AO VIVO: Superlua de 20 de março de 2019 - a última do ano!

superlua 20 de março 2019
Acompanhe ao vivo e saiba tudo sobre a última Super Lua de 2019


Nessa quarta-feira, 20 de março, acontece a última Super Lua de 2019. O auge do evento ocorrerá às 22h43 pelo horário brasileiro (01:43 UTC do dia 21 de março). O mais impressionante é que o fenômeno da Superlua estará separado do equinócio de outono por menos de 4 horas.



O equinócio tem esse nome justamente porque marca o momento em que o dia e a noite na Terra têm basicamente a mesma duração - são equivalentes. O equinócio de 20 de março acontecerá às 18h58 pelo horário de brasília (21:58 UTC), e marca o início do outono para o hemisfério sul, e o início da primavera para o hemisfério norte.

Iluminação do Sol no dia de equinócio - Wikimeddia Commons
Iluminação do Sol no dia de equinócio.
Créditos: BlueShade / Wikimedia Commons         /          Tradução: Galeria do Meteorito

Uma Super Lua acontece sempre que a Lua na fase Cheia coincide com a máxima aproximação da Lua com a Terra (chamada perigeu). Portanto, uma Superlua é uma Lua Cheia que está separada por menos de 24hs de seu ponto de maior proximidade com a Terra, tornando o nosso satélite natural até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma Lua Cheia no seu ponto de maior distanciamento com a Terra (Mini Lua).




No caso dessa Super Lua de 20 de março de 2019, nosso satélite natural estará 10% mais brilhante do que as Luas Cheias comuns. O perigeu da Lua (máxima aproximação com a Terra) ocorreu no dia 19 de março às 16h55 pelo horário de brasília (19:55 UTC).

Numa média, a Lua se encontra a 385.000 km da Terra. No perigeu, ela chega a cerca de 350.000 km, e no apogeu (máximo distanciamento), ela se afasta a cerca de 406.000 km.


Worm Moon?

No hemisfério norte, a Lua Cheia de março tem o nome de Worm Moon (algo como Lua de Verme, ou Lua de Minhoca). O motivo? Para os nativos americanos, ela servia como o anúncio da chegada de umidade do solo, a proliferação das minhocas e vermes, bem como a chegada dos pássaros. Sim, lá o tão esperado calor está chegando!

Acompanhe ao vivo e saiba tudo sobre a última Super Lua de 2019
Superlua fotografada no Parthenon, na antiga Acropolis em Atenas, na Grécia.
Créditos: Petros Giannakouris / Associated Press / divulgação

É a primeira vez em 19 anos que uma Superlua coincide com o equinócio de março - momento em que o Sol cruza a linha do equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham praticamente a mesma duração. Então, olhe pra cima (se o clima permitir), e não deixe de apreciar esse fenômeno astronômico na noite dessa quarta-feira.


Transmissão ao vivo - Superlua de 20 de março de 2019

É claro que não poderíamos perder a chance de observar ao vivo a Superlua desse dia 20 de março - a última Superlua do ano. Teremos uma transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube, com imagens em tempo real feitas a partir de telescópio,. A live está programada para ter início às 21h00 BRT, e também estará disponível logo abaixo.

Deixe o like no vídeo, se inscreva em nosso canal e ative o sininho para receber notificação desse evento!


Essa transmissão conta com o apoio de Rafael Estevans, integrante do EXOSS (rede de monitoramento e estudo de meteoros no Brasil) e do Clube de Astronomia Duília de Mello.


Uma Lua de muitos nomes

De acordo com o MoonGiant, para os nativos americanos, a Lua Cheia de março sempre foi e ainda é chamada de Worm Moon (Lua de Minhocas). O mais interessante é que no início, os vermes não existiam no extremo da América do Norte, mas foram levados pra lá para ajudar na fertilização do solo. Por isso, para tribos indigenas do extremo norte das Américas, a Lua Cheia de março é chamada de Sap Moon (Lua da Seiva), já que ela marca a época em que se batia o xarope do Bordo (aquela árvore cuja folha está estampada na bandeira canadense).




Os anglo-saxões usavam a Lua Cheia de março para prever sua próxima colheita. Eles chamavam ela de Storm Moon (Lua da Tempestade) se o tempo estava chuvoso, indicando que a colheita não iria dar certo. Mas se o tempo estivesse seco, o nome era substituído por Rugged Moon (Lua Enrugada), indicando uma colheita farta.




Na Índia, o Lua Cheia de março é vista como a chegada da primavera e coincide com o festival de Holi (Festival das Tintas) - uma celebração onde as comunidades indianas de todo o globo se reúnem numa "guerra de tintas", interagindo com seus familiares, amigos e estranhos. Essa celebração simboliza a reconciliação de relações e a reafirmação da existência social de cada um.



Imagens: (capa-    ) / BlueShade / Wikimedia Commons / Galeria do Meteorito / Petros Giannakouris / Associated Press / YouTube / divulgação
19/03/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: