Robô Curiosity da NASA captura 2 eclipses solares magníficos em Marte

robo curiosity captura dois eclipses em Marte
Dois eclipses de duas luas diferentes não é uma coisa fácil de ser observada...


O robô Curiosity da NASA vaga pelo Planeta Vermelho sempre em busca de novas descobertas, e recentemente conseguiu capturar imagens muito interessantes.


Na verdade, mais que interessantes. Foram logo dois eclipses capturados pela sonda:

  • o primeiro foi em 17 de março (ou como datamos os dias em Marte, no sol 2.350 da missão) e mostra a lua Deimos, a menor lua de Marte;
  • o segundo aconteceu em 26 de março, e mostra a lua Phobos, que é bem maior e acaba chamando mais a atenção.

Claro que, como as duas luas são bem pequenas, o evento acaba parecendo mais um "trânsito" do que um eclipse propriamente, mas mesmo assim, os registros têm grande importância científica, nos permitindo entender melhor as estranhas orbitas dos dois satélites naturais.

Deimos solar transit
Trânsito de Deimos sobre o disco solar, registrado em 17 de março de 2019.
A animação foi acelerada em 10x.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Phobos solar transit
Trânsito de Phobos sobre o disco solar, registrado em 26 de março de 2019.
A animação foi acelerada em 10x.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Para termos uma ideia da importância dessas observações, vale dizer que da primeira vez que a sonda Curiosity tentou registrar o trânsito de Deimos, os cientistas descobriram que o pequeno satélite estava 40 quilômetros mais distante do ponto onde acreditava-se que ele estaria. Ou seja, tais observações nos permitiram tornar mais precisos os dados que achávamos estarem corretos.




Já sobre Phobos, conseguimos confirmar que ele está se aproximando cada vez mais de Marte, a uma média de 1,8 metros a cada 100 anos, o que significa que dentro de 50 milhões de anos ele deve colidir com o planeta ou se despedaçar devido as interações gravitacionais.




Phobos orbita Marte numa proximidade assustadora! Para se ter uma ideia, a nossa Lua orbita a Terra a quase 400.000 km de distância. Phobos, por sua vez, orbita Marte a uma distância de aproximadamente 9.000 km - não é a toa que ele está fadado a colidir com o Planeta Vermelho.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech
05/04/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário