Uma supernova diferente deixa os cientistas intrigados - como isso é possível?

supernova tipo Ia
Ao sugar matéria de outra estrela, anãs brancas podem ter um final explosivo (como previsto)


Supernovas representam o fim de muitas estrelas, e são divididas em três tipos. Um deles, em particular, o Tipo Ia, chama a atenção dos cientistas porque seu pico de luminosidade é mais intenso e pode ser visto de longe, o que facilita a medição de sua distância.



O consenso dos pesquisadores diz que esse tipo de supernova acontece quando uma anã branca (o resultado final de uma estrela igual ao nosso Sol) rouba matéria de uma companheira binária. Outra alternativa seria a colisão entre duas anãs brancas.

Ainda não compreendemos completamente esse tipo de evento, mas um estudo, publicado na revista Monthly Notices da Royal Astronomical Society, pode ajudar a esclarecer o fenômeno.




Pesquisadores do Instituto de Ciências Carnegie, em Washington, EUA, analisaram supernovas do tipo Ia em busca de traços de hidrogênio. Apesar de ser um elemento abundante no Universo, o hidrogênio não costuma ser muito presente nas anãs brancas, já que elas já o transformaram em hélio nos estágios intermediários de sua evolução. Traços de hidrogênio em anãs brancas seria uma evidência de que elas estariam roubando matéria de uma estrela companheira.

supernova do tipo Ia
Ilustração artística de uma anã branca sugando material de sua companheira, o que dará origem a um supernova do tipo Ia.
Créditos: NASA / divulgação

A maioria das galáxias observadas são compostas por estrelas jovens, formadas por nuvens de hidrogênio. Por outro lado, uma das supernovas observadas, intitulada ASASSN-18tb pertence a uma galáxia composta por estrelas antigas. E sim, eles encontraram hidrogênio!




"É possível que o hidrogênio que vemos em ASASSN-18TB venha de uma supernova anterior, mas existem diferenças marcantes não tão fáceis de serem explicadas", disse a principal autora do estudo, Dr. Juna Kollmeier, astrofísica do Instituto Carnegie for Sciences.

A principal diferença é a quantidade de hidrogênio. ASASSN-18tb é cercada por hidrogênio que compõe apenas 1/100 da massa do Sol. Nos outros objetos da pesquisa, a quantidade de hidrogênio é maior em até 100 vezes.


"Uma possibilidade empolgante é de que estamos vendo material sendo roubado da companheira da anã branca, que por sua vez explodiu como uma supernova", disse Anthony Piro, também do Instituo Carnegie. "Se for realmente isso, então trata-se da primeira observação desse fenômeno."




Apesar da empolgação dos pesquisadores, eles admitem que não há como ter certeza da origem desse hidrogênio, pois novas observações ainda são necessárias para conseguirmos elucidar de uma vez por todas o segredo das supernovas do tipo Ia.


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / NASA / divulgação
08/05/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

25 comentários:

  1. Finalzinho da 3° ERA, muita coisa aparecendo, clareando tudo: exceto o cérebro do Zé Hospício.

    Talvez um choque de corrente alternada, resolvesse o problema...

    Uma DESCARGA ATMOSFÉRICA DE 300 MIL VOLTES: consertava na hora.

    ResponderExcluir
  2. Ai minha Santa Dimpna, padroeira dos loucos! Ainda essa história de 3a ERA DA REVERSÃO DA COBRANÇA DE LATERAL, seu Bé Zonifácio?

    O doutor já não te explicou que isso não faz sentido nenhum, que é coisa da sua cabeça?

    O Comandante Ashtar tá falando aqui que não é pra isso que ele defende a Terra dos reptilianos não.

    Hmmm...Reptilianos... Já disse que reptiliano assado é uma delícia?

    ResponderExcluir
  3. Aguarda só mais um pouquinho mineirinho, que em decorrência de MAIORES ATIVIDADES no DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que os primitivos chamam de SOL, consequentemente colocando em MAIORES ATIVIDADES também o TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que fica no CENTRO DO NOSSO PLANETA que esses primitivos da NASA e ROSCOSMOS, chamam erradamente de NÚCLEO DE FOGO:

    Que tu, eu, eles e mais de 7 BILHÕES: é quem ficaremos assados.

    De tudo postado no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, tu não entendestes nada?

    Melhor pedir pro teu doutor, suspender o inútil tratamento.

    Comandante Ashtar nunca existiu, é coisa da cabeça de lunáticos, que chamam o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO DO NOSSO PLANETA: de LUA.

