Tudo sobre a chuva de meteoros Gama Normídeas 2019

tudo sobre chuva de meteoros gama normideas
Nessa madrugada (14 pra 15 de março) acontece uma chuva de meteoros visível em todo o hemisfério sul


Todos os anos, entre os dias 25 de fevereiro e 22 de março, acontece a chuva de meteoros Gama Normídeas. Mas é na madrugada de 14 pra 15 de março que ocorre seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada.



Essa chuva de meteoros está inclusa na lista das principais chuvas de meteoros do ano, mas sua taxa de meteoros é baixa, produzindo até 6 meteoros por hora (ou cerca de um meteoro a cada 10 minutos).

Além de produzir uma taxa de meteoros baixa durante seu pico, a chuva de meteoros Gama Normídeas não é bem observável do hemisfério norte. Por outro lado, se você se encontra no hemisfério sul, essa pode ser uma boa chance para observar seus meteoros cruzando o céu.

E olha que eles são super rápidos, atingindo uma velocidade aproximada de 60 km/s!


Como observar a chuva de meteoros Gama Normídeas?

O radiante dessa chuva de meteoros (região do céu onde os meteoros parecem se originar) se encontra na constelação da Norma (também conhecida como constelação da Régua). Apesar da constelação da Norma não ter estrelas marcantes de fácil localização, podemos utilizar o Cruzeiro do Sul e as estrelas Hadar e Rigil Kentaurus (da constelação de Centauro) como base.




Primeiramente encontre o Cruzeiro do Sul e as estrelas que apontam para ele (da constelação de Centauro). Agora, na mesma distância que o Cruzeiro do Sul se encontra dessas duas estrelas de Centauro, a constelação de Norma também estará, mas no sentido oposto (à esquerda).

Você não precisa olhar exatamente para a constelação da Norma, mas sim, para essa região do céu, pois é daí que os meteoros irão surgir.

Radiante da chuva de meteoros Gama Normideas
Radiante da chuva de meteoros Gama Normídeas (região do céu onde os meteoros parecem de originar).
Olhe para o alto na direção sul do céu (como mostra na imagem).
Melhor horário para observação é por volta das 04h00 (seu horário local).
Pico na madrugada de 14 pra 15 de março.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Outra constelação que pode ser usada como base para encontrar a região de Norma é a constelação do Escorpião (como mostra a imagem acima).




Se você estiver em um céu escuro, sem nuvens e poluição luminosa, poderá então observar até cerca de 6 meteoros por hora. Se as condições climáticas e de poluição não forem favoráveis esse valor pode cair exponencialmente.

A constelação de Norma nasce à sudeste por volta das 21h00 do seu horário local, não importa onde você esteja. O melhor momento para observar essa chuva é antes do amanhecer, quando Norma estará alta no céu.

O mês de março não é conhecido por suas chuvas de meteoros, e Gama Normideas, apesar de ser considerada uma chuva de baixa intensidade, vale a pena ser observada, sobretudo se a sua região tem um céu limpo, sem poluição luminosa e cheio de estrelas.




Se você está ansioso(a) por uma chuva mais "produtiva", nos dias 21 e 22 de abril teremos a Lirídeas - a próxima chuva de meteoros considerável de 2019. E fiquem ligados, pois teremos transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube (aproveite para se inscrever) e dicas de observação pra você não perder nada!

Falaremos sobre a chuva de meteoros Gama Normídeas em uma transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube. Aproveite e se inscreva!


Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Richard Cardial
14/03/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário