Astrônomos revelam a descoberta de 83 buracos negros supermassivos

83 novos buracos negros supermassivos
Os quasares observados a distâncias de aproximadamente 13 bilhões de anos-luz revelam buracos negros supermassivos em seus núcleos


Astrônomos revelaram recentemente a descoberta de 83 novos quasares, alimentados por buracos negros supermassivos em seus núcleos. Esses objetos estão localizados no Universo profundo e bem distante.



Quasares são objetos extremamente luminosos formados no início do Universo. Eles são tão luminosos que podemos vê-los brilhando, mesmo a grandes distâncias. Estes encontrados agora devem ter se formado quando o Universo tinha apenas 10% de sua idade atual, disseram os pesquisadores.

As descobertas foram feitas usando um instrumento de ponta - a câmera de campo largo Hyper Suprime-Cam montada no Telescópio Subaru, no Havaí.




Sobre essa descoberta, os pesquisadores disseram ainda que "aumenta consideravelmente o número de buracos negros conhecidos como buracos negros supermassivos, formados nos primeiros bilhões de anos".

A imagem abaixo mostra um dos buracos negros recém descobertos, a uma distância impressionante de 13 bilhões de anos-luz. Isso significa que eles foram formados a pelo menos 13 bilhões de anos atrás.

buraco negro supermassivo a13.05 bilhões de anos-luz de distância
Luz de um quasar que contém um buraco negro supermassivo localizado a
13.05 bilhões de anos-luz de distância - um dos mais distantes já vistos até hoje.
Os outros objetos na imagem são em sua maioria, estrelas da nossa Galáxia,
ou galáxias que se encontram no mesmo ângulo de visão.
Créditos: Hyper Suprime-Cam / Subaru Telescope / NAOJ

A equipe de pesquisa liderada por Yoshiki Matsuoka, da Universidade de Ehime, no Japão, usou dados obtidos com um instrumento chamado Hyper Suprime-Cam, montado em um dos maiores telescópios do mundo, o telescópio japonês Subaru, localizado em Mauna Kea no Havaí.

A Hyper Suprime-Cam, dizem os astrônomos, é particularmente poderosa porque tem um campo de visão excepcionalmente grande, equivalente a sete vezes a área da Lua Cheia.




Juntamente com os 17 quasares já conhecidos na região pesquisada, Matsuoka e sua equipe descobriram que no início do Universo havia aproximadamente um buraco negro supermassivo em cada cubo do espaço com um distância de um bilhão de anos-luz.

83 quasares - buracos negros - descobertos
Aqui estão 100 quasares iluminados pela acreção de gás e poeira em torno de seus buracos negros supermassivos.
As 7 fileiras superiores são dos 83 recém descobertos, enquanto que as duas últimas fileiras
mostram os outros 17 quasares conhecidos anteriormente na mesma região.
Créditos: NAOJ

O quasar mais distante descoberto pela equipe está a 13,05 bilhões de anos-luz, que está ligado ao segundo buraco negro supermassivo já descoberto.

Sem os buracos negros, os quasares seriam apenas galáxias comuns no Universo Primitivo. Não haveria nada para alimentar sua energia fantástica e, assim, nunca os veríamos. Mas, de fato, os buracos negros supermassivos devem estar lá. Buracos negros supermassivos - embora mais velhos e mais silenciosos - também são encontrados em galáxias próximas. Há até um buraco negro supermassivo relativamente silencioso no centro da nossa galáxia, a Via Láctea.

ilustração artística de um quasar
Ilustração artística de um quasar e seu brilho produzido pelo material em acreção em torno do buraco negro supermassivo.
Créditos: Yoshiki Matsuoka

Como explicou o Observatório Astronômico Nacional do Japão em uma declaração, "os buracos negros supermassivos são encontrados nos centros de galáxias e têm massas de milhões ou até bilhões de vezes a massa do Sol. Apesar de serem predominantes no Universo atual, não está claro quando eles se formaram, ou quantos deles existem no Universo primitivo distante.


Os buracos negros super massivos distantes são identificados como quasares porque o gás que se acumula ao redor deles faz com que eles brilhem, o que explica sua hiper luminosidade. Quanto mais luminoso é um quasar, mais massivo deve ser seu buraco negro.




A equipe disse ainda que está super ansiosa para procurar por buracos negros supermassivos ainda mais distantes, e revelar, quem sabe, a época exata que o primeiro buraco negro supermassivo surgiu no espaço.


Imagens: (capa-NAOJ) / Hyper Suprime-Cam / Subaru Telescope / NAOJ / Yoshiki Matsuoka
18/03/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: