Na costa de Portugal a crosta da Terra pode estar se dividindo em duas

crosta da terra se dividindo descascando em portugal
Fenômeno raro, nunca registrado, pode ser o primeiro da história conhecida


Em 1969, um gigantesco terremoto na costa de Portugal provocou um tsunami que matou dezenas de pessoas. Cerca de 200 anos antes, um terremoto ainda maior atingiu a mesma área, matando cerca de 100.000 pessoas e destruindo a cidade de Lisboa.



Dois terremotos no mesmo local ao longo de algumas centenas de anos não são motivo de alarme. Mas o que intrigou os sismólogos em relação a esses tremores foi que eles começaram em leitos relativamente planos do oceano - longe de falhas ou rachaduras na crosta terrestre onde placas tectônicas passam umas pelas outras, liberando energia e causando terremotos.




Então, o que poderia estar causando essa grande movimentação sob uma área aparentemente tranquila?

Ao que parece, uma placa tectônica está se "descascando" em duas camadas, ou seja, a parte superior da placa está se separando da camada mais inferior - um fenômeno nunca antes observado. A revelação foi feita por um grupo de cientistas na Assembléia Geral da União Européia de Geociências, em Viena, Áustria.


Esse descascamento pode estar criando uma nova zona de subducção - área na qual uma placa tectônica desliza abaixo da outra.
zona de subducção - crosta da Terra
De acordo com a revista National Geographic, o descascamento deve estar acontecendo por conta de uma camada absorvente de água no meio da placa tectônica. Essa camada deve ter passado por um processo geológico chamado serpentinização, no qual a água penetra nas rachaduras e faz e camada se tornar rica em minerais verdes suaves.

Com isso, essa camada ao ser transformada pode se desprender da camada inferior. Esse processo pode gerar fraturas profundas, criando uma pequena zona de subducção, de acordo com a NatGeo.




Essa teoria já havia sido proposta anteriormente, mas pela primeira vez, um grupo de cientistas conseguiu fornecer alguns resultados que explicam o fenômeno. Apesar de não termos certeza absoluta de que isso realmente esteja acontecendo na costa de Portugal, através de modelos bidimensionais, os pesquisadores conseguiram resultados preliminares mostrando que esse tipo de atividade realmente pode acontecer, e é uma das explicações para tantos tremores bizarros que acontecem por lá...


Imagens: (capa-ilustração) / ilustração / divulgação
09/05/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

35 comentários:

  1. Pelos modelos criados pelos pesquisadores, caso estejam corretos, eles preveram um tempo para que isso ocorra? E, ocorrendo, qual o impacto que isso pode causar (qual a escala possível do terremoto que, eventualmente, ocorrerá)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Essa rachadura não estaria ligada à rachadura que está ocorrendo no continente afrivamo?

      Excluir
  2. Anônimo e outros geniais, que aqui comentam:

    Vocês que diferente do ZÉ HOSPÍCIO, possuem juízos mais equilibrados e Q.Is mais elevados, baseados no que ACORDEI com ele na matéria anterior a esta publicada, respondam:

    Essa RACHADURA DE CROSTA, nada tendo a ver com FALHAS TECTÔNICAS, está mais para ser causada diretamente por AÇÕES HUMANAS lançando CO² na atmosfera do nosso PLANETA, e FLATULÊNCIAS BOVINAS e HUMANAS?

    Ou por um MAIOR AQUECIMENTO de dentro para fora, como AFIRMEI estar ocorrendo?

    Demonstrem inteligência, ao responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiii seu Bé Zonifácio! Como um "múltiplo cientista avançado" (hein?) nunca ouviu falar sobre tectônica de placas?

      Alias, já sei que o Sr deve chamar as placas tectônicas por outro nome, já que o Sr "descobriu" que o Sol não chama Sol, a Lua não chama Lua...

      Mas não se preocupe não, como eu também sou doido, eu sei que o Sr não tem controle sobre seus delírios. É como disse o grande filósofo Aristóteles: "Véi, o Platão é meu truta, tá ligado, mas o mano é mentiroso pakas, bicho!"

      O Zé Minhoca tá falando aqui que isso é obra dos seres intraterrenos que fizeram uma aliança com os comunistas japoneses do Foro de São Paulo. Já o Napoleão disse que é a armada dele que está rasgando Portugal. Já o Comandante Ashtar...bom, esquece. O Comandante Ashtar tá bêbado feito um gambá. Não vai ser de muita ajuda perguntar a opinião dele.

      Excluir
  3. Por isso que tu, necessitas tomar tarja-preta. Tu és muito ansioso! Deixa o pessoal, de forma imparcial: responder.

    Veja lá na anterior, a resposta que dei para o senhor.