    Baseados em idiotices da cabeça do lunático e assassino ADOLF HITLER, que achava erradamente que ARIANO fosse raça humana, quando na verdade nem raça humana é, e sim: componente da UNIDADE ELEMENTAR AR.

    1° UNIDADE ELEMENTAR FOGO: FOGARIANOS.

    2° UNIDADE ELEMENTAR TERRA: TERRARIANOS.

    3° UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA: AGUARIANOS.

    4° UNIDADE ELEMENTAR AR: ARIANOS.

    5° UNIDADE ELEMENTAR EC: ECERIANOS.

    Elementos da 4° UNIDADE ELEMENTAR AR, são: OXIGÊNIO, NITROGÊNIO...

    Entendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi pakaray! Olha só:

      6° UNIDADE ELEMENTAR CACHAÇA: CACHAÇARIANOS.

      7° UNIDADE ELEMENTAR LOMBRIGA: LOMBRIGARIANOS.

      8° UNIDADE ELEMENTAR TORNEIRA: TORNEIRANIANOS.

      9° UNIDADE ELEMENTAR PAPAGAIO: PAPAGAIORANOS.

      10° UNIDADE ELEMENTAR CURITIBA: CURITIBANOS.

      11° UNIDADE ELEMENTAR MINHOCA: MINHOCANIANOS.

      12° UNIDADE ELEMENTAR PIKACHU: PIKACHURIANOS.

      E o que faz o Sr acreditar que a terra seja a 2° UNIDADE ELEMENTAR (seja lá o que raios seja esse trem) e não a 1°, 3° nem a 4° ou a qualqueroutrésima, seu Bé Zonifácio?

      Inventou um trem que não quer dizer nada, numerou aleatoriamente baseado em nada, pra no fim servir só pra mudar o nome do que já existe e chegar a conclusão nenhuma!

      Tá vendo como tudo isso não passa de delírio da sua cabeça? O doutor falou que sabe exatamente como tratar isso ai.

      Excluir
  4. Só um BÓLIDO, caindo na cabeça do Zezin Mineirin Louquin.

    Ô juízin fraquin!

    Tu não es cansado baianin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pergunta continua no ar:

      De onde o Sr tirou essa numeração, de que o fogo é a 1a "unidade elementar", a terra é a 2a, a água a 3a, o ar a 4a e etc etc?

      Por que o ar não é a 1a, a terra a 2a, o fogo a 3a e a água a 4a, por exemplo?

      Seu Bé Zonifácio, o Sr tem muito, mas muito o que aprender sobre método científico. Na ciência você tem que demonstrar, explicar os comos e porquês daquilo que você afirma, e a relação disso com conhecimentos já estabelecidos. Não é sair tirando termos e denominações aleatórias baseadas em nada e que no fim não chegam a lugar algum.

      Sério mesmo, procure um psiquiatra.

      #momentosanidade

      Excluir
  5. Zé Hospício;

    O FOGO é a 1° UNIDADE ELEMENTAR, porque todos os ELEMENTOS MACROCÓSMICOS: iniciam com o FOGO.

    Nosso 3° ELEMENTO-H que chamam erradamente de TERRA, já que TERRA nunca foi PLANETA e sim uma das UNIDADES ELEMENTARES, assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC, também são:

    Começou com o FOGO.

    Tu conheces algum PLANETA chamado FOGO?

    E fora o do apenas poético do teu genialíssimo conterrâneo GUILHERME ARANTES, algum PLANETA ÁGUA?

    Isso comprova também que o nosso PLANETA-H: jamais foi TERRA.

    Isso vem, de religiosos primitivos.

    Veja lá o QUADRO DAS UNIDADES ELEMENTARES, no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS: que tu entenderás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zonifácio, o Sr não percebe que a nomenclatura dos planetas foi feita por seres humanos? Por exemplo, em inglês o planeta Terra se chama "Earth", enquanto para se referir à terra, chão, solo se usa a palavra "ground" ou "soil". Ainda, em grego o planeta Terra se chama "Gé" enquanto ao se referir à terra solo, chão, se diz "pédon".

      Só o fato de se existirem idiomas que diferenciam os dois termos já derruba a sua teoria.
      Ainda assim, o Sr já parou pra pensar que a União Astronômica Internacional pode muito bem aprovar que um planeta recém-descoberto receba o nome de "Fogo" ou "Água"? Ou tome como exemplo o planeta anão Éris. Na mitologia grega, Éris era a deusa da discórdia. O Sr acha que só por isso, se por algum acaso viessem a existir seres conscientes em Éris eles viveriam em eterna guerra por conta do seu planeta ser uma referência à discórdia?

