Asteroide Bennu será visível hoje 14 de fevereiro?

asteroide bennu será visível hoje 14 de fevereiro - verdade ou mentira
O que muitos chamam de "asteroide do apocalipse" é mesmo perigoso para a Terra?


Muito tem se falado sobre o famoso feriado norte-americano, o Valentine's Day (uma espécie de Dia dos Namorados). Segundo publicação do famoso tabloide inglês Express, "A NASA alerta que asteroide do apocalipse Bennu vai aparecer do céu no dia dos namorados". Claro que isso granhou uma proporção enorme e chamou atenção de muita gente.



O artigo afirma que o asteroide Bennu, de 500 metros, "um asteroide do fim do mundo", teria alta probabilidade de impacto com a Terra nos próximos 100 anos. "Visível a olho nu" na noite de 14 de fevereiro, ao lado direito de Marte.


Mas será que tudo isso é mesmo verdade?

Não há risco do asteroide Bennu colidir com a Terra. Bennu não é um "asteroide apocalíptico", mas sim um asteroide classificado como "Potencialmente Perigoso" - uma designação que se aplica a todo asteroide que se aproxima da Terra.




A NASA divulgou um comunicado:

"Especialistas em asteróides do Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra (CNEOS) no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, projetam que Bennu se aproximará o suficiente do nosso planeta no próximo século, e terá chance de impacto com a Terra de 1 para 2.700 de um impacto entre 2175 e 2199. Em outras palavras, isso significa que há uma chance de 99,963% do asteroide Bennu não colidir com a Terra. Mesmo assim, os astrônomos querem saber exatamente onde Bennu está localizado o tempo todo."

De fato, Bennu estará ao lado de Marte no dia 14 de fevereiro de 2019, porém, ele não poderá ser visto a olho nu.

localização do asteroide Bennu em 14 de fevereiro de 2019 às 21h00
Localização do asteroide Bennu em 14 de fevereiro de 2019 às 21h00 pelo horário brasileiro de verão (hemisfério sul).
Créditos: STELLARIUM         Edição: Galeria do Meteorito

Bennu tem sido assunto dentro da NASA porque a missão OSIRIS-REx irá coletar amostras desse asteroide e trazê-las de volta pra Terra. A sonda já está orbitando o asteroide Bennu - um recorde do menor objeto espacial já orbitado por uma sonda.




As amostras deverão ser coletadas em 2020, e se tudo der certo, estará de volta aqui na Terra em 2023, quando deverão ser estudadas em busca de pistas sobre como era o Sistema Solar no início, quando ainda em formação. Os cientistas também querem saber se os asteroides desempenharam algum papel fundamental na formação da vida na Terra.


E se Bennu colidir com a Terra no futuro?

Como vocês viram, as chances de colisão são menores do que 1%. Mas mesmo assim, caso ele colidisse com a Terra, os danos não seriam globais, mas sim locais, ou continentais. Especialistas estimam que o asteroide precisa ter no mínimo 1 quilômetro de diâmetro para causar danos globais. Bennu tem cerca de 500 metros - a metade do tamanho necessário. E isso faz muita diferença.

Comparação de tamanho do asteroide Bennu
Comparação de tamanho do asteroide Bennu com algumas construções icônicas.
Créditos: NASA / divulgação

Portanto, nesse dia 14 de fevereiro, olhe pro céu, encontre Marte e saiba que Bennu realmente estará ao seu lado. Mas não se preocupe - ele não vai acabar com o Dia dos Namorados de ninguém.





Transmissão ao vivo - Asteroide Bennu é mesmo uma ameaça pra Terra?

Falaremos sobre Bennu em uma live em nosso canal no YouTube nessa quinta-feira (14 de fevereiro) com início às 21h30 BRST. A transmissão ao vivo também estará disponível abaixo:

Inscreva-se em nosso canal e clique no vídeo para acompanhar pelo YouTube e assim, participar do nosso chat ao vivo!



Imagens: (capa-NASA/divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / NASA / divulgação
14/02/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Bom bicho o caso é que estou acompanhando desde o começo do ano vários noticiarios sobre Asteróides como possíveis ameaças se não são ameaças por que todos os dias divulgam matérias o que a NASA e cientistas escondem de nós? Outra coisa este Asteróide nunca será visto a olho nú pois aqui está chuvoso e nublado e se poderá ser visto a olho nú significa que seu tamanho real não é só de 500 metros, nem os planetas que tem dimensõea maiores são vistos a olho nú, se for visto a olho nú ou é por que está muito perto de nós ou por que seu tamanho é maior do que passam pra nós essa é minha opinião

    ResponderExcluir