    ResponderExcluir
  4. Galera, dessa vez é SALVADOR. Está chovendo FORTE desde cedo, deu uma ventania forte, que arrancou uma obra de arte chamada GORDINHA DE ONDINA, jogando-a para cima.

    Estou preocupado, porque os serviços de meteorologia, não previram tanta chuva assim, para Salvador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal aqui é são da cabeça, não dão corda pra dois malucos de pedra igual o Sr e eu.

      A propósito, seu Bé Zonifácio, não era o ARLÚVIO que ia acontecer? Chuva é um AGLÚVIO, segundo a sua teoria da 81a DESMATERIALIZAÇÃO DO 53o ELEMENTO DA CANOA.

      Excluir
  5. A 3° UNIDADE PREDOMINANTE ELEMENTAR ÁGUA, através de FORTES CHUVAS E INUNDAÇÕES DEVASTADORAS, está REAGINDO, porque não quer perder sua PREDOMINÂNCIA base nossos COPOS já que microcosmos representantes completos somos: para a 4° UNIDADE DO ELEMENTO AR, que está chegando para predominar.

    Pelo facto da 3° TRANSIÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, ainda encontrar-se no INÍCIO: REAÇÕES DO ELEMENTO ÁGUA, ainda estão maiores: que AÇÕES DO ELEMENTO AR.

    Mas não demorará muito, para a situação inverter-se.

    A LÓGICA INCONTESTÁVEL:

    Em nossos corpos, a 3° UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA, representada é pelas COXAS ATÉ A PELVE, justamente onde localiza-se a BEXIGA: e por onde VERTEMOS ÁGUA.

    Já a 4° UNIDADE ELEMENTAR AR, representada é pelo TRONCO ATÉ O PESCOÇO: onde localiza-se OS PULMÕES.

    EU EXPLICO E MOSTRO TUDO ISSO: NO DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    ARLÚVIO ou VENTOLÚVIO ZÉ, é como eu digo que os das religiões-ainda-a-desestagnar e ciências-ainda-a-avançar, a 3° MACRO DESPROJEEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR = 3° PROCESSO FISIOQUÍMICO TRANSMUTATIVO EVOLUTIVO: irão chamar.

    Choveu tão forte em SALVADOR de ontem para hoje, que se não fosse as necessárias OBRAS DE CONTENÇÕES DE ENCOSTAS, construídas pelo RUY COSTA, e ACM NETO: teriam morrido centenas de pessoas.

    A DEFESA CIVIL, TAMBÉM ATUOU: COM EFICIÊNCIA.

    Ainda está chovendo, com previsão de só parar: na QUARTA-FEIRA.

    Só sabem dizer, que o EL NIÑO.

    Como tu sabes, traduzindo do espanhol para o português: "A CRIANÇA".

    Eu acho esse termo: a maior babaquice.

    Se fosse eu que tivesse denominado dessa forma:

    O que tu dirias?

    Fica esperto cara, não quero teu mal: nem de ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai, agora até as partes do corpo humano estão entrando nessa loucura também? Até o Comandante Ashtar tomou um susto aqui com essa! Aliás, ele aproveitou pra perguntar qual parte do corpo representa o ELEMENTO CACHAÇA. Seria o fígado?

      A propósito, seu Bé Zonifácio, encontrei uma turma discutindo as suas "descobertas científicas". Dá uma olhada no link:

      https://www.reddit.com/r/brasil/comments/b62mfp/achei_essa_p%25C3%25A9rola_na_internet_e_fiquei_abismado/

      Excluir
    2. UM SITE CIENTÍFICO RUSSO, TÃO CONCEITUADO QUANTO O GALERIA, ACABA DE PUBLICAR MATÉRIA CIENTÍFICA, QUE COMPROVA MINHA AFIRMAÇÃO, QUE O HOMEM DO CHARUTÃO, JAMAIS COLONIZARÁ O AINDA 4° ELEMENTO, QUE CHAMAM ERRADAMENTE DE MARTE.

      Rs.Rs.Rs.

      Excluir
  6. Mais uma: que ganhei.

    Matéria publicada num outro conceituado site, tanto quanto o GALERIA:

    Vista de MarteColonização de Marte é cancelada? Cientistas revelam porque Planeta Vermelho é tão áridoCC0 / Pixabay
    CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    13:10 11.05.2019URL curta160
    Há bilhões de anos, Marte tinha muita água e até rios e oceanos. Um grupo de cientistas explicou porque o Planeta Vermelho se tornou tão seco.

    Cientistas russos e alemães identificaram um ciclo hidrológico que poderia explicar por que Marte se tornou tão "desidratado", enquanto a Terra conseguiu manter suas reservas de água.

    Asteroide Oumuamua
    CC BY 2.0 / STUART RANKIN / VERSÃO DE OUMAUMAU
    Humanidade poderia ter vindo de outro Sistema Solar?
    Marte tem uma camada atmosférica média, tal como a Terra, que deve conter a subida de gás, fazendo com que ele se transforme em gelo e retorne à superfície do planeta, explica o estudo realizado em colaboração entre o Instituto de Física e Tecnologia de Moscou e o Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar (MPS), da Alemanha, publicado na revista Geophysical Research Letters.
    Os cientistas usaram simulações de computador para descobrir um mecanismo anteriormente desconhecido que perfura essa camada protetora.

    A cada dois anos terrestres, o verão atinge o hemisfério sul de Marte, quando o vapor d'água sobe da camada mais baixa da atmosfera para a superior. Depois disso, os ventos levam a maior parte do gás rarefeito para o Polo Norte, onde ele afunda mais uma vez, mas parte dele escapa ao espaço.

    A órbita marciana é muito mais elíptica que a da Terra, e quando é verão no hemisfério sul o planeta está mais próximo de sua estrela, o que significa que o verão no hemisfério sul é mais quente que o verão no hemisfério norte.

    Imagem de galáxias tirada pela sonda Hubble (imagem referencial)
    © NASA . ESA/HUBBLE & NASA/ JUDY SCHMIDT
    NASA detecta novas pistas sobre como galáxias antigas iluminavam Universo (FOTO)
    "Quando é verão no hemisfério sul, em certas horas do dia o vapor de água pode subir localmente com massas de ar mais quentes e atingir a atmosfera superior", disse Paul Hartogh do Instituto de Física e Tecnologia de Moscou em um comunicado.


    COMENTAMOS:

    O motivo de existir pouquíssima ÁGUA no ainda 4° ELEMENTO do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que os antigos romanos chamavam erradamente de MARTE, e os antigos egípcios chamavam primitivamente de SISTEMA SOLAR: não é bem o explicado pelos das ciências-não-avançadas, na matéria acima publicada.

    Mesmo porque essa pouquíssima ÁGUA existente: é extremamente radioativa.

    Mas como eu havia afirmado, impossível para os HUMANOS que habitam o ainda 3° ELEMENTO-H que tolamente chamam de TERRA, pisar no ainda 4° ELEMENTO:

    Seria ultrapassar os ESCUDOS ANTI-ALTA-RADIOATIVIDADE que chamam de CINTURÕES DE VAN ALLEN: que protege nosso PLANETA.

    Para que os habitantes do ainda 3° ELEMENTO, pudessem habitar o 4°, seria necessário que seus corpos passassem por um PROCESSO TRANSMUTATIVO ELEMENTAR ATÔMICO, totalmente desconhecido: pelos HUMANOS DESUMANOS.

    E aí FABIO ROSA, quem estava certo mais uma vez?

    Porque FABIO ROSA, os das ciências-ainda-a-avançar, que assim como tu, com baixíssimo conhecimento científico e apenas cheios de prosa:

    Só chegam atrasados em relação a mim, que nasci em PARAÍSO, próximo a AMARGOSA?

    Fica achando que o pessoal da NASA e ROSCOSMOS, que até que dominam algumas tecnologias, mas sobre o AQUECIMENTO GLOBAL, ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, 3° TRANSIÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, NÃO SABEM NADA! E TUDO VÃO TE INFORMAR:

    Que tu: vais se lascar!

    ResponderExcluir
  7. Serve também para ti ZÉ HOSPÍCIO:

    Fica achando que o pessoal da NASA e ROSCOSMOS, que até que dominam algumas tecnologias, mas sobre o AQUECIMENTO GLOBAL, ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, 3° TRANSIÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, NÃO SABEM NADA! E TUDO VÃO TE INFORMAR:

    Que tu: vais se lascar!

    ResponderExcluir
  8. ZÉ HOSPÍCIO;

    Como tu mesmo aqui dissestes, que os loucos, só tu e eu:

    Vou fingir, que para ti perdi: e tu finges, que me venceu.

    Entendeu?

    Rs.Rs.Rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zonifácio, comentar em sites qualquer um consegue comentar! Até eu comento nesses sites. Não há nenhum crivo ou seleção do que é comentado.

      Tô falando que o Sr não tem a mínima ideia de como é feita divulgação de descobertas científicas!

      Isso não é feito nas seções de comentários em sites de notícias. Novamente, camos recapitular. Pra divulgar um trabalho você tem que submeter um artigo à uma revista, essa revista vai enviar seu artigo pra um certo número de especialistas na área revisarem (revisão por pares, já ouviu falar?) e se eles julgarem que o artigo tem fundamento e relevância eles dão o aval e então ele é publicado.

      O Sr, como autointitulado "múltiplo cientista avançado" deveria saber disso, afinal, isso é o básico do básico do básico sobre divulgação científica! Qualquer aluno na primeira semana da graduação sabe disso.

      Uma vez eu te mandei uns links de publicações científicas aqui pro Sr enviar suas "descobertas". Já que o Sr disse que "precisam de mil Steven Hawking pra chegar ao seu nível", então tenho certeza que a Nature ou a Science vão aceitar um artigo seu na hora. Entra em contato com eles:

      https://cts.sciencemag.org/scc/#/login
      https://mts-nature.nature.com/cgi-bin/main.plex

      Mas, se como da outra vez, o Sr alegar que "revistas científicas só publicam coisas de achistas", nós sabemos que é porque o Sr sabe que é óbvio que vão rejeitar seu artigo e ainda dar umas boas gargalhadas. Dizendo que duas das mais importantes publicações científicas do mundo publicam "achismos" o Sr se evita de passar por essa rejeição e ainda mantem nutrida sua psicose de mania de grandeza.

      O doutor falou pra insistir: pelo seu bem e dos seus familiares, PROCURE UM PSIQUIATRA!

      Excluir
  9. Prefiro o GALERIA DO METEORITO e um outro, tão conceituado quanto.

    Vou fingir, que para ti perdi: e tu finges, que me venceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zonifácio, põe na tua cabeça que a GDM é um site de NOTÍCIAS CIENTÍFICAS, não uma publicação de pesquisas inéditas. O que o site faz é noticiar pesquisas publicadas em periódicos científicos.

      Pô, tá difícil hein?! Até o seu Ishiro, zelador do hospício, que nem chegou a terminar a 6a série falou que sabe a diferença!

      Excluir
  10. Ishiro não: Fujironakombi!

    O que importa Zé Hospício, é ser famoso no REAL, e não em sua IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE PROJETADA, que de UNIVERSO MATERIAL: chamam errada.

    O ATÔMICO é um HOSPÍCIO, cheio de estrupícios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No REAL? Então quer dizer que estamos vivendo numa Matrix? Esse José Bonifácio é mais doido do que aparenta. Zé Hospício, fala pro doutor internar esse cara logo.

      Excluir
    2. Se eu fosse o Sr, não me meteria com o seu Ishiro não, seu Bé Zonifácio. O seu Ishiro é faixa preta em karatê. Reza a lenda que ele foi aluno do próprio mestre Miyagi. "Ishiro-san, agora você pintar cerca!", "Ishiro-san, hoje você encerar piso!"

      Mas ele é gente boa pakaray. Não conta pro doutor não, mas o seu Ishiro sempre chama a gente pra tomar saquê. Quer dizer, ele e eu só conseguimos tomar uma dose e olhe lá, o resto o Comandante Ashtar Sheran bebe tudo sozinho!

      Excluir
  11. Tô nem aí: sou faixa preta em TA-COM-DOR.

    Aprendi com Fujironakombi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara,vai arrumar o que fazer.Vc nem sabe nada sobre o cara pra falar assim com ele.

      Excluir
  12. Tu Zé Hospício, ao invés de se fiar nesse tal de Ishiro, deverias se fiar mais, no teu fã Shakyamuni.

    Shakyamuni, foi discípulo de Bruce Lia.

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkdo to chorando com esses comentarios

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ilário, imagina eu 06:00 lendo esses comentários...

    ResponderExcluir
  15. para seu conhecimento em 1969 não houve nenhum tsunami em portugal

    ResponderExcluir
  16. Os comentários são melhores que a matéria.

    ResponderExcluir
  17. José Bonifácio e Zé do Hospicio, parem de usar pedra seus nóias

    ResponderExcluir
  18. heri poter
    fumou a pedra filosofal

    ResponderExcluir
  19. It was very helpful. Our website also has a lot of good stuff. Come see! 바둑이게임

    ResponderExcluir
  20. Good web site!카지노사이트
    I truly love how it is simple on my eyes and the data are well written. I am wondering how I might be notified when a new post has been made.

    ResponderExcluir
  21. Caraio lagartixa tu bebeu água lá krai maluco kkkkkk

    ResponderExcluir
  22. E EU COMO CIENTISTA DE GANÍMEDES FICO TRANQUILO BEBENDO MINHAS CERVEJAS PURO MALTE NO BAR DE ZÉ BOLERUS, OUVINDO MEUS BOLEROS DE ALTEMAR DUTRA, NELSON GONÇALVES, ÂNGELA MARIA E OUTROS, BEM TRANQUILO, SÓ OBSERVANDO ESSA DISCURSSÕES DOS CIENTISTAS TERRENOS,ALIÁS, MUITO "INTELIGENTES" ESSSES CARAS! EU SÓ OBSERVO! QUE BELZA! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  23. COMO EU JÁ BEBI UM POUCO, ALGUMAS PALAVRAS FICARAM FALTANDO LETRAS! MAS, VOCÊS CIENTISTAS, ENTENDEM! PURO MALTE GELADA OUVINDO BOLEROS, AS VEZES FAZ ISSO! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir