Água surge ao redor de toda a superfície lunar durante o curso de um dia

água na lua
Mais um grande passo para futuras missões de exploração lunar - podemos encontrar água em pontos distintos, ao redor de todo o globo


Moléculas de água estão surgindo ao redor da Lua enquanto a superfície lunar se aquece e esfria durante o dia.

Essa pesquisa foi feita através de observações coletadas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, que vem estudando a nossa vizinha desde 2009. Recentemente foi feita uma atualização de um instrumento a bordo do orbitador, o Lyman-Alpha Mapping Project (LAMP), permitindo aos cientistas melhores resultados em suas observações, sobretudo, onde poderia haver água na Lua.



"Este é um novo resultado importante sobre a água lunar, um tema importante já que o programa espacial da nossa nação (EUA) retoma o foco da exploração lunar", disse Kurt Retherford, co-autor do estudo e pesquisador principal do instrumento LAMP.




A água em outros objetos planetários poderia ser um recurso valioso não apenas para os exploradores humanos beberem, mas também para servir como combustível das futuras explorações robóticas, já que a água pode ser dividida para formar combustível de foguete, poupando as missões de ter que transportar esse combustível desde aqui da Terra.

Água surge ao redor de toda a superfície lunar
Imagem feita pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter mostra (em verde claro)
as regiões onde os cientistas acreditam ser água na superfície.
Créditos: LRO / NASA's Goddard Space Flight Center / Scientific Visualization Studio

Mas foi apenas em 2009 que os cientistas conseguiram confirmar que havia água congelada na superfície da Lua. Agora, eles conseguiram rastrear como as moléculas de água se conectam e depois se soltam das rochas à medida que as temperaturas mudam ao longo do ciclo lunar de dia e noite.


A pesquisa, divulgada na revista Geophysical Research Letters, mostra que as moléculas de água permanecem presas à superfície durante o amanhecer lunar. Conforme o dia vai esquentando por lá, e a superfície vai se aquecendo (em torno do meio dia lunar), algumas moléculas da tênue atmosfera lunar viajam pela superfície até encontrarem um local frio o bastante para se instalar na superfície.




De acordo com Michael Psoton, também co-autor do estudo e pesquisador da equipe do instrumento LAMP, mais estudos são necessários para explicar a complexidade da superfície lunar. "Mas os resultados atuais mostram que este trabalho definitivamente vale a pena ser feito", disse ele.

Falaremos sobre isso em uma transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube. Aproveitem e se inscrevam em nosso canal!




Imagens: (capa-NASA/divulgação) / LRO / NASA's Goddard Space Flight Center / Scientific Visualization Studio
11/03/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Segundo os das ciências-não-avançadas da NASA e ROSCOSMOS que sempre afirmaram improcedentemente que para haver VIDA bastava haver ÁGUA:

    E só agora afirmando que no ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO DO NOSSO PLANETA que eles também chamam primitivamente de LUA, há ÁGUA viajando, pela superfície do mesmo:

    PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR, TANTO PARA OS DA NASA E ROSCOSMOS: COMO TAMBÉM PARA OS QUE GOSTAM DE OVULAR, SÓ DE SIMPLESMENTE OUVIREM ALGUÉM NA NASA E ROSCOSMOS, FALAR:

    Não já foram por lá?
    Não saltitaram por lá?
    Não andaram de Jipe por lá, pra lá e pra cá?
    Não trouxeram pedras e mais pedras de lá?

    E só agora:

    ÁGUA detectar?

    Existindo ÁGUA, ELEMENTO que vocês sempre disseram ser imprescindível para VIDA não faltar:

    Encontraram VIDA, quando estiveram por lá?

    Viram que quem estava certo mais uma vez era eu SEUS ANALFABETOS DE PAI E MÃE da importantíssima ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA?

    Num CORPO HUMANO MORTO, continua existindo muita ÁGUA: sem VIDA PRÓPRIA ALGUMA:..

    Para saberem verdadeiramente que para existência de VIDA, tem que necessariamente haver os CINCO ELEMENTOS PROJETADOS, FOGO, TERRA, ÁGUA, AR e EC, propiciando recebimento EV=ENERGIAS VITAIS, que fornecido a parte é, pela ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, e porque tantos alamentos em São Paulo moçada:

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente, seu xará do Patriarca da Independência: a ÁGUA, ou melhor dizendo, a TRANSIÇÃO MATÉRIO-ENERGÉTICA DO PRIMEIRO CICLO DO OXIDIIDROGÊNIO é um importante elemento pra vida.

      Mas mais (nossa, que legal! Mas mais!) importante ainda é outro tipo de ÁGUA, digo, outro tipo de TRANSIÇÃO MATÉRIO-ENERGÉTICA DO PRIMEIRO CICLO DO OXIDIIDROGÊNIO, que é aquela ÁGUA-QUE-PASSARINHO-NÃO-BEBE, erradamente chamada de DESTILADO DO CALDO FERMENTADO DE CANA-DE-AÇÚCAR, mas popularmente denominada CACHAÇA, PINGA, MANGUAÇA, CANGIBRINA, MÉ, ENGASGA-GATO, COROTE, BRANQUINHA, ONCINHA, CANINHA, CINQUENTA-E-UM, etc...etc...etc...

      Onde há ÁGUA-QUE-PASSARINHO-NÃO-BEBE, consequentemente há VIDA, o nome erradamente dado à ENERGIZAÇÃO VITAL DA MATÉRIA QUANTIZADA. O próprio Comandante Ashtar Sheran me garantiu que no planeta dele existe um cachaçoduto de onde se extraem milhoões de garrafas por dia.

      Só te recomendo: não tome esse importante líquido espirituoso junto com seus remédios pra cabeça, pois: isso pode fazer mal. Aliás, tome seus remédios direitinho, pois assim o Sr não terá problemas com esse negócio de mudar o nome das coisas para TRANSIÇÃO ELEMENTAR DA QUARTA SINFONIA, ou: PROJEÇÃO MACRO-ENERGÉTICA DO SEPTUAGÉSIMO CICLO.

      Excluir
    2. José Bonifácio, fez da sessão de comentários do GM seu blog pessoal para falar asneiras. Lamentável.

      Excluir
  2. Onde ler-se alamentos: considerar alagamentos.

    ResponderExcluir