      E ainda que fosse assim, que diferença faria se a Terra se chama Terra, planeta Abobrinha ou planeta Parafuso? Nenhuma! Vai continuar sendo o que sempre foi!

      Mas continuando: de onde o Sr tirou que todos os "elementos macrocosmicos" (seja lá o que isso for) se originam do fogo? Isso não é ciência, isso parece mais é com a alquimia medieval. E alquimia não é ciência, é crendice e charlatanismo.

      Excluir
  6. A alquimia Zé Hospício, é a mãe da química, pode-se assim dizer.

    Para encerrar todo esse debate, fica assim estabelecido como parâmetro, o AQUECIMENTO MACROCÓSMICO, e não apenas GLOBAL.

    Os das ciências-ainda-a-avançar, dizendo:

    Que o AQUECIMENTO GLOBAL e TERRÍVEIS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, resultam diretamente de AÇÕES HUMANAS lançando CO² na atmosfera do nosso PLANETA, e também de FLATULÊNCIAS HUMANAS E BOVINAS.

    E eu corretamente afirmando e provando no DESCOBERTAS CIENTIFICAS AVANÇADAS, que por ser o que eles chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL

    UM MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO; interligado não por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS, infinitamente mais avançados do que eles conhecem como WI-FI:

    Tal AQUECIMENTO GLOBAL e TERRÍVEIS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, resultam de MAIORES ATIVIDADES no DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que eles tão primitivos quanto os egípcios chamam de SOL, colocando também em MAIRES ATIVIDADES o TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que fica no CENTRO DO NOSSO PLANETA, que os primitivos da NASA e ROSCOSMOS: chamam erradamente de NÚCLEO DE FOGO.

    E desde já perguntando e admoestando:

    Uma FONTE ENERGÉTICA TRANSFORMADORA, em maior atividade de PICO ENERGÉTICO, aquece mais ou não?

    Espero que não demorem muito para entender isso, explicado detalhadamente e simplesmente por mim, porque se fosse de forma complexa: não entenderiam.

    Caso contrário, devido a falta de preparo adequado: BILHÕES IRÃO MORRER.

    Milhares, já estão morrendo.

    Para os das ciências-ainda-a-avançar, que acham que o HOMEM diretamente, é quem está provocando esse AQUECIMENTO::

    A pergunta que não que calar:

    Na antiga ERA GLACIAL, qual o tamanho do REFRIGERADOR que o homem construiu e pôs para funcionar, que resfriou nosso PLANETA?

    Rs. Rs.Rs.

    Estou ganhando todas, inclusive quando afirmei que não foi um METEORO quem exterminou os DINOSSAUROS porque ELEFANTE É DINOSSAURO, AVESTRUZ É DINOSSAURO, RINOCERONTE É DINOSSAURO, e até FRANGO É DINOSSAURO:

    Só agora descobriram que não foi mesmo: um METEORO.

    Se tudo que DESCOBRI, AFIRMEI, E PROVEI, baseado em LÓGICAS CIENTÍFICAS, não já aconteceu, está acontecendo, e não acontecer:

    O enganador científico serei eu: e perdi para você.

    BOA SORTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto! Como não soube responder a pergunta que fiz sobre de onde tira essas maluquices então voltou pra história dos peidos de vaca e refrigeradores da Era Glacial!

      Sim, seu Bé Zonifácio, a alquimia deu origem à Quimica moderna; isso está correto. Mas sabe porque? Porque os primeiros químicos perceberam que a anterior alquimia não era científica. Era baseada em crendices, arbitrariedades e noções que não correspondiam à realidade. Então, expurgaram as concepções privadas de comprovação e inauguraram uma verdadeira ciência, a Química, baseada no rígido método científico. Alguém hoje em dia voltar à alquimia seria retrocesso!

      Essas ideias suas me fazem lembrar de um paciente que tivemos aqui no ano passado. O coitado dizia que as sombras das coisas correspondiam a sentimentos: uma sombra era a felicidade, outra era a raiva, outra era a tristeza, outra a alegria... O doutor e os psicólogos perguntavam pra ele: "Mas como você pode comprovar que cada sombra representa um sentimento? O que leva a distinguir que determinada sombra é um determinado sentimento?" Ao que o paciente respondia: "Mas tu é burro?! Não tá vendo que essa sombra é grande? Então essa é a minha felicidade! Tá vendo aquela? Ela é mais redonda, então é a raiva!"

      Parece o Sr com essas histórias de ELEMENTOS RETROPROJETADOS DA 79a ERA, de RECICLADOR TERMONUCLEAR MACRONANOQUÂNTICO, e etc. Não importa que alguém mostre o quão absurdo isso é, a loucura não te deixa perceber com clareza que isso não faz sentido nenhum.

      O doutor tá falando aqui: "Fala pra esse cara consultar um psiquiatra, as vezes dá até pra tratar em casa!" Ouve o doutor, seu Bé Zonifácio, procura ajuda!

      Excluir
  7. FICAMOS ASSIM ACORDADO EM TERMOS:

    Cada coisa que acontecer, contrariando o que os das ciências-ainda-a-avançar incluindo tu, disserem: e bater como o que eu DESCOBRI, AFIRME E PROVEI no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS:

    Aqui retornarei, para zombar de ti.

    E se tudo que eu DESCOBRI E AFIRMEI, incluindo que os lunáticos nunca pisaram no ESTABILIZADOR que chamam erradamente de LUA, porque com exceções de sondas não tripuladas que enviam, nunca atravessaram os CINTURÕES DE VAN ALLEN: e jamais atravessarão.

    E se pelo próprio homem, verdadeiramente, cosmonautas humanos, pisarem no ainda 4° ELEMENTO do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que como primitivos há mais de 2 MIL anos, ainda chamam de MARTE deusinho da guerra, e SISTEMA SOLAR:

    10 MIL DÓLARES AMERICANOS: vou te pagar ZÉ HOSPÍCIO.

    Deixando bem claro que não sou TERRAPLANISTA, porque analfabeto científico: não sou.

    E na medida que forem derrubando comprovadamente e verdadeiramente, o que eu DESCOBRI CIENTIFICAMENTE E ENERGETICAMENTE:

    Tu aqui retornarás, para zombar de mim.

    Que todos sirvam: como TESTEMUNHAS.

    Disputa encerrada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que o Sr "descobriu", seu Bé Zonifácio? Que a Terra não se chama Terra, que a Lua não se chama Lua, que o Sol não se chama Sol, que o Sistema Solar é parecido com um átomo (coisa que Niehls Bohr já fez há mais de cem anos) e que estão ocorrendo mudanças climáticas (coisa que já vem sendo anunciada há décadas)?

      Isso não são "descobertas", são delírios.

      Excluir
  8. Niels Bohr, suspeitou apenas que o que chamavam erradamente de SISTEMA SOLAR, fosse parecido com o MODELO ATÔMICO, por ele desenhado. Afirmou também improcedentemente, que dentro do ÁTOMO, ELEMENTOS SALTAVAM DE ÓRBITA, o que ficou conhecido: como "SALTO QUÂNTICO". Tanto foi improcedente, que atualmente os das ciências-ainda-a-avançar, afirmam também improcedentemente, que "ELEMENTOS ATÔMICOS DESAPARECEM NUMA DETERMINADA ÓRBITA: E REAPARECEM EM OUTRA.


    E JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS, BONI, não BOHR:

    Afirma de forma inconteste e imutável, que tanto dentro do MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam de ÁTOMO, quanto dentro do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam primitivamente como os antigos egípcios chamavam, de SISTEMA SOLAR:

    Ocorrem, MICROS e MACROS DESPROJEÇÕES E REPROJEÇÕES ELEMENTARES ORBITAIS ATÔMICAS.

    Com apenas uma diferença:

    No MICRO, em menos-espaços-tempos-i: e no MACRO, em mais-espaços-tempos-i.

    O 2° que ocorreu no MACRO, foi registrado numa época muito antiga de quase total desconhecimento científico e total desconhecimento do ÁTOMO: erradamente como DILÚVIO.

    Até mesmo físicos, matemáticos e teólogos, não ararinhas e sabiás desse BRASIL, e até um do EUA: já admitem que certo estou.

    Que se também o ÁTOMO, pode ser chamado corretamente por mim, como MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, e não erradamente como chamam MODELO ATÔMICO: o que chamam erradamente e primitivamente também de SISTEMA SOLAR, incontestavelmente também é: um MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR.

    Agora discutir com alguém, que além de se vê e ver os brasileiros, como loucos, ararinhas e sabiás:

    Não dá!

    Eu não tenho problema algum em admitir que o RICHARD seja um cara genial, porque eu: também sou.

    Muito menos invejá-lo: em inteligência.

    Inteligência científica e energética, eu tenho de sobra, graças a QUEM me criou.

    Do tipo ALBERT EINSTEIN, NECESSITARIAM SOMAR UNS DEZ: PARA CHEGAR AOS MEUS PÉS.

    Do tipo STEPHEN HAWKING, mesmo que somassem uns MIL, sequer daria para iniciar um simples debate científico, com o MÚLTIPLO CIENTISTA ENERGÉTICO DO BRASIL.

    O importante para mim, é que ninguém, nem do BRASIL, e nem do EXTERIOR: me convencerá do contrário.

    O aqui já foi encerrado, vê lá na atual postagem: o perguntado.

    Como tu te achas literata intelectualizado, o nome do genial cientista dinamarquês: tu escrevestes errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O doutor pediu pra destacar umas afirmações suas aqui:

      "Até mesmo físicos, matemáticos e teólogos, não ararinhas e sabiás desse BRASIL, e até um do EUA: já admitem que certo estou."

      "Eu não tenho problema algum em admitir que o RICHARD seja um cara genial, porque eu: também sou."

      "Inteligência científica e energética, eu tenho de sobra, graças a QUEM me criou."

      "Do tipo ALBERT EINSTEIN, NECESSITARIAM SOMAR UNS DEZ: PARA CHEGAR AOS MEUS PÉS."

      "Do tipo STEPHEN HAWKING, mesmo que somassem uns MIL, sequer daria para iniciar um simples debate científico, com o MÚLTIPLO CIENTISTA ENERGÉTICO DO BRASIL."

      Aí ele pediu pra colocar isso aqui:

      "Classificação Internacional De Doenças - CID-10, item F.30.2g

      F30.2 Mania com sintomas psicóticos

      Presença, além do quadro clínico descrito em F30.1, de IDEIAS DELIRANTES (EM GERAL DE GRANDEZA) ou de alucinações (em geral do tipo de voz que fala diretamente ao sujeito) ou de agitação, de atividade motora excessiva e de fuga de idéias de uma gravidade tal que o sujeito se torna incompreensível ou inacessível a toda comunicação normal."

      E ele te pediu pra ver esse link aqui sobre as suas ideias de grandeza
      http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53285-dia-mundial-do-transtorno-bipolar

      Ah, e o doutor pediu pra reforçar de novo: PROCURE UM PSIQUIATRA!!!

      Excluir
    2. ZÉ HOSPÍCIO;

      Como tu mesmo aqui dissestes na matéria posterior, que os loucos, só tu e eu:

      Vou fingir, que para ti perdi: e tu finges, que me venceu.

      Entendeu?

      Rs.Rs.Rs.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Nada tenho contra, a quem gosta do mesmo sexo. Mas gosto de mulher, sou casado com uma inteligentíssima: e lindíssima!

      Já o ZÉ HOSPÍCIO, não sei!

      Pode ser apenas ADMIRAÇÃO OBSESSIVA CIENTÍFICA. Ele até pensa, que é psiquiatra!

      Ser for, não muito bom, porque diagnostica: de forma equivocada.

      Pergunta pra ele, se ele, é homossexual.

      Se for: só amizade.

      Excluir
    2. Não, melhor não!

      Aqui no hospício me colocaram pra dividir o quarto com o Zé Minhoca e tá osso aguentar ele com medo dos lagartos intraterrenos contratados pelo Kim Jong-Un grampearem is pensamentos dele! Já pensou se o doutor coloca o Bé Zonifácio pra assustar o rapaz com essas birutices de 8a DIMENSÃO DA ERA DA MELANCIA QUADRADA, MACROMICROCOMBO DE PULSO DE ENERGIA ARLUVIANA, TRANSMUTAÇÃO ELEMENTAR DA 5a PROJEÇÃO DA GAIOLA... Aí que o Zé Minhoca não melhora mesmo!

      O Sr vai ter que dividir quarto com o Napoleão, Bé Zonifácio. Se ele te encher muito a paciência é só gritar, "Olha o inverno russo!" que ele sossega.

      Excluir
    3. Tu gostas do Minhoca?

      Melhor te deixar falando sozinho.

      Excluir
  10. Caros Senhores.

    Acho hilário seus comentários!!!

    Excelentes!

    ResponderExcluir
  11. Galeria do Meteorito já foi bem frequentado, depois que esse Bé Zonifácio chegou com essa mania de trocar o nome das coisas e falar que é o maior cientista do mundo isso aqui só caiu. Parabéns Zé Hospício, pensei que você era maluco mas provou ser um cara bem inteligente. Quando penso que to ficando doido eu entro aqui e leio esses comentários, ai eu vejo que estou bem. kkkk

    ResponderExcluir
  12. Desconhecido; o Shakyamuni, acima identificado: acha o Zé Hospício engraçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho engraçado é você perder tempo renomeando coisas que outras pessoas descobriram, se fosse inteligente como diz estaria fazendo algo mais produtivo.

      Excluir