Explosão solar gera alerta de tempestade geomagnética

explosão solar - tempestade geomagnética
Nesse fim de semana, uma tempestade geomagnética moderada deve atingir sobretudo as latitudes mais altas do planeta


Segundo os meteorologistas da NOAA, tempestades geomagnéticas de classe G2 devem ocorrer nesse sábado, 23 de março, quando uma Ejeção de Massa Coronal (EMC) deve atingir o campo magnético da Terra.



A nuvem de plasma lançada pelo Sol está vindo em direção à Terra. Ela foi produzida pela mancha solar AR 2736 nesse dia 20 de março, às 11h18 UTC. A Explosão de classe C4 durou mais de uma hora.

explosão solar de classe C4 oriunda da mancha solar AR 2736
Explosão solar de classe C4 oriunda da mancha solar AR 2736.
Créditos: SDO / NASA

A explosão provocou a ionização de pequenas ondas na atmosfera superior da Terra, causando um apagão de rádio de baixa frequência (abaixo de 20MHz) no sul da Europa e em toda a África. As anomalias foram notadas por marinheiros e operadores de radio-amador.




A explosão desencadeou ainda uma Ejeção de Massa Coronal (EMC) registrada pela sonda STEREO-A:

Ejeção de Massa Coronal registrada pela sonda Stereo A
Ejeção de Massa Coronal registrada pela sonda Stereo-A.
Créditos: NASA / divulgação


Imagens do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) confirmam que a EMC está vindo em direção à Terra, mas deve atingir nosso planeta de raspão. O horário previsto para a chegada da tempestade solar moderada (classe G2) fica entre as últimas horas do dia 22 e as primeiras horas do dia 23 de março. Segundo analistas da NOAA, é mais provável que chegue mesmo no dia 23 de março.




Uma tempestade solar de classe G2 (moderada) não tem intensidade que cause preocupações significativas, mas ainda assim, pode causar danos a transformadores, alarmes e sistemas de energia em altas latitudes. Ondas de rádio em altas latitudes também devem sofrer interferências, e auroras boreais podem ser vistas até mesmo em Nova York (55º de latitude).


Imagens: (capa-SDO/AIA 131) / SDO / NASA / divulgação
21/03/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

10 comentários:

  1. Muito boa a matéria, bem informativa. Depois fui correndo ver o https://www.apolo11.com/atividade_solar. O gráfico que mostra o 'deslocamento das partículas solares' chega a arrepiar. Parece um Hadouken. Fiquei impressionado com a pressão que essas partículas vão exercer no nosso campo magnético, muitos Newtons por centímetro cúbico (tudo tá lá no gráfico).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matéria muito boa publicada pelo GALERIA DO METEORITO, como também muito boa: sua observação Caio Souza.

      Excluir
  2. Sendo o que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL, verdadeiramente um MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO, interligado não por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS, infinitamente mais avançados do que se conhece como WI-FI:

    No NÚCLEO do DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente de SOL:

    Existe um grande TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que recebe a ENERGIA CÓSMICA emitida pela GALÁXIA, transforma e reduz essa ENERGIA, repassando-a também através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES para o TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR menor que fica no CENTRO: do nosso PLANETA.

    TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR menor, que por emitir ONDAS DE CALOR em ALTAS TEMPERATURAS, de dentro para fora:

    É chamado erradamente por cientistas não atualizados: como NÚCLEO DE FOGO.

    Como o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR chamado erradamente de SOL, encontra-se em MAIORES ATIVIDADES, incontestavelmente:

    Vem colocando também em MAIORES ATIVIDADES o TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que fica no CENTRO do nosso PLANETA, aquecendo-o um pouco mais: e causando o AQUECIMENTO GLOBAL.

    TRANSFORMANDO A ÁGUA SÓLIDA DAS CALOTAS POLARES E GELEIRAS, EM ÁGUA LÍQUIDA: e ÁGUA LÍQUIDA: em VAPOR DE ÁGUA.

    Como nosso PLANETA-H, encontra-se envolto por camadas-protetoras dentre essas a de OZÔNIO, provocando retenção desse AQUECIMENTO, já em forma de VAPOR DE ÁGUA:

    Surge o que é conhecido: como EFEITO-ESTUFA.

    O AQUECIMENTO GLOBAL está transformando o PLANETA num verdadeiro INFERNO, e esses das ciências-ainda-a-avançar, que sobre a VERDADEIRA CAUSA DO AQUECIMENTO GLOBAL nada sabem, a não ser ACHAR:

    Ficam só tolices a falar, e nas revistinhas ditas científicas: também publicar.

    Ao longo dos meus quase 60, nunca senti SALVADOR tão insuportavelmente quente, como também a LAGOA DO ABAETÉ: seca.

    Os que ovulam com essas publicações dos cientistas-não-avançados, principalmente os que afirmam improcedentemente que as causas desse AQUECIMENTO são:

    AÇÕES HUMANAS ATRAVÉS DO LANÇAMENTO DE CO² NA ATMOSFERA DO NOSSO PLANETA, E ATÉ PUNS BOVINOS E HUMANOS:

    Só se darão conta que esses tolos por DESCONHECEREM ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, sobre O AQUECIMENTO GLOBAL e SUA VERDADEIRA CAUSA, não sabem nada:

    Quando BILHÕES estiverem mortos, em decorrência do total despreparo para enfrentar a 3° TRANSIÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, que até antes de mim: ninguém sabia.

    Russos só acreditarão na 3° TRANSIÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR que está provocando o AQUECIMENTO GLOBAL, quando também estiver seco: o grande LAGO BAIKAL.

    VENTOS TAMBÉM: SECAM ROUPAS DO VARAL.

    Depois das FORTES REAÇÕES DO ELEMENTO ÁGUA que perderá sua PREDOMINÂNCIA, através de FORTES CHUVAS E INUNDAÇÕES DEVASTADORAS:

    FORTÍSSIMAS AÇÕES DO ELEMENTO AR que predominará, através de FORTÍSSIMAS VENTANIAS, que tudo derrubará: VIRÁ.

    Logo em seguida GRANDES RIOS, LAGOS E NASCENTES DE ÁGUA DOCE: secarão.

    Aí virá: a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA: = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR.

    É SÓ AGUARDAR, pois tudo que descobri: já se cumpriu, se cumpre: e se cumprirá.

    Doravante só me resta mais nada no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, publicar: e só espectar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara acho que você tá certo.... huahuauhauhaua
      mas por que isto está acontecendo? que forças estão manipulando o Transformador Central Solar pra ele bombar deste jeito? é a galáxia que faz isso? :o :P

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Decerto nossa GALÁXIA VIA LÁCTEA encontra-se também em MAIOR ATIVIDADE, PULSANDO MAIS ENERGIA CÓSMICA para o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam como os antigos egípcios chamavam: primitivamente de SOL.

    Isso advém do facto de que todo MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL, esteja passando incontestavelmente: pela 3° TRANSFORMAÇÃO ELEMENTAR CÓSMICA.

    Como o que importa para nós no momento, é o nosso PLANETA: nos atemos apenas ao mesmo.

    Quando fizemos GRANDES DESCOBERTAS e postamos para conhecimento público gratuito de todos os povos, no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS:

    Muitos me criticaram, chamaram-me de ANALFABETO CIENTÍFICO, LOUCO, DROGADO, LUNÁTICO... Logo eu, que nem chamo o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO DO NOSSO PLANETA de LUA, porque sei que o mesmo ESTABILIZA A ROTAÇÃO DO NOSSO PLANETA: E CICLOS DAS MARÉS.

    Mas a medida que alguns mais inteligentes foram percebendo, que tudo que eu havia afirmado e provado, estava acontecendo:

    Tais como:

    FORTES REAÇÕES DO ELEMENTO ÁGUA que perderá sua PREDOMINÂNCIA, através de FORTES CHUVAS E INUNDAÇÕES DEVASTADORAS, a FORTÍSSIMAS AÇÕES DO ELEMENTO AR que predominará, através de FORTÍSSIMAS VENTANIAS, que já derruba milhares de ÁRVORES...

