'Luzes alienígenas' filmadas na Noruega intrigam observadores - o que era aquilo afinal?

luzes estranhas na noruega
Sem querer, fotógrafo registra o momento em que estranhas luzes tomam conta do céu norueguês


Pra quem ama ou sonha em apreciar auroras, a Noruega é um dos mais belos locais de observação em todo o planeta. Porém, um outro show de luzes acabou chamando a atenção de muitas pessoas, e não eram auroras boreais...



No dia 5 de abril de 2019, fortes traços roxos, azuis e amarelos iluminaram o céu noturno norueguês, o que fez muitos teóricos conspiracionistas se alarmarem, dizendo se tratar de uma possível "visita alienígena" - será que tem mesmo alguma chance disso ser verdade?

Não. Felizmente (ou infelizmente) civilizações extraterrestres não estão envolvidas nesse fenômeno. De acordo com um comunicado da NASA, a Agência Espacial Norte Americana estava testando um novo sistema de foguetes, lá na Noruega, para testar o fluxo de ventos da atmosfera superior da Terra.




Ou seja: junto com as belíssimas luzes e cores das auroras boreais que tomam conta dos céus norueguês, as luzes e cores deixadas pelo teste da NASA tornou aquela noite ainda mais especial. O experimento, chamado AZURE (Auroral Zone Upwelling Rocket Experiment), já é o oitavo feito na região de Andoya e Svalbard. A missão irá analisar as interações das linhas do campo magnético da Terra e as partículas espaciais que atingem nosso planeta, de acordo com a NASA.

luzes estranhas na Noruega - Michael Theusner
As estranhas luzes registradas na Noruega pelo astrofotógrafo Michael Theusner.
Créditos: Michael Theusner / divulgação

AZURE foi até a ionosfera (a camada mais carregada eletricamente, entre 75 e 1.000 km de altitude). Durante o teste, os foguetes lançaram compostos químicos de trimetilalumínio e uma mistura de bário-estrôncio, que se ionizam à luz do Sol. Com isso, os pesquisadores podem rastrear o fluxo de partículas neutras e carregadas. Outro ponto importante é identificar os fluxos de ventos verticais, e assim compreender melhor como acontece a mistura de partículas carregadas por toda atmosfera, identificando a densidade e temperatura desses ventos.




Esses compostos químicos foram liberados a uma altitude entre 114 e 249 km acima da Terra, e não representa qualquer ameaça para a vida.

E por coincidência, um astrofotógrafo estava capturando as auroras boreais a 180 km ao sul do Centro Espacial Norueguês de Andoya. Michael Theusner disse que, quando viu as estranhas luzes no céu, apelidou elas de "ataque alienígena". Assim que chegou em casa, uma busca no Google revelou o que era aquilo afinal.




Utilizando instrumentos instalados em terra e nos foguetes, os pesquisadores poderão rastrear as coloridas "nuvens alienígenas" em três dimensões. As análises irão ajudar os pesquisadores a entender mais sobre as magníficas auroras polares.

Hoje (11) vamos falar sobre esse assunto e exibir o vídeo registrado pelo astrofotógrafo em uma transmissão ao vivo em nosso canal no Youtube. A live começa às 22h15 pelo horário de Brasília, e estará disponível logo abaixo:


Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho se deseja receber as notificações dos últimos vídeos.


Imagens: (capa-Michael Theusner) / Michael Theusner / divulgação
11/04/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário