Europa Clipper - segredos escondidos em oceano de lua de Júpiter podem ser revelados com nova missão

europa clipper - missão a lua de Jupiter
Será que a lua Europa pode abrigar alguma forma de vida? Missão com destino a mais misteriosa lua do Sistema Solar começa a ganhar vida


A lua gelada de Júpiter, Europa, é um dos mundos mais tentadores para a exploração. Não é a toa que a NASA tem um projeto para a missão Europa Clipper, com uma espaçonave que deverá desvendar segredos desse mundo intrigante.



Antes de continuar com essa matéria, vale lembrar que Europa é um dos mundos mais prováveis de abrigar alguma forma de vida em nosso Sistema Solar, além da Terra.

Europa Clipper estava sendo planejada para ser lançada em 2020, mas agora, tudo indica que seu lançamento ocorrerá por volta de 2023, quando a sonda deverá monitorar o sistema de Júpiter durante cerca de 40 sobrevoos rasantes sobre a lua Europa. A sonda será capaz de coletar informações vitais sobre sua geologia, composição, e até mesmo sobre seu oceano escondido.

missão a lua europa - europa clipper
Europa Clipper - ilustração artística da nave que irá desvendar os segredos da lua de Júpiter.
Créditos: NASA

"Nós não entendemos Europa, e há mistérios realmente importantes que estamos tentando entender", disse Robert Pappalardo, cientista planetário do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e cientista do projeto para a missão. "Europa Clipper vai nos dizer muito sobre como as luas geladas funcionam ... e as luas geladas são provavelmente os ambientes habitáveis ​​mais comuns no Universo, então isso é empolgante".


Existe vida? Que vida?

Quando falamos em vida nas luas geladas parecidas com Europa, por exemplo, estamos falando de vida subaquática, escondida abaixo da crosta de gelo superficial. Apesar desses mundos serem congelados, a atração gravitacional é capaz de manter um oceano escondido de água líquida. A atividade geológica no fundo desses oceanos pode produzir elementos químicos para alimentar micro-organismos, e o gelo bloquearia a radiação que queima a superfície.




Sim, outros processos também devem ser melhor compreendidos sobre Europa, mas entender sua capacidade de abrigar vida é a peça fundamental da missão. "As pessoas se importam com isso, as pessoas querem saber sobre esse mundo misterioso que pode abrigar vida", disse Robert Pappalardo. "Essa é uma razão realmente importante para fazermos isso."


Muitos mistérios abaixo do gelo

A espaçonave contará com nove instrumentos que irão desvendar grandes mistérios e avaliar o quão habitável é Europa. A espaçonave fará um sobrevoo rasante chegando a apenas 25 quilômetros da superfície de Europa. "Vamos pegar imagens fantásticas", disse Christina Richey, cientista da equipe Europa Clipper.

Oceano abaixo da crosta de gelo - lua Europa
Ilustração do oceano abaixo da crosta de gelo da lua Europa.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Esse mundo de crosta congelada possui características impressionantes, como cristas de gelo e lacunas com penhascos por onde plumas de água do mar escondido são ejetadas e lançadas praticamente para o espaço. Isso também acontece com a lua Encélado, de Saturno.

A espaçonave dependerá da energia solar para recarregar suas baterias, e assim como Cassini fez em Encélado, Europa Clipper poderá passar através das plumas de água.




Mas há um grande desafio pela frente: traçar a rota que será feita pela sonda - um processo chamado "planejamento de trajetória. Não é possível orbitar apenas Europa, já que a radiação seria muito intensa, então nada melhor do que aproveitar para observar outros mundos. Quem é que não iria gostar de dar uma espionada em Io, aquela lua cheia de vulcões e rugas curiosas?

Assim que o planejamento de trajetória for finalizado, o projeto entrará na fase C que inclui definição de orçamento final e início da construção da espaçonave.




Até lá, ficamos na expectativa e torcendo pra que tudo dê certo. Seguimos sonhando com o que pode existir nos oceanos gelados dessa lua tão impressionante.


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / NASA / JPL-Caltech / divulgação
15/02/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

9 comentários:

  1. Existe um filme de ficção cientifica legal sobre a lua Europa. Se chama Europa Report.
    É um filme de baixo orçamento, mas é impressionante como o filme é bem feito. Boa parte do filme tem aspecto de documentário, mas o final... nossa que final. Um dos finais mais impactantes que já vi em um filme de ficção. Vale a pena assistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, temos o mesmo gosto! Eu amo esse filme. Pra mim é o melhor de ficção científica! Vou inclusive fazer um review sobre ele lá no nosso canal no YouTube. Ta aí uma ótima indicação de filme!!!

      Excluir
    2. Opa, quero ver esse review. \o/

      Excluir
  2. Em todo MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO, interligado não pro primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS, infinitamente mais avançados do que conhecemos como WI-FI, que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL: HÁ VIDA ADAPTADA.

    Comete-se grande erro, achar que seja fator preponderante e único para existência de VIDA: que um determinado ELEMENTO chamado de PLANETA, possua exclusivamente ÁGUA: principalmente em estado LÍQUIDO.

    Existindo os ELEMENTOS FOGO, TERRA, ÁGUA, AR e EC:

    Em ESTABILIZADORES ENERGÉTICOS ATÔMICOS PROJETADOS que chamam de LUAS, como é o caso do que chamam de EUROPA, e também no que ESTABILIZA a ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA:

    Pode haver VIDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zonifácio, eu acho que o Sr tem razão quando diz: que um MACRO LOUCO QUANTICAMENTE INSANO não pode ficar sem os remédios. O doutor sempre fala isso também. Sendo assim, é aconselhável que o Sr tome seus comprimidos que aí tudo fica ESTABILIZADO e sua mente não vai ter mais ROTAÇÃO.

      O Sr mesmo pode constatar que quando esteve tomando direitinho os seus remédios pra cabeça ficou MAIS DE UM MÊS sem falar em IMAGEM ENERGÉTICA, em CORPO MACRO CÓSMICO ATÔMICO, e etc. Lembre-se que estamos no Planeta Papagaio e aqui semente de girassol nunca faltará.

      Além disso, também previne: de usar dois pontos onde não se deve colocar, e TAMBÉM DE USAR CAIXA ALTA ALEATÓRIAMENTE.

      Saudações,
      Júlio César Napoleão Cristo de Deus Pereira Sampaio de Oliveira Costa Machado Souza de Assis da Cunha Silva Alves Rodrigues dos Santos Albuquerque Bragança e Bourbon

      Excluir
  3. Se esse oceano é realmente gigantesco que tem lá, é quase certo que deva existir alguma forma de vida aquática por lá.

    ResponderExcluir
  4. Zé; qual gênio, não foi chamado um dia de louco?

    Riu muito: com esses cometários.

    Meu blog ontem, bombou de acessos na ALEMANHA.

    E ALEMANHA como todos sabem, assim como RÚSSIA, EUA e ISRAEL, sempre foi: país de GÊNIOS.

    ResponderExcluir
  5. Os loucos do passado estavam certos!

    ResponderExcluir