Plutão tem um oceano escondido - e isso pode ser MUITO comum em todo o Universo

Novo estudo abre portas e aumenta consideravelmente as chances de vida fora da Terra


Os oceanos subterrâneos, como aqueles que os cientistas acreditam existir sob a superfície gelada de Plutão, podem ser muito comuns em todo o Universo.



Uma camada de gás "isolante" provavelmente mantém o oceano de água líquida de Plutão, não permitindo que ele congele, segundo novo estudo publicado na revista Nature Geoscience.

E algo semelhante pode estar acontecendo não só em mundos gelados do nosso Sistema Solar, como também em mundos espalhados por todo o Universo, disseram os membros da equipe.


"Isso pode significar que há mais oceanos no Universo do que se pensava anteriormente, tornando a existência de vida extraterrestre mais plausível", disse o principal autor Shunichi Kamata, da Universidade de Hokkaido, no Japão.




A ideia de que existe um oceano escondido abaixo da crosta gelada de Plutão é reforçada pela localização de Sputnik Planitia - uma planície de 600 quilômetros de gelo de nitrogênio que forma a parte esquerda do famoso "coração de Plutão".

Coração de Plutão e localização do possível oceano de água líquida em Plutão
"Coração de Plutão" e localização do possível oceano de água líquida no planeta anão.
Créditos: NASA / APL / SwRI

Observações feitas pela sonda New Horizons, da NASA, mostraram que Sputnik Planitia está alinhada com o eixo das marés de Plutão - a linha ao longo da qual a atração gravitacional da maior lua do planeta anão, Caronte, é mais poderosa. Os cientistas acreditam que isso acontece devido a massa extra concentrada na região de Sputnik Planitia e seu entorno.




Essa massa extra provavelmente vem do gelo de nitrogênio acumulado na planície, assim como da água do oceano subterrâneo, que foi liberada após o impacto de um cometa que formou a Planície Sputnik, sugere uma pesquisa anterior.


Mas como poderia um oceano subterrâneo permanecer líquido ao longo dos 4,6 bilhões de anos do Sistema Solar?

Plutão não orbita um gigante gasoso (como Júpiter), portanto seu interior não é aquecido por intensas forças de maré como acontece nas luas Europa, de Júpiter, e Encélado, de Saturno - os quais também abrigam oceanos escondidos. Então como isso é possível?

Interior de Plutão proposto em novo estudo - Nature Geosciences
Interior de Plutão proposto em novo estudo.
Créditos: Nature Geosciences



Localização do possível oceano subterrâneo em Plutão
Localização do possível oceano subterrâneo em Plutão.
Créditos: NASA / JHUAPL / SwRI

Kamata e seus colegas sugerem que uma camada isolante de "hidratos de gás" - uma mistura sólida de gelos e gases - abaixo da crosta gelada de Plutão seja o responsável. Em seguida, os pesquisadores realizaram simulações de computador para testar essa ideia. O resultado foi que essa camada de hidratos de gás pode realmente manter o oceano em estado líquido por centenas de milhões