Lixo espacial super estranho está orbitando a Terra de uma forma bizarra

lixo espacial super estranho - saco de lixo vazio - orbitando a Terra
Quem diria que um "saco de lixo vazio" poderia realizar sobrevoos rasantes dessa forma?!!


Um objeto estranho está viajando em torno da Terra numa elipse absurda. De tão alongada, a órbita desse objeto faz com que ele chegue a 600 km da superfície do nosso planeta, e que ele se distancie a até 538 mil quilômetros - mais distante do que a nossa Lua!



O Observatório Haleakala, no Havaí, trabalha com a detecção de objetos próximos da Terra a fim de emitir alertas para a colisão de qualquer objeto espacial, seja natural ou artificial. Este mesmo observatório foi quem detectou esse bizarro lixo espacial. Apesar de não apresentar qualquer risco, ele é tão estranho que chamou a atenção dos astrônomos.


De acordo com os Observatórios Northolt Branch, em Londres, o estranho objeto seria uma peça muito leve de algum lançamento de foguete. Intitulado A10bMLz, ele ficou conhecido como "Empty Trash Bag" ou "Saco de Lixo Vazio", justamente pelo seu tamanho grande o suficiente para ser visto, mas muito leve. De acordo com estimativas, A10bMLz teria alguns metros de diâmetro, mas mesmo assim seu peso seria de apenas 1 kg.




Provavelmente trata-se de uma folha metálica de algum lançamento de foguete. Não se sabe quando ou como (exatamente) ele foi parar no espaço.


Estamos cercados!

Claro que este não é o único lixo espacial não identificado já detectado, mas com certeza é o mais estranho. Nenhum lixo espacial foi visto com uma órbita tão alongada. De acordo com o Observatório Northolt Branch, de tão leve, o vento solar se encarregará de empurrá-lo pra bem longe. Sua órbita não é nada estável, e ele pode até mesmo acabar reentrando em nossa atmosfera.

Lixo espacial ao redor da Terra - NASA
Ilustração artística do lixo espacial ao redor da Terra.
Créditos: NASA

Mas calma! Não há qualquer risco, já que o objeto é extremamente leve e queimaria completamente com o choque contra a atmosfera.




Existem cerca de 500 mil peças de lixo espacial em torno do nosso planeta, sendo que as 50 mil maiores são constantemente monitoradas pelo Departamento de Defesa dos EUA. Entre 200 e 400 fragmentos de lixo reentram em nossa atmosfera a cada ano, segundo dados divulgados pela NOAA (Administração Atmosférica e Oceânica dos EUA). A maior parte dessas peças queimam por completo antes de atingir o solo.


Imagens: (capa-Northolt Branch Observatories) / Northolt Branch Observatories / NASA / divulgação
20/02/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. é por ai que se ve como o ser humano não esta nem ai com relação a lixo, vide oceanos......

    ResponderExcluir
  2. Essa imagem de detritos em volta do planeta é irreal, pois se assim fosse(tão próximos e abundantes) nada escaparia de choques entre eles e pior: satélites, estação espacial, espaçonaves.....

    ResponderExcluir