Lua de Saturno Titã tem 'lagos fantasmas' além de possíveis cavernas e sumidouros

lagos fantasmas em titã
Lagos que aparecem e desaparecem lançam possibilidades inesperadas da existência de cavernas e sumidouros na maior lua de Saturno


Imagine um mundo onde a chuva cai, se acumula em lagos e lagoas, infiltra nas rochas e evapora pra depois cair novamente. Não é da Terra que estamos falando, mas sim de Titã, lua de Saturno. Só há uma diferença: no caso de Titã, não é água que cai dos céus, mas sim metano líquido.



Para entender esse "ciclo do metano" que ocorre em Titã, duas equipes de pesquisadores analisaram dados da missão Cassini, finalizada em 2017 após sobrevoar mais de 100 vezes a intrigante lua de Saturno.

"Titã é o único mundo além da Terra onde vemos líquidos em abundância na superfície", disse Rosaly Lopes, cientista planetária do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. "Alguns de nós gostamos de chamar Titã de 'a Terra do sistema solar exterior' "




"Titã é a lua mais interessante do Sistema Solar. Acho que isso me dará alguns inimigos, mas acho que é realmente verdade", disse Shannon MacKenzie, principal autora de um dos novos estudos e cientista planetária do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.

Ao analisar dados da missão Cassini, três características que se apresentavam como lagos de líquidos, parecem ter desaparecido em imagens posteriores, indicando que , ou as lagoas evaporaram ou seus líquidos teriam se infiltrado no solo. Esses "lagos fantasmas" podem ser evidências de mudanças sazonais em Titã.

Lagos e mares registrados pela sonda Cassini em 12 de dezembro de 2013. Kraken Mare, o maior oceano de Titã encontra-se próximo do centro da imagem, ao lado do polo norte
Lagos e mares registrados pela sonda Cassini em 12 de dezembro de 2013.
Kraken Mare, o maior oceano de Titã encontra-se próximo do centro da imagem, na parte inferior.
Com formato de coração, à direita, encontra-se Ligeia Mare, o segundo maior oceano de Titã.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / Agenzia Spaziale Italiana / USGS

Apesar dos pesquisadores terem se concentrado apenas em três pequenos lagos que parecem ter desaparecido, muitos lagos permaneceram visíveis durante todas as observações feitas por Cassini. No segundo estudo, os cientistas usaram dados de radar para estudar alguns lagos bem maiores.



Durante o último sobrevoo de Cassini sobre Titã, em abril de 2017, a espaçonave foi programada para coletar um tipo muito específico de dados, chamado de altimetria, sobre a região dos lagos para medir a altura de diferentes substâncias. Marco Mastrogiuseppe, um cientista planetário da Caltech, já havia usado dados semelhantes para medir as profundezas de alguns dos mares de Titã (corpos líquidos muito maiores) e a equipe da Cassini esperava que ele fosse capaz de fazer o mesmo com os lagos.




Mastrogiuseppe e seus colegas fizeram isso em seu novo artigo, identificando o fundo dos lagos com mais de 100 metros de profundidade e estabelecendo que seu conteúdo era dominado pelo metano líquido. "Percebemos que essencialmente a composição dos lagos é muito, muito semelhante à dos mares", disse ele. "Acreditamos que esses lagos são alimentados por chuvas locais e, em seguida, essas bacias drenam o líquido".

lagos e lagoas em Titã
Lagos e lagoas de Titã, lua de Saturno.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / ASI / USGS

Isso sugere que abaixo da superfície de Titã, ainda pode haver outra característica comum na Terra: as cavernas. Na Terra, muitas cavernas são formadas pela água que se infiltra em rochas como o calcário, criando nascentes, aquíferos, cavernas e sumidouros.

"Titã é realmente um mundo geologicamente similar à Terra, e estudar as interações entre os corpos líquidos e a geologia é algo que realmente não conseguíamos fazer antes", disse Lopes. "Os novos estudos começam a fazer isso acontecer, vendo as interações acontecendo ao vivo em outro corpo planetário."




Claro, é muito mais difícil estudar essas interações de tão longe, em um mundo que nunca foi o foco principal de uma missão. "Estamos conversando sobre possíveis missões com exploradores robóticos que podem se infiltrar em tubos de lava e cavernas na lua e em Marte", disse Lopes. "Poderíamos, no futuro, enviar um desses para rastrear esse terreno, entrar em cavernas e descobrir o que está por baixo?"

Tal missão provavelmente não acontecerá em breve, mas a NASA está considerando seriamente um projeto chamado Dragonfly, que pousaria um drone em Titã. Se aprovada, a missão seria lançada em 2025 e alcançaria Titã nove anos depois. E se a NASA não confirmar a Dragonfly, é bem provável que surja outro conceito de missão. "Titã é muito legal para não voltarmos pra lá", disse MacKenzie.


Cassini pôde coletar dados com instrumentos de radar, infravermelho e luz visível. Titã é um dos maiores candidatos plausíveis para se encontrar vida fora da Terra.

Hoje (15) teremos uma transmissão ao vivo em nosso canal no Youtube para falar desse e de outros assuntos. Venha participar!


Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho para receber as notificações.


Imagens: (capa-ilustração/Jurick Peter/divulgação) / NASA / JPL-Caltech / ASI / USGS
15/04/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

27 comentários:

  1. Muitos dirão:

    Se há ÁGUA: há VIDA.

    Esquecendo que em nosso PLANETA-H, até mesmo peixes que vivem na ÁGUA, não existiriam: se não existisse OXIGÊNIO...

    Um CORPO DE UM SER HUMANO, DESENERGIZADO do MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que chamam erradamente de ESPÍRITO:

    Continua contendo muita ÁGUA, sem VIDA própria alguma.

    Porque o MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV: RETORNOU A SUA FONTE.

    Para os que ainda não sabem, o MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV, que nossos CORPOS movem: composto é por 3 MARAVILHOSAS ENERGIAS, dentre essas EM = ENERGIA MOTRIZ, EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA e ED.D = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO, que nos diferencia: de subespécies.

    O inteligentíssimo RICHARD por exemplo, no que concerne a EI.D e ED.D, supera em muito a capacidade de pensar, aprender e discernir, que todos os chimpanzés e bonobos: existentes.

    Para que haja VIDA, necessário é que exista as 5 UNIDADES ELEMENTARES, FOGO, TERRA, ÁGUA, AR e EC: propiciando recebimento de EV.

    Para saber mais moçada: DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiiii Bé Zonifácio! Largou o tratamento de novo? Não faz isso não, sô! Não percebeu que os 15 dias que o Sr tomou os remédios direitinho fizeram sumir esse negócio de mudar os nomes das coisas?

      Ah, a propósito, tem um colega meu que tem essa mesma mania sua de imaginar nomes diferentes pras coisas, de criar umas histórias mirabolantes...e ele também tem o costume de escrever ALEATORIAMENTE EM CAIXA ALTA, IGUALZINHO O SR! O nome dele é Thoth3126, mas eu costumo chamar ele de Cabeça de Beija-Flor. Acessa o blog dele aí que tenho certeza que vcs vão se dar muito bem!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. JOSÉ BONIFÁCIO... Só responda minha única DÚVIDA, qual a composição química da Água? Se souber só isso... E pensar direitinho, já vai perceber que só falou asneiras... kkkk

      Excluir
    4. Nobre Anônimo;

      A composição FISIOQUÍMICA da MOLÉCULA de ÁGUA, assim será mais correta a resposta:

      QUÍMICA: (HIDROGÊNIO e OXIGÊNIO.) e FÍSICA: ( 2 ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO e 1 ÁTOMO DE OXIGÊNIO, interligados por MICROS CANAIS ENERGÉTICOS).

      O mais interessante nisso tudo, é que separadamente, o homem dispõe tanto do HIDROGÊNIO: quanto do OXIGÊNIO.

      Mas até o momento, os das ciências-ainda-a-avançar, já tentaram e não conseguiram unir por si mesmos 2 ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO e 1 ÁTOMO DE OXIGÊNIO: e formar a MOLÉCULA DE ÁGUA...

      E se algum dia conseguirem: eu que não tomaria essa ÁGUA!

      ALGUMA COISA A MAIS, PARA ME ENSINAR?

      Excluir
    5. Seu Bé Zonifácio, é claro que já se consegue produzir água juntando oxigênio com hidrogênio! Isso só não é feito em larga escala por ser caro, ter risco de explosão e por existirem meios mais baratos e eficientes de se obter água potável.
      Dá só uma olhada nesses links e veja:
      https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/1/26/mais!/28.html

      https://www.scientificamerican.com/article/why-does-combining-hydrog/

      https://van.physics.illinois.edu/qa/listing.php?id=460&t=hydrogen-+-oxygen-=-water-

      https://www.quora.com/Can-you-make-water-by-combining-hydrogen-and-oxygen

      O doutor e eu estamos te falando, Seu Bé Zonifácio: toma os remédios direitinho que o Sr vai ver que essas ideias mirabolantes de 2a TRANSIÇÃO ELETROQUÂNTICA RETROPROJETADA, CIÊNCIAS ENERGÉTICAS A AVANÇAR-E-VIRAR-A-ESQUINA, ELEMENTOS CÓSMICOS SUBTRANSMUTADOS e etc não fazem sentido nenhum, não existem! Até o Ashtar Sheran, que tá bêbado de novo aqui, percebeu que essa conversa toda aí não tem sentido nenhum!

      Excluir
    6. Pelo que dizem, há mais de 50 anos atrás, o homem já POSOU, SALTITOU, ANDOU DE JIPE no ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO DO NOSSO PLANETA, que chamam erradamente e primitivamente: de LUA.

      Mas que para pisar novamente lá, necessitam de mais 4 anos, e só em 2024.

      E continuam enviando sondinhas: que nem pousam.

      Rs.Rs.Rs.

      Já fazem também DIAMANTES ARTIFICIAIS em laboratórios: Tu comprarias como verdadeiros?

      Na CHINA: vendem de quilo.

      No Brasil, acreditam até em PAPAI-NOEL.

      Excluir
    7. No Brasil e alguns outros países, tem gente que acredita absurdamente que nosso PLANETA seja PLANO:

      Que tenha um DOMO DE VIDRO:

      Rs. Rs. Rs.

      Que astronautas passam horas fora da ESTAÇÃO INTERNACIONAL, e fora da principal CAMADA que protege nosso PLANETA da RADIAÇÃO DESCOMUNAL, emitida pelo DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam primitivamente como os antigos egípcios chamavam: de SOL:

      Manda eles vestirem as mesmas roupas, e ficarem apenas 5 horas encostados no REATOR TERMONUCLEAR explodido: da velha CHERNOBYL...

      Só pra tu teres uma ideia, quando na copa circulou na internet que terroristas estavam ameaçando explodir, uma das 2 USINAS TERMONUCLEARES do RIO:

      Imediatamente, passei um E-Mail para um oficial do Exército Brasileiro amigo meu, pedindo que ele colocasse o ALTO COMANDO DO RIO: em alerta.

      Preocupado com meus irmãos cariocas e fluminenses: e parentes que residem lá.

      No Brasil e demais países, tem gente que paga milhões de dólares para que seus corpos sem o MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV "ENERGIAS VITAIS" que chamam equivocadamente de ESPÍRITO, sejam conservados por criogenia, achando que serão revividos por médicos no futuro:

      Tem gente até que acha, que se tivessem conservado o cérebro de EINSTEIN: a EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA, uma das 3 ENERGIAS que compõem o MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV, assim como as outras 2 EM = ENERGIA MOTRIZ e ED.D. = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO, ainda estaria nele.

      Esse mundo dito cientifico: é muito mentiroso minerin.

      E mosquitin: matando de montin.

      Diabetes, provocando amputações de montin.

      Ser humanozin, vivendo apenas um terçin que quelôniozin:

      Passou dos 40: já está na garantia estendida manozin.

      Tenho quase 60, já pipoquei 19.

      Tô no lucro.

      Se encherem muito meu pacová: muitos vou desmascarar.

      Excluir
    8. Seu Bé Zonifácio, o doutor sugeriu o Sr pegar um artigo de sua escolha do último número da "Science" e comentar, com referências, o que nesse artigo seria fruto de ACHISMOS em vez de pesquisa científica rigorosa.

      Eu achei uma boa ideia. O meu colega que sofre de napoleonismo também disse que seria interessante. O Comandante Ashtar já saiu, mas disse que também apoia a ideia.

      Estamos no aguardo, ó MULTIPLO CIENTISTA AVANÇADO ARLUVIANO.

      Excluir
  2. Kkkkkkk esse cara é Dr em mudar o nome das coisas

    ResponderExcluir
  3. Como tu explicas, o que descobri há muito tempo atrás, está acontecendo meu rapaz?

    REAÇÕES DA UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA, através de CHUVAS FORTÍSSIMAS, E INUNDAÇÕES DEVASTADORAS?

    EM SÃO PAULO, RIO, IRÃ...

    BUSCA NA WEB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas seu Bé Zonifácio, a razão do aumento da ocorrência de tempestades de grandes proporções e outros fenômenos atmosféricos já foi explicada: é por conta do aquecimento global.

      Não tem nada a ver com mudar o nome de conceitos que já existem pra ARLÚVIOS, inventar nomes do tipo 3a TRANSMORFIZAÇÃO ELEMENTAR DA ABÓBORA, ou MACRODESPROJEÇÃO CÓSMICA INVERSA ou UNIDADE ELEMENTAR E.V. DO COMBO SKY PRÉ-PAGO e se autodeclarar gênio. Isso até eu que sou doido varrido consigo.

      O que podemos fazer é lutar por mudanças pra frear o aquecimento global e minimizar ao máximo possível os danos já causados.

      #momentosanidade

      Excluir
    2. ZEZIN DO HOSPICIN;

      Muitos das ciências-a-avançar, até o AQUECIMENTO GLOBAL: procuram improcedentemente negar.

      O restante desconhece totalmente: A VERDADEIRA CAUSA DO MESMO.

      Dizem tolamente, que resulta diretamente de AÇÕES HUMANAS lançando CO² na atmosfera do nosso PLANETA, e até mesmo de humanas e bovinas FLATULÊNCIAS, tenha santa paciência!

      Sendo assim, minerin, que gosta de plantar taioba, e criar boizin: vai ficar lascadin?

      Por considerar-te uma pessoa genialíssima, pergunto para você:

      Se não sabem a VERDADEIRA CAUSA DESSE AQUECIMENTO pela não avançada-ciência, saberiam as consequências?

      Outra para você:

      Saberiam o que fazer?

      Se continuarem falando tolices nas mídias, só para inglês ver, e querer aparecer:

      Muitos já morreram: e bilhões irão morrer.

      ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, esses da NASA e ROSCOSMOS que até que dominam algumas tecnologias, mas sobre o TERRÍVEL AQUECIMENTO GLOBAL e MACROCÓSMICO, não sabem nada:

      Necessitariam urgentemente aprender.

      Na matéria mais recente publicada por esse conceituado GALERIA DO METEORITO, te faço mais perguntas: só para ouvir teu grito.

      Hablando español: minerito.

      Excluir
  4. Tu como uma pessoa bem informada sabes que governantes iranianos por falta de chuvas em seu país, acusavam indevidamente israelenses: de estarem por trás disso.

    Agora o IRÃ, que sempre foi um país desértico, está sendo arrasado por INUNDAÇÕES DEVASTADORAS, que sai levando tudo pela frente: CASAS, CARROS, PESSOAS...

    BUSCA NA WEB.

    Nos meus quase 60: nunca vi coisas assim.

    Quando há muito tempo atrás, postei minha 2° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA, afirmando e provando que primeiramente, INUNDAÇÕES DEVASTADORAS, ocorreriam em todo PLANETA:

    Religiosos disseram: DILÚVIOS, não mais ocorrerão!

    Os das ciências-a-avançar, que improcedentemente afirmam que o AQUECIMENTO GLOBAL, provém de FLATULÊNCIAS BOVINAS e HUMANAS... Rs... Mas não param de comer REPOLHO e BIFE...

    Outros que afirmam também improcedentemente, que tem como causa maior AÇÕES HUMANAS LANÇANDO CO² NA ATMOSFERA DO NOSSO PLANETA... Mas não fazem VULCÕES parar de vomitar... E não diminuem a quantidade de LENHA e tamanho da FOGUEIRA que estão fazendo, para aquecer as profundezas dos OCEANOS... Rs...

    Zombavam dizendo:

    Que chuvas que nada... Que INUNDAÇÕES DEVASTADORAS que nada... Tá ficando louco? Tá mais pra SECAS ESTURRICANTES...

    Veja lá o que digo na minha 12° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA, para esses das religiões-estagnadas: e ciências-não-avançadas!

    Veremos quem sabe mais:

    Se eu ou eles, que sobre ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA: não sabem nada!

    ResponderExcluir
  5. esse debate tá muito bom! :D

    ResponderExcluir
  6. A Galera Minerin, acredita tanto no que é dito pelo pessoal da NASA e ROSCOSMOS, que se disserem que vão construir um CONDOMÍNIO no DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que eles assim como os antigos egípcios ainda chamam primitivamente de SOL:

    Muitos vão fazer suas reservas: e até pagar adiantado.

    O homem do CHARUTO DE CANABIS disse, que colonizará o 4° ELEMENTO do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, até 2021:

    Enquanto isso, os que disseram que já POUSARAM, SALTITARAM e ANDARAM DE JIPE no ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO DO NOSSO PLANETA, que também chamam primitivamente de LUA:

    Necessitam de mais 4 anos para se prepararem, e só retornarem por lá: em 2024.

    Rs. Rs. Rs.

    Pergunto para os geniais daqui:

    Se possível fosse porque não é, o homem por si mesmo colonizar o 4° ELEMENTO que assim como os antigos romanos chamam primitivamente de MARTE, deus da guerra:

    Ter o ESTABILIZADOR que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA que chamam erradamente de LUA alinhada como base, não seria mais lógico?

    Publicam esses ACHISMOS nas ditas REVISTAS CIENTÍFICAS, porque diferentemente de mim, são ignorantes e desconhecem que:

    O que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL, MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO é; interligado não por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS, infinitamente mais avançados do que eles conhecem: como WI-FI.

    Que o que chamam também erradamente de SISTEMA SOLAR que o genial BOHR suspeitava e eu BONI confirmei e provei no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS: ser mesmo um GRANDE ÁTOMO.

    Olha o que digo no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS:

    Na minha 6° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA, digo claramente que esse processo de DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA, tem tudo a ver com o que já foi conhecido:

    Como SALTO-QUÂNTICO!

    Até antes de mim, também ELEMENTOS ATÔMICOS DESAPARECENDO EM UMA DETERMINADA ÓRBITA: E REAPARECENDO EM OUTRA.

    MICRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA, denominada corretamente: por mim.

    O que chamam erradamente de nosso SISTEMA SOLAR, verdadeiramente é, MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR de UM, dentre diversos tipos de átomos diferenciados: e existentes.

    Considerando também que o nosso SISTEMA SOLAR, por ser MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO e não micro modelo energético atômico, leva um ESPAÇO-TEMPO-I-MAIOR, para que a MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA, ocorra:

    Na VIRADA da 2° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO TERRA para 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA que ainda vivemos, MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA, registrada num tempo-i muito antigo, simplesmente como DILÚVIO:

    Ocorreu apenas o FIM do 2° CICLO ELEMENTAR TERRA NA 2° ÓRBITA, e INÍCIO do 3° CICLO ELEMENTAR ÁGUA NA 3° ÓRBITA que ainda orbitamos:

    E não!

    O FIM DO MUNDO!

    A MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA, mesmo ocorrendo num MACRO-ESPAÇO-TEMPO-I “MILHÕES E MILHÕES DE ANOS-I”, e não num micro-espaço-tempo-i, como normalmente ocorre no micro-modelo-energético-atômico-ÁTOMO:

    É um processo FISIOQUÍMICO tão rápido, que a consciência-humana só consegue desconfiar e não explicar:

    Depois que ocorre.

