Planeta X pode estar mais perto e ser menor do que pensávamos

planeta x pode estar mais perto e ser menor do que pensavamos
Se o Planeta X realmente existe, ele deverá ser descoberto dentro de uma década, afirma novo estudo


Os astrônomos Konstantin Batygin e Mike Brown, da Caltech, vêm estudando a hipótese do Planeta X realmente existir. Esse Planeta X (também conhecido como Nono Planeta ou Planeta 9) teria cerca de 10 vezes a massa da Terra, e orbitaria o Sol a uma distância média de 600 UA. [1 UA (Unidade Astronômica) equivale a distância média entre a Terra e o Sol, ou 150 milhões de km]



Agora, em um novo estudo, Konstantin, Mike junto com dois outros pesquisadores acreditam que o "planeta oculto" poderia ser menor e estar mais próximo do que pensamos.

Modelos de computador e sugestões observacionais indicam que 10 massas terrestres é o limite superior para o Planeta 9. No caso, 5 massas terrestres e uma distância de 400 a 500 UA pode se aproximar um pouco mais da realidade, disseram os pesquisadores. O que muda? Isso pode facilitar (muito!) sua detecção.

"O aumento no brilho devido a uma menor distância do Sol compensa muito a diminuição de tamanho, sugerindo que o Planeta 9 é provavelmente mais detectável através de observações óticas convencionais do que pensávamos anteriormente", disse Konstantin Batygin and seus colegas no novo estudo publicado na revista Physics Reports.




O observatório Pan-STARRS, no Havaí, poderia então encontrar o Planeta X a qualquer momento. E mesmo que esse mundo esteja em seu ponto de maior distanciamento do Sol (afélio), o futuro telescópio Large Synoptic Survey, que deverá entrar em operação a partir de 2022, no Chile, poderia detectá-lo, disseram os pesquisadores.

Arquitetura orbital do Sistema Solar exterior e os planetas em escala - comparativo com Planeta 9
Arquitetura orbital do Sistema Solar exterior e os planetas em escala (comparativo com o suposto Planeta 9).
Créditos: James Tuttle Keane / Caltech

"Portanto, o Planeta Nove - se existir como descrito aqui - provavelmente será descoberto dentro de uma década", escreveram eles.

O artigo também resume a possível existência do Planeta Nove através de quatro linhas de evidências. Todas elas falam sobre as peculiaridades nas órbitas de pequenos objetos que estão além da órbita de Netuno.




Três dessas peculiaridades são explicadas pela existência de um "perturbador" grande e distante, cuja gravidade tem feito com que os objetos observados sofressem anomalias gravitacionais. A intensidade desse efeito gravitacional de perturbação é definida pela massa desse "mundo oculto" de acordo com sua distância com relação ao Sol. Portanto, quanto menor for esse Planeta X, mais próximo ele deve estar do Sol.

"Embora essa análise não afirme diretamente que o Planeta Nove esteja realmente lá, isso indica que a hipótese é guiada por uma base sólida", disse Mike Brown.


E de fato eles estão bem certos de que esse Planeta Nove realmente pode estar lá. Konstantin diz que a probabilidade de sua existência é maior do que 90%. Scott Sheppard, outro pesquisador do suposto "Planeta Oculto" coloca as chances em cerca de 85%.

Podemos achar estranho o fato de que um suposto planeta bem grande (com até 10 vezes a massa da Terra) esteja por aí sem ser localizado. Mas devemos nos lembrar que sua distância com relação ao Sol é quase inimaginável. Para se ter uma ideia, Plutão está a cerca de 39 UA do Sol, ou seja, 39 vezes a distância da Terra com o Sol. Isso já é longe o suficiente. Imagine então uma distância no mínimo 10 vezes maior do que essa...




"Cobrimos muito pouco do céu com a profundidade necessária para encontrar algo tão fraco", disse Sheppard. "Você pode esconder uma coisa muito grande no Sistema Solar exterior com muita facilidade."

Vamos falar sobre o possível Planeta X em uma transmissão ao vivo no Youtube. A live acontece hoje (01) e estará disponível logo abaixo e também em nosso canal no Youtube. Aproveite e se inscreva!



Imagens: (capa-ilustração/Caltech/R. Hurt/IPAC) / James Tuttle Keane / Caltech
01/03/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

27 comentários:

  1. Mais corda para outros dizerem que, " NIBIRO esta vindo" ou que sempre tiveram razão. rsrsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda existem os Nibirutas? Faz tempo que não ouço falar dessa turma. Teve uma época que enchiam o saco o tempo todo com essa história de Nibiru.

      Excluir
    2. Se tu estudasse um pouco de História não postava essa bobagem, Se tu estudasse um pouco de Astronomia não postava, Se tu passasse os olhos na Bíblia não postava...
      Aí, como X (que entre apelidos outros, é o mesmo Marduk, Nibiru, Hercolobus...) é habitado, tu pode chamar o vardimiro, o malafafaia e maissebo para organizar a conversão e a arrecadação do dízimo do pessoal de lá. Como ele ''gasta'' 3600 anos para o Sol orbitar, garanto que tempo não vai te faltar e que eles vão ''adorar'' o que fizemos por aqui!!!

      Excluir
  2. Parabéns pela matéria.sera que o suposto 9 planeta é rochoso?e se confirmar esse grafico da sua órbita uma hora ele vai passar por dentro da parte interna do sistema solar!! é de extrema necessidade encontrar esse planeta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rochoso, Período Orbital de 3600 anos, 'cruzador' da órbita dos demais planetas, 4 a 5X a massa do nosso planeta, máxima aproximação da Terra entre Marte e Júpiter e, habitado...

      Excluir
  3. Aff...como saber a composição de algo que sequer foi achado?...e se vier para dentro do sistema solar, com certeza a única coisa que nós poderemos fazer é.... Observar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro desconhecido para isso que existe a astronomia para pesquisar procurar e tentar descobrir os mistérios lá fora.igual a vc está aqui porquê quer saber ou está curioso para saber algo!

      Excluir
  4. pessoal descobre milhares de planetas fora do sistema solar, dando muitas vezes detalhes de massa, tamanho, composição etc... sei que usam o método de trânsito (quando ele passa pela estrela e ofusca seu brilho) que no caso não seria possível com o planeta x, Mas não entendo como descobrem galáxias a bilhões de km e temos essa dificuldade toda (nos dias de hoje) pra achar um planeta GRANDE no nosso sistema solar, enfim.. esperam que descubram o quanto antes :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porquê e mentira! A NASA mente, não existe satélite, não existe telescopios, nao existe estacao espacial internacional, e tudo balela, conversa para boi e burro dormir. O homem não é capaz de descobrir planetas porque a terra e plana e existe um DOMO que nós protege. Nada entra , nada sai

      Excluir
    2. Ehm...pensando bem, acho que os Nibirutas eram menos lunáticos que os terraplanilsons. E olha que de doido eu entendo hein

      Excluir
    3. As galaxias e planetas são descobertos "por acidente". O universo observavel é muito grande e pra achar um planeta específico é como achar uma agulha no palheiro (a menos que ja tenha as coordenadas)

      Excluir
    4. Unknown, nada entra e nada sai? Quanto absurdo!

      Excluir
    5. Existem muitos delírios em torno do planeta 9, mas isso não tira a possibilidade de existência, sobre a observação, tem uma infinidade de fatores que prejudicam, mesmo sendo tão próximo, recomendo uma leitura sobre a possibilidade do planeta vulcano, é interessante. sobre terraplanildos, devo concordar com o Zé Hospício.

      Excluir
  5. Corrigindo: galáxias a bilhões de anos luz

    ResponderExcluir
  6. Os SEMÉRIOS e não SUMÉRIOS porque de SEM descendiam, foram pioneiros: a citarem NIBIRU.

    Para os que não sabem SEM, filho mais velho de NOACH, em português NOÉ, mas correto seria: NOÁ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEMENTÉRIOS porque eles comiam sementes.

      SEM foi o fundador do MST, mas como os amigos dele eram preguiçosos pakaray, em vez de chamá-lo de SEM-TERRA, o chamavam só de SEM : "ô SEM, blz?", "e aí, SEM como vai?" e etc.

      Inclusive em Brasilia, capital mundial da roubalheira, existe um lago homenagendo o camarada pai do SEM-(terra), o lago PARA NOÁ.

      Desculpa, essa foi ruim, eu sei...é que o doutor aqui do hospício falou que meu remédio acabou :/ Mas eu sei que não acabou, ele que é preguiçoso pakaray também.

      Excluir
    2. Tenho um amigo q o apelido é "sem vida", aí pra facilitar chamamos ele só de sem...decendente

      Excluir
    3. Originalmente não pertencente ao nosso sistema, mas ''sobrevivente'' da estrela que originou o Sol e 1 Shar para volteá-lo. 400UA distante da Terra e com massa 5X em relação ao nosso planetinha. Máxima aproximação entre Marte e Jupiter, cruzando a órbita deles bem no lugar que existiu Tiamat e, habitado por seres com tecnologia 1milhão de anos á frente da nossa!

      Excluir
  7. Tudo isso é mentira o homem não pode sair do domo e nem fazer pesquisas no espaço porque a terra é plana.

    ResponderExcluir
  8. Se o nosso PLANETA fosse plano, quando fosse noite no BRASIL, seria noite também: no JAPÃO.

    ResponderExcluir
  9. KKKKKK... Esses terrasplanistas viajam, será que a lua também é plana pra eles? kkkkk...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Se para eles a Terra é plana, a Lua (lunáticos!) também é plana.

      Excluir
  10. Convenhamos que é bem mais fácil encontrar algo luminoso (galáxias e estrelas), mesmo distantes, do que algo que, apesar de mais propróx, não emite luz!
    E se o planeta for escuro?!
    Não podemos julgar os pesquisadores, pois estao fazendo o que podem!
    Com relação a Nibiru, pode ou não ser o planeta x, mas eu acredito que os anunaks de fato existiram ou existem, e é possível que eles ou outra raça tenha nos criado!
    Para quem quiser discutir sobre religião, acreditar nisso não exclui a existência de Deus, pois no fim, ele criou os antepassados, apenas acho que existe algo mais entre Ele e nós!

    ResponderExcluir