Sonda Opportunity chega ao fim de sua missão em Marte

sonda opportunity chega ao fim de missão em Marte
Agora o jipe Opportunity tem sua missão oficialmente concluída


Uma das sondas mais prolíferas da exploração espacial chega ao fim de sua missão após quase 15 anos de exploração marciana.



Desde junho de 2018 o jipe explorador Opportunity perdeu o contato com a Terra. Desde então, todos os esforços para novas comunicações não tiveram sucesso. Com isso, hoje a NASA anunciou o fim da missão.


Opportunity e Spirit - duas irmãs guerreiras

A sonda robótica Opportunity pousou em Marte em janeiro de 2004 - algumas semanas após sua irmã (Spirit) ter chegado lá. Dependente de luz solar para carregar suas baterias, a Spirit encontrou problemas em 2009 quando ficou presa numa região onde a luz solar não conseguia atingi-la. Após oito meses de tentativas de comunicação, os engenheiros da NASA declaram o fim da missão.

rover Opportunity
Ilustração artística da sonda Opportunity em Marte.
Créditos: NASA

Agora a história se repete. Mas diferente de Spirit, a sonda Opportunity enfrentou uma tempestade de poeira global em Marte - uma das maiores já observadas. Coberta por finas partículas de superfície, os painéis solares de Opportunity não recebem luz solar suficiente desde junho de 2018, quando ela foi engolida pelas gigantescas ondas de poeira.




Sim, a história se repete. Oito meses de tentativa de contato já se passaram, e agora a NASA considera altamente improvável que a sonda volte a funcionar novamente.

Mas não há motivos para tristeza! Tanto Spirit quanto Opportunity duraram bem mais do que o esperado, já que a missão estava programada para apenas 3 meses de exploração.




Algumas das conquistas mais marcantes de Opportuntiy foram:


  • Ter enviado mais de 217 mil fotografias de Marte para a Terra
  • Mais de 52 rochas foram testadas, sendo revelados seus minerais e composição
  • Encontrou hematita - mineral que se forma com água
  • Descobriu indícios importantes de que a Cratera Endeavour já abrigou grandes quantidades de água líquida


Além disso, Spirit e Opportunity nos aproximaram de Marte, descobrindo que o Planeta Vermelho já foi repleto de água no passado, há cerca de alguns bilhões de anos. E Marte era tão úmido e cheio de oceanos que pode até ter suportado formas de vida no passado remoto.

Spirit e Opportunity também deixaram evidente o quanto um planeta pode mudar drasticamente. Talvez, essas duas sondas estejam entre as maiores responsáveis pela consciência de preservação que cresce hoje em nossa sociedade.




Falaremos sobre isso em uma transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube, que também estará disponível logo abaixo.

Se você ainda não é inscrito, se inscreva em nosso canal e participe do chat ao vivo!



Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
13/02/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Sobreviveu por 15 anos sem qualquer tipo de manutenção, enfrentando tempestades de areia, variações de temperaturas, etc. É impressionante o belíssimo trabalho que fizeram com essa sonda. Uma pena que o seu tempo finalmente chegou. =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa interessante: ela teve problemas numa das rodas, então de vez em quando tinha que andar de ré pra roda não soltar. E sobreviveu por muito tempo!

      Excluir
  2. Esqueceram de instalar um limpador de para-brisas...

    ResponderExcluir