Tudo sobre a Super Lua de 19 de fevereiro de 2019 - a maior Lua Cheia do ano!

Maior Lua cheia do ano - super lua 19 de fevereiro de 2019
Nessa terça-feira (19) teremos a maior e mais brilhante Lua Cheia de 2019 - veja o que esperar e assista ao vivo


Nessa terça-feira, 19 de fevereiro, teremos a ilustre presença da Lua Cheia nos céus do mundo todo. mas ela traz algo ainda mais especial - esta será a maior Lua Cheia de 2019!



Claro, a diferença de tamanho é sutil, e apenas olhares mais atentos poderão de fato identificar o tamanho e brilho maiores. Para se ter uma ideia, se compararmos essa Super Lua que acontece agora (19) com a menor Lua Cheia de 2019, que acontecerá em 14 de setembro (Mini Lua), temos uma diferença de 14% no tamanho e 30% no brilho.


Por que a Lua estará maior no dia 19 de fevereiro?

A órbita da Lua em torno da Terra não é um círculo perfeito. Sendo assim, ela se aproxima e se distancia do nosso planeta.




Quando a Lua Cheia coincide com o mesmo dia em que a Lua está em seu ponto de maior proximidade com a Terra, ela ganha uma aparência maior, já que ela realmente está mais próxima de nós. Além disso, por estar completamente iluminada (fase Cheia), temos a experiência completa do fenômeno.

Apogeu e Perigeu - orbita da Lua - Super Lua
Ilustração artística da órbita da Lua com os pontos de perigeu e apogeu.
À direita, vemos a diferença visual no tamanho da Super Lua (perigeu) e da Mini Lua (apogeu).
Créditos: divulgação

O perigeu (ponto de maior proximidade com a Terra) acontecerá no dia 19 de fevereiro de 2019 às 06h11 BRT. Já o ápice da fase Cheia acontece no mesmo dia, porém ás 12h54 BRT.


Por conta do horário, a melhor experiência de observação da Super Lua para todas as Américas acontece nas primeiras horas do dia 19 (de segunda pra terça-feira) e depois, na noite do dia 19 (terça-feira).


A Lua vai ficar gigante no dia 19 de fevereiro?

Não gigante, mas sim maior e mais brilhante. Não espere avistar um holofote gigantesco nos céus, mas sim, se prepare para uma noite mais clara, já que o brilho da Lua será mais intenso.




Com relação ao tamanho, a diferença é mais sutil, e apenas olhos familiarizados poderão diferenciar uma Super Lua de uma Lua Cheia comum. A melhor forma de notar essa diferença é fazendo fotografias com o mesmo zoom de Luas Cheias diferentes, e depois compará-las.


A Super Lua do dia 19 de fevereiro vai alterar as marés?

Sim. Uma Lua Cheia, por si só, já tem o poder de intensificar as marés, que ficam mais altas e mais baixas durante as fases de Lua Cheia e Nova.

Maré alta e baixa - Cornwall, Reino Unido - 29 e 30 de agosto de 2007
Maré alta e baixa registrada em Cornwall, no Reino Unido, nos dias 29 e 30 de agosto de 2007.
Créditos: Reddit / divulgação

Porém, com o fenômeno Super Lua, além do nosso satélite natural estar na fase Cheia, ele também estará muito mais próximo do nosso planeta, intensificando as marés em cerca de 40%. Com isso, a maré alta se tornará mais alta, e a maré baixa se tornará mais baixa. O mar realmente fica mais "agressivo", mas isso acontece entre 1 ou 2 dias após a fase Cheia.


Por que tantas Super Luas?

As Super Luas ocorrem em trios, e o período que as separa é de aproximadamente 1 ano 1 mês e 18 dias. Neste ano as 3 Super Luas seguidas ocorrem em janeiro, fevereiro e março. Em 2020 elas ocorrerão em março, abril e maio. Em 2021, em abril, maio e junho, e assim sucessivamente.




A primeira Super Lua da série atual ocorreu em 21 de janeiro. Agora temos essa de 19 de fevereiro, e a última ocorre em 21 de março. Todas elas estarão a menos de 362.000 km da Terra.


Transmissão ao vivo - Super Lua de 19 de fevereiro de 2019

Nessa terça-feira teremos uma live em nosso canal no YouTube, com imagens em tempo real da maior Lua Cheia de 2019! Se ainda não é inscrito (a), aproveite pra se inscrever em nosso canal e ativar o sininho para receber as notificações!


E vale lembrar: por conta do horário (citado no início da matéria), o melhor momento para observar essa Super Lua será nas primeiras horas do dia 19 (segunda pra terça-feira) e na noite de 19 (terça-feira).

Bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Reddit / divulgação
18/02/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário