Sonda Opportunity nos deixou uma última imagem panorâmica de Marte antes de 'ir embora'

sonda opportunity - ultima foto panoramica em 360 graus
É exatamente nessa região que a sonda entrou no seu "sono eterno" - e lá ela permanecerá...


Antes de ser consumida pela tempestade de poeira global em Marte, a sonda Opportunity da NASA conseguiu registrar uma visão panorâmica em 360 graus, mostrando a região de Perseverance Valley - local que acabaria se tornando seu local de descanso eterno.



Perseverance Valley é um sistema de vales rasos que descem ao longo do comprimento de dois campos de futebol, na borda da Cratera Endeavour.

"À direita do centro você pode ver a borda da Cratera Endeavour. Logo à esquerda central, as marcas do jipe começam a descer do horizonte e seguem as características geológicas que nossos cientistas queriam examinar de perto", explica John Callas, do Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA. "E as extremas direita e esquerda, está a base do Perseverance Valley e o início da cratera Endeavour, intocada e inexplorada, à espera de visitas de futuros exploradores."

ultimo panorama de Marte - sonda Opportunity
Última imagem panorâmica de Marte em 360 graus, feita pela sonda Opportunity.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / Cornell / ASU
Clique na imagem para ampliar

Essa belíssima imagem panorâmica não foi feita de uma só vez. Ao invés disso, foram utilizadas 354 fotografias individuais, feitas pela câmera panorâmica (Pancam), entre os dias 13 de maio a 10 de junho de 2018.




Se você reparar, poderá notar que alguns quadros do lado esquerdo inferior não estão coloridos, já que o jipe robótico não teve tempo suficiente para registrar essas regiões utilizando os filtros verde e violeta para concluir a combinação de cores. Essas imagens foram feitas em um nível próximo do infravermelho.

Última imagem panorâmica de Marte em 360 graus feita pela sonda Opportunity
Última imagem panorâmica de Marte em 360 graus, feita pela sonda Opportunity.
VERSÃO COM ANOTAÇÕES.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / Cornell / ASU
Clique na imagem para ampliar

Após oito meses de esforços e envio de mais de mil comandos na tentativa de restabelecer a comunicação, a NASA declarou a missão do jipe Opportunity finalizada em 13 de fevereiro de 2019.




A missão pioneira terminou após quase 15 anos de exploração da superfície marciana, mas seu legado continuará vivo. As descobertas científicas de Opportunity contribuíram para uma compreensão maior sobre a geologia e o ambiente marciano, solidificando as bases para futuras missões robóticas e tripuladas com destino ao Planeta Vermelho.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / Cornell / ASU
15/03/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

14 comentários:

  1. Bacana! Agora, estou esperando ansiosamente por novas notícias do Curiosity... de 2019...

    ResponderExcluir
  2. Meu sonho chega na marte não quero voltar pra terra

    ResponderExcluir
  3. Sera se a mensagem é terráqueos não se matem.

    ResponderExcluir
  4. A OPPORTUNITY, foi sepultada pela VIOLENTA TEMPESTADE DE POEIRA GLOBAL ocorrida no ainda 4° ELEMENTO do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR PROJETADO, que assim como os antigos ROMANOS os das ciências-ainda-a-avançar, chamam primitivamente de MARTE: deus da guerra.

    Para o inteligentíssimo RICHARD pergunto:

    Poderia haver uma violenta tempestade global de poeira, sem que fosse impulsionada, por FORTÍSSIMA VENTANIA?

    Já deduzindo a inteligentíssima resposta:

    O pau que dá em Chico, dá também em Francisco.

    Se A 3° TRANSIÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR que ainda está no início em nosso PLANETA, for DESCONSIDERADA, muita coisa por aqui também: SERÁ SEPULTADA.

    Muitos de São Paulo que injustamente chamou-me de maluco quando alertei sobre FORTES REAÇÕES da UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA que perderá sua PREDOMINÂNCIA: FORTES REAÇÕES através de "FORTES CHUVAS e VIOLENTAS INUNDAÇÕES", a AÇÕES DA UNIDADE ELEMENTAR AR "FORTES VENTOS E FORTÍSSIMAS VENTANIAS":

    Após verem o sofrimento dos nossos queridos irmãos paulistanos e paulistas, perdendo tudo nas INUNDAÇÕES, e vendo MILHARES de ÁRVORES tombando:

    Já dizem: estou começando a acreditar em ti.

    Eu até que compreendo que é muito difícil alguém acreditar na ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, CIÊNCIA até antes de mim: totalmente desconhecida.

    Mais difícil ainda é acreditar que recebi gratuitamente importantíssimos CONHECIMENTOS EXTRAPLANETÁRIOS, para gratuitamente também compartilhar: com todos os meus irmãos do PLANETA.

    Sendo acreditado ou não, venho cumprindo minha missão, gastando o que tinha e o que não tinha: para isso.

    Você não é um cara burro RICHARD, a 4° ERA, será também a ERA dos menos caóticos: pela INTELIGÊNCIA.

    O critério de escolha: não será religioso.

    Muitos atômicos agnósticos e ateus no 4° ATO: também atuarão.

    Muitos no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, dizem que se ao invés de ter aberto um humilde blogger, eu tivesse aberto um CANAL NO YOUTUBE:

    Ao invés de ter apenas 25.000 Mil Leitores, teria milhões de seguidores, ficaria rico: e famoso.

    Se eu quisesse se ilusoriamente rico, teria aceito vários convites para fundar religião: e abrir igrejas.

    Se eu quisesse ser mundialmente famoso, pelos inúmeros dons que recebi: já seria há muito tempo.

    A única coisa que desejo como atômico, é atuar no 4° e 5° ATO: sem espaço-tempo-i.

    ETERNIDADE: NÃO TEM PREÇO.

    ResponderExcluir
  5. E uma palhaçada porque a imagem esta cortada com preto ??? A naza no seu melhor a tentar enganar o povo.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imagem está cortada pois ela é um mosaico de várias pequenas imagens, mais ou menos do tamanho das arestas quadriculadas que vemos. Infelizmente ele não teve tempo de terminar o mosaico :(

      Excluir
  6. Marte é tão hostil que um robo conseguiu sobreviver, só, por 15 anos. Quantos dias sobreviverá um humano? É de se pensar!

    ResponderExcluir
  7. Com essa atual estrutura atômica molecular, sem passarmos pelo PROCESSO DE TRANSMUTAÇAO ELEMENTAR CORPÓREA: não sobreviveríamos um dia sequer.

    Para habitarmos a 4° ÓRBTA do MACRO MODELO ENEGÉRTICO ATÕMICO TERMONUCLEAR PROJETADO, assim como os que habitavam a 2º ÓRBITA, tinham seus corpos formados com PREDOMINÂNCIAS ELEMENTARES MAIORES TERRA=BARRO, tiveram que passar pelo 2° PROCESSO TRANSMUTATIVO CORPÓREO que TRANSMUTOU seus CORPOS de PREDOMINÂNCIAS ELEMETARES TERRA=BARRO para PREDOMINÂNCIAS ÁGUA, como hoje ainda é:

    Processo ocorrido numa época muita antiga de quase total desconhecimento científico e total desconhecimento do ÁTOMO, que por ter ocorrido preliminarmente FORTÍSSIMAS AÇÕES do ELEMENTO ÁGUA "CHUVAS FORTÍSSIMAS", diversas civilizações, registram erradamente como DILÚVIO:

    Os que merecerem independentemente de religiões ou crenças, até mesmo agnósticos e ateus, simplesmente por não serem caóticos:

    Muito em breve num abrir e piscar de olhos, passarão pelo 3° PROCESSO TRANSMUTATIVO ELEENTAR EVOLUTIVO CORPÓREO, e habitarão a 4° ÓRBITA do que chamam erradamente: de SISTEMA SOLAR.

    Cristãos sem entender nada dirão: FOMOS ARREBATADOS! CADÊ JESUS?

    JUDEUS: ENTRAMOS NA ERA MESSIÂNICA! CADÊ MASHIACH?

    AGNÓSTICOS E ATEUS: ENTRAMOS NUM PORTAL NA 3° ÓRBITA, E ESTAMOS NA 4°! SE O CRIADOR EXISTISSE: O VERÍAMOS.

    Os das ciências-ainda-a-avançar, por desconhecerem MICROS E MACROS DESPROJEÇÕES E REPROJEÇÕES ELEMENTARES ORBITAIS ATÔMICAS, ainda chamando erradamente de ELEMENTOS DESAPARECENDO EM UMA DETERMINADA ÓRBITA E REAPARECENDO EM OUTRA, perguntarão:

    OCORREU O REALINHAMENTO DOS PLANETAS SEM QUE TENHA PASSADO NIBIRU?

    E sem saber que o que chamam erradamente de 2° SOL, por ser ENERGÉTICO ESPECIAL NÃO ATÔMICO, invisível aos nossos olhos atômicos, é:

    Perguntarão:

    CADÊ O 2° SOL?

    ZÉ HOSPÍCIO NÃO VAI ENTENDER NADA: OU ENTENDER TUDO.

    RICHARD vai achar meio pirado, mas como não é burro, perguntará para si mesmo:

    Será que esse baiano fã do RAUL, não estaria certo?

    TOCA RAULLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu não falei nada, Beu Sé Zonifácio!
      Eu só tô aqui cuidando da minha plantação de maionese, uai!

      ROCA TAULLLLLLLL!

      Excluir