramente os astronautas da Apollo 14 pudessem encontrá-la, em 1971.


A resposta mais simples para a composição da rocha é de que sua origem é de fato terrestre. Porém, de acordo com David A. Kring, principal autor do estudo, o resultado ainda é controverso.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
31/01/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

21 comentários:

  1. SEGUNDO TEORIAS, A lua teria se formado com fragmentos da terra devido a um impacto com um planeta supostamente do tamanho de marte?
    se for verdade toda a lua e formada com material terrestre e com material do suposto planeta.

    ResponderExcluir
  2. Ou talvez ninguém foi para a lua!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara em 1971 não existia a menor condição do homem ir a lua.

    ResponderExcluir
  4. conspiradores não é bem vindo aqui.

    ResponderExcluir
  5. É natural que o nosso satélite tenha rochas vinda da Terra. A distância é bastante curta entre ambos. Ademais, basta observar algumas luas de Jupiter e Saturno que tem um certo tingimento na superfície provocado por emissão de material ejetado ao espaço por luas próximas, o que reforça a ideia de que essa troca de material é bastante comum.

    ResponderExcluir
  6. Quem acredita que o homem foi à Lua, acredita que existe Saci-Pererê, acredita em Papai-Noel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a Terra é plana, o sol gira em torno da terra e deus barbudo está nas nuvens cuidando dos homens kkk...saí daqui ridículo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Sai mesmo, pq nesse artigo fala sobre essa rocha específica, mas deixa claro que existem outras amostras, que não há a possibilidade de terem sido formadas na terra. Pelo visto vc só leu o título. hahaha

      Excluir
  7. Todos já sabiam que essa historia é uma piada. Os que aqui defendem essa tolice não tem formação nenhuma na área para defender essa ideia.
    O HOMEM EM PLENO SÉCULO 21 COM TODAS AS TECNOLOGIAS, TÉCNICAS E NOVOS MATERIAIS NÃO TEM CONDIÇÃO DE MANDAR UM VOO TRIPULADO À LUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles dizem que não tem dinheiro , para ir a lua falência na empresa Nasa, diz que o CPU que eles usaram era o mesmo que tinha no PlayStation 1 quando foram a primeira vez na Lua, não sei mais em quem acredita , a operação em Marte foi um sucesso diz eles com câmeras inferior a celulares top de linha , vai entender , eles dão motivo para TDS duvidarem ¯\_(ツ)_/¯

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Pessoas, ninguém pode nos dizer o que fazer e em que devemos acreditar, a terra é redonda, gira em torno do sol que gira em torno do centro da via láctea, mas o homem muito provavelmente não foi a lua em 1971 por falta de suporte tecnológico e uma das provas está aqui.
    "Ao analisar um pedaço de apenas 2 gramas dessa "rocha lunar", os cientistas perceberam que ela contém quartzo, feldspato e zircão. Todos eles são minerais muito comuns aqui na Terra, porém incomuns na Lua"
    Ah e até cego já percebeu que a vida inteligente existe no nosso universo muito antes do seu surgimento na terra.
    As evidencias comprovam.
    É a minha opinião e por sinal gosto muito deste site me me passa informações com fundamento científico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Isso também gerou rumores conspiratórios, dizendo que seria "mais uma prova" de que o homem não foi à Lua. Vale lembrar que todas as outras rochas lunares jamais apresentaram tais características, sendo algo encontrado apenas nessa amostra." Está no texto!

      Excluir
  10. https://www.aereo.jor.br/2018/11/25/russia-diz-que-vai-verificar-se-americanos-realmente-pisaram-na-lua/

    ResponderExcluir
  11. A ignorância é de uma vilania sem dó...

    ResponderExcluir
  12. Simples: O Homem NÃO foi a Lua, e eles encontraram esse pedaço de rocha em qualquer lugar só pra dizer que foi à Lua. Alguém deve ter descoberto que a rocha é da Terra, e agora inventam qualquer coisa pra continuar enganando o povo de que o homem foi a Lua.

    Se o homem realmente tivesse ido a Lua numa época que quase não existia tecnologia, por que hoje em dia que a tecnologia é bem avançada não vão de novo? Falta de dinheiro não é pois eles tem de sobra.

    ResponderExcluir