    Foram dizendo:

    Acho que tu tens razão.

    PRESTEM BEM ATENÇÃO, NO QUE DIREI ABAIXO:

    Após FORTES REAÇÕES DO ELEMENTO ÁGUA, FORTES CHUVAS E INUNDAÇÕES DEVASTADORAS, que continuará ocorrendo:

    FORTÍSSIMAS AÇÕES DO ELEMENTO AR que predominará, através de FORTÍSSIMAS VENTANIAS, que tudo derrubará:

    VIRÁ!

    FORTÍSSIMAS VENTANIAS virão, porque todo SISTEMA ENERGÉTICO ou ELETRÔNICO, quando em SUPER-AQUECIMENTO:

    Há necessidade premente: de RESFRIAMENTO.

    Para que os menos entendidos em CIÊNCIAS compreendam, basta saber que o COOLER do seu computador entra sempre em atividade de POTENTE VENTILAÇÃO, quando seu LAPTOP encontra-se em MAIOR ATIVIDADE: e TAMBÉM MAIOR AQUECIMENTO...

    VOLTANDO AO NOSSO PLANETA:

    Logo em seguida em decorrência dessas FORTÍSSIMAS E VIOLENTÍSSIMAS VENTANIAS: GRANDES RIOS, LAGOS E NASCENTES DE ÁGUA DOCE: secarão.

    Por isso recomendamos que governantes do mundo todo priorizassem urgentemente investimentos em USINAS DE DESSALINIZAÇÃO, devido OCEANOS e MARES: serem os maiores DEPÓSITOS DE ÁGUA.

    Mandamos E-Mails para diversas EMBAIXADAS de países em PORTUGAL: e ninguém deu a mínima!

    Russos só acreditarão na 3° TRANSIÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR que está provocando o AQUECIMENTO GLOBAL, quando também estiver seco: o grande LAGO BAIKAL.

    VENTOS TAMBÉM: SECAM ROUPAS DO VARAL.

    Só depois virá: a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA: = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR.

    A última ocorrida há MILHÕES e MILHÕES de anos atrás, numa época muito antiga de quase total desconhecimento científico, e total desconhecimento do ÁTOMO:

    Por ter ocorrido FORTES CHUVAS PRELIMINARES, e não VENTANIAS:

    Foi denominada erradamente não só pelos SEMÉRIOS e não SUMÉRIOS porque de SEM descendiam, mas também por outras civilizações, inclusive a genialíssima civilização MAIA:

    Simplesmente como DILÚVIO.

    Decerto essa 3° que logo após a 3° TRANSIÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, ocorrerá:

    Muitos das religiões-a-desestagnar e ciências-a-avançar:

    Com exceção de JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS: chamarão de ARLÚVIO.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zofináceo, acho que o mais provável é acontecer um FOGLÚVIO, ou mesmo: um AGLÚVIO. Porque visto que a TERCEIRA DENOMINAÇÃO ELEMENTAR DO ELEMENTO HIDROBURRO (hidroburro é o inverso do hidrogênio) vai recarregar as árvores com farinha de abóbora.

      Mas o correto: é: os três dias que o Sr tomou os remédios direitinho já foi o suficiente pra fazer sumir esse negócio de ESTABILIZADOR ENERGÉTICO, de ARLÚVIO, de MACRO PROJEÇÃO DA QUINQUAGÉSIMA TRANSIÇÃO DE DINOSSAURO...

      Enfim, o doutor falou pro Sr tomar os remédios todos os dias, que aí esse negócio some de vez!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. kkkk
    porque fui perguntar?! ����

    ResponderExcluir
  6. mas ok... alguma coisa tá acontecendo que não sabemos o que é... se o processo tá acelerando lá no distribuidor central da galáxia deve ser pq já perceberam que o serumano ou micro elemento devastador cósmico não tem limites para sua senoçãozisse é resolveram dar um basta... só isso! seja 3a ou 4a ou 5a transição macroelementar, ou não, o fato é que estamos todos fudidos!
    a não ser que haja uma forma a lá Dilma de estocar todo esse ventão que vem por aí hehehe ������

    ResponderExcluir