    Tanto é que na SEGUNDA OCORRIDA, não só a família NOÉLICA como também famílias de outras civilizações que também mereceram, “Maias, Indus e outras”: por lembrarem apenas de AÇÕES DA UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA, que através de chuvas preliminares fortíssimas, cobrou sua PREDOMINÂNCIA, no lugar da UNIDADE ELEMENTAR TERRA que predominava:

    Por atuarem numa época muito antiga de quase total, desconhecimento científico:

    Ficaram atônitos, sem conhecer o ÁTOMO, muito menos as DESPROJEÇÕES E REPROJEÇÕES ELEMENTARES ORBITAIS ATÔMICAS que ocorrem num espaço-tempo-i-menor, dentro do mesmo...

    Tendo pouquíssima capacidade científica, apenas para compreender, as chuvas preliminares:

    Todos passaram a fazer coincidentemente: relatos DILUVIANOS...

    Como só acreditam nos da NASA e ROSCOSMOS:

    Vou me calar: e aguardar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sentido, seu Bé Zofinácio!

      Isso explica então o porque que quando eu falei pro meu colega que sofre de napoleonismo: "Ô seu Napoleão, acho que é bom lavarmos nossos cobertores; daqui uns dias chega o inverno e aí a coisa vai ficar russa", ele ficou bravo pakaray e ainda por cima me xingou :/

      Já pensou se um ARLÚVIOS pega ele de surpresa?! Era capaz de acontecer uma RETRO MACRODESPROJEÇÃO ENERGÉTICA do átomo de BATATA! E nesses casos, o que acontece depois? Uma GRANDE SUBPREDOMINÂNCIA DE COMBOS SPC E SERASA HIPERDILUVIANOS! Pra resolver isso, só mesmo alterando a 3a PREDOMINÂNCIA DA REDE DE DINOSSAURO RECICLÁVEL!

      Viu só como eu também sei mudar os nomes das coisas e no fim não falar nada com nada?

      Ah, o doutor pediu pra avisar que ainda tá esperando o Sr comentar um artigo científico de sua escolha nos mostrando, com referências bibliográficas, o por que só se publica ACHISMOS nas revistas científicas. Faz isso pra vermos que o Sr é MULTIPLO CIENTISTA AVANÇADO mesmo.

      O Comandante Ashtar Sheran tá bem bêbado aqui mas tá desenjando uma Feliz Páscoa pra todo mundo! Mas não precisa ficar preocupado não galera, eu escondi as chaves da nave da Federação Galática; dessa vez ele não vai sair pilotando bêbado pelo espaço não. Amanhã vai ter churrasco de alien reptiliano aqui no hospício, tá todo mundo convidado!

      Excluir
  7. Explicando o Se possível fosse porque não é, o homem por si mesmo colonizar o 4° ELEMENTO que assim como os antigos romanos chamam primitivamente de MARTE, deus da guerra:

    Anteriormente a 2° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 2° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, ocorrida há MILHÕES e MILHÕES de anos atrás numa época muito antiga de quase total desconhecimento científico, total desconhecimento do ÁTOMO pelos ATÔMICOS "HUMANOS", registrada primitivamente como DILÚVIO:

    Nosso PLANETA H e seus habitantes, encontravam-se na 2° ÓRBITA do DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR: que chamam erradamente de SOL.

    Tais ATÔMICOS, atuavam no 2° ATO, 2° ÓRBITA, 2° DIMENSÃO, e 2° ERA PREDOMINANTE DA UNIDADE ELEMENTAR TERRA, tendo seus corpos formados PREDOMINANTEMENTE ELEMENTARMENTE: por TERRA = BARRO.

    Digo no DESCOBERTAS CIENTIFICAS AVANÇADAS:

    Não acreditar que na 2° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO TERRA anterior a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA que ainda vivemos, os corpos dos que habitaram essa 2° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO TERRA, não fossem compostos por uma PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR MAIOR TERRA=BARRO com outros ELEMENTOS NÃO PREDOMINANTES tais como FOGO, ÁGUA, AR e EC, e movidos pelo Maravilhoso-Combo-Energético-De-EV=Energias-Vitais, que já chamavam equivocadamente de Espírito:


    É o mesmo que não acreditar!


    Que nossos CORPOS nessa 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA que ainda vivemos, não sejam compostos com PREDOMINÂNCIAS ATÔMICAS MOLECULARES MAIORES ÁGUA e outros ELEMENTOS não PREDOMINANTES tais como FOGO, TERRA, AR e EC: também movidos pelo Maravilhoso-Combo-Energético-De-EV=Energias-Vitais, que continuam chamando equivocadamente: de Espírito!


    Pois verdade incontestável! É.

    Quando ocorreu a 2° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA, registrada equivocadamente como DILÚVIO devido total desconhecimento do micro-modelo-energético-atômico-termonuclear, "ÁTOMO":

    Para que não só a FAMÍLIA NOÉLICA, mas também MAIA, VÉDICA e outras que também mereceram, pudessem deixar de habitar a 2° ÓRBITA do que chamam 1° SOL, e passassem a habitar a 3° ÓRBITA, ficando mais distante do que chamam 1° SOL ATÔMICO VISÍVEL, e mais próximos do 2° SOL NÃO ATÔMICO E INVISÍVEL, PORÉM MUITO MELHOR:

    Tiveram que passar pela 2° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 2° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, 2° PROCESSO FISIOQUÍMICO TRANSMUTATIVO EVOLUTIVO CORPÓREO, totalmente desconhecido por todos os atômicos e apenas conhecido pela INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, que transformou seus corpos de PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR TERRA=BARRO que viviam, em PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR ÁGUA: como hoje ainda é.

    Os mais inteligentes já entenderam, porque ELON MUSK, jamais habitará o ainda 4° ELEMENTO que ele chama de MARTE: apenas por ele mesmo.

    Já entenderam também, de onde vem essa denominação totalmente equivocada do nosso 3° ELEMENTO-H, como TERRA:

    E equivoco do CRIACIONISMO PRIMITIVO HEBRAICO, fazendo com que muitos até hoje, ainda achem que seus corpos: sejam feitos de BARRO.

    Muitos que acham que sou burro, analfabeto científico, lunático, logo eu que corretamente chamo os que os lunáticos chamam de LUA, de ESTABILIZADOR:

    Logo eu, que fui escolhido diretamente pela INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, dentre todos de religiões e ciências desse ainda subdesenvolvido 3° ELEMENTO-H: como o único cérebro capaz de compreender e explicar, seu MARAVILHOSO CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO:

    Vão ficar iguais os da NASA, ROSCOSMOS, AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA, E OUTRAS:

    SOBRE O A VERDADEIRA CAUSA DO AQUECIMENTO GLOBAL:
    SUAS CONSEQUÊNCIAS E O QUE FAZER:
    E SOBRE A MUITO EM BREVE 3° MACRO DESPROJEÇAO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR:

    COMENDO MOSCAS!

    Quem rejeita sobre o A saber, também não é digno: de saber até o Z.

    Sendo assim, o que eu tinha para repassar: já repassei.

    Agradeço ao genialíssimo e imparcialíssimo RICHARD, pelo sempre democrático disponibilizar: desse conceituadíssimo ESPAÇO.

    BOA SORTE A TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas seu Bé Zonifácio, isso é mais do mesmo!

      O Sr só repete e repete termos aleatórios que o Sr inventou e nem sabe o que significam! Quando não, simplesmente muda o nome das coisas! Sol não chama Sol, Lua não chama Lua, Marte não chama Marte... Que diferença faz? Se eu passar a chamar uma torneira de papagaio, ela vai deixar de ser torneira? Que diferença faz chamar de torneira ou de FERRAMENTA ALUMÍNIO-CROMO-MOLDADA DE CONTROLE DE FLUXO DE ÁGUA? Nenhuma!

      E o que vem a ser uma MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA? O que vem a ser uma ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO TERRA/FOGO/ÁGUA/AR/CACHAÇA/CERVEJA/VODKA/WHISKY/etc? Como o Sr pode demonstrar que não são pura invencionice da sua cabeça?

      Tenta ser mais claro, por que o doutor já tá preenchendo os papéis da sua internação aqui...

      Excluir
    2. Mineirin, eu já havia até me despedido desse conceituado SITE: mas como nunca deixei perguntas sem respostas:

      Essa denominação totalmente equivocada do ainda 3° ELEMENTO-H que habitamos como TERRA, advém do mesmo CRIACIONISMO PRIMITIVO HEBRAICO, que também de forma totalmente fora da lógica ignorando o BIG BANG, afirma improcedentemente que: 1° FOI CRIADO A TERRA que nunca foi TERRA: e só depois os dois luminares, SOL que nunca foi SOL: e LUA que nunca foi LUA.

      Isso provocou uma perda de tempo muito grande na evolução científica, por que até a IDADE MÉDIA, todos acreditavam que o que chamavam erradamente de SOL e LUA, é que giravam em torno: do que chamavam erradamente de TERRA.

      Cientistas descobriram que não, passaram criticar os religiosos, mas por ignorarem também que o que eles chamavam de erradamente de UNIVERSO MATERIAL: MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO é, interligado não por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS, infinitamente mais avançados do que eles conhecem como WI-FI:

      Continuaram chamando também erradamente como os religiosos sempre chamaram: DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, de SOL: ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO DO NOSSO PLANETA DE LUA, e nosso PLANETA-H: de TERRA.

      TERRA nunca foi, não é e nunca será PLANETA, e sim uma das UNIDADES ELEMENTARES, assim como FOGO, ÁGUA, AR é EC: também são.

      Ou seja:

      Os das ciências-a-avançar, falam dos das religiões-a-desestagnar, mas também bebem na mesma TAÇA: DA PRIMITIVIDADE.

      O torto: falando do aleijado.

      Agora, se tu pretendes continuar chamando como religiosos e cientistas sempre chamaram erradamente nosso ainda 3° ELEMENTO-H, de TERRA: fazer o que?

      Aqui encerro.

      Continuem aprendendo só com os das ciências-a-avançar: e religiões-a-desestagnar.

      BOA SORTE PARA TODOS.

      Excluir
    3. Ai minha Santa Dimpna, protetora dos loucos! Ainda continua a mesma coisa seu Bé Zonifácio! Isso é só mudar os nomes das coisas, enquanto a essência continua a mesma!

      Tô falando pro Sr, volta a tomar os remédios direitinho que depois de uns dias o Sr vai perceber que nada disso faz sentido.

      Ou então passa lá no blog do seu Cabeça de Beija-Flor (Thoth3126) que ele tem umas ideias estrambólicas parecidas com a do Sr.

      Excluir
    4. Hummm... Então é só uma cisma com as religiões. Mas, seu José Bonifácio, somente alterando os nomes dos astros para nomes mais complexos e dizendo que o sistema solar é um grande átomo, isso, por você, já é considerado uma ciência avançada?
      A ciência de hoje é avançada em relação à ciência do passado, mas ela será sempre uma ciência a avançar.
      Concordo com você que a religião atrasou, e muito, as descobertas científicas. E entendo a sua preocupação em não utilizar os nomes "bíblicos" (sol, terra, lua...) por serem primitivos. Mas, na sua opinião, a utilização dessas novas nomenclaturas fará com que o ser humano raciocine melhor e isso contribuirá muito mais para novas descobertas?

      Excluir
    5. Conseguiu entender a mente deste louco, meus parabéns! Gosto da zueira do Zé do hospício pakaray, só o Dr p salvar nosso patrono da Independência!

      Excluir
    6. Olha, eu tenho minhas dúvidas se o doutor consegue resolver o problema. Ultimamenteb ele tá mais preocupado em ficar cantando a enfermeira do que em cuidar da gente.
      Doutor fdp... Vou dedurar ele pro diretor do hospício, aí eu quero ver!

      Excluir