Sonda israelense tocou a Lua (mas com muita força)

sonda israel chegou na lua mas não conseguiu pousar
Pela primeira vez, um projeto feito por uma organização privada, conseguiu chegar em outro astro além da Terra


A pequena sonda Beresheet, colidiu com a superfície lunar nessa quinta-feira (11 de abril). Ao invés de realizar um pouso suave como previsto, após seis semanas de viagem a pequena sonda israelense acabou "caindo" em solo lunar. Se sobrou alguma peça? Provavelmente apenas seus pedaços...



Mas não foi um fracasso. Beresheet ganha o título de primeira sonda custeada e criada por uma empresa privada sem fins lucrativos a tocar a superfície de outro astro além da Terra.

Com quase 100 milhões de dólares doados pela Agência Espacial Israelense e doadores privados, a organização SpaceIL mostrou que uma missão espacial pode ser feita com baixo custo de investimento. Beresheet então deixou a Terra em fevereiro de 2019 a bordo de um foguete da SpaceX.




A viagem até a Lua foi muito bem sucedida, mas a comunicação com a sonda enfrentou sérios problemas quando ela estava a apenas 150 metros de altitude da superfície lunar. O motor principal teve que ser reiniciado, mas já não havia tempo para um pouso suave. Às 16h25 pelo horário de Brasília, Beresheet havia tocado a Lua, mas de forma bastante violenta...

Última fotografia enviada pela sonda israelense Beresheet ao chegar na Lua
Última fotografia enviada pela sonda israelense Beresheet ao chegar na Lua,
no dia 11 de abril de 2019, quando estava a 22 km de altitude.
Na placa acoplada à sonda, a frase abaixo da bandeira de Israel diz "pequeno país, grandes sonhos".
Créditos: SpaceIL / IAI

O Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Nétanyahou, saudou o projeto. "Quando falhamos na primeira tentativa, tentamos novamente".




O fundador do concurso Lunar X Prize, Peter Diamandis, anunciou logo após a queda da sonda, um prêmio especial de 1 milhão de dólares à SpaceIL para impulsionar o lançamento de uma segunda tentativa. "Eles não apenas tocaram a superfície da Lua", disse Peter. "... mas eles tocaram também a vida e os corações de uma nação inteira, e de estudantes ao redor do mundo."


Imagens: (capa-SpaceIL) / SpaceIL / IAI
12/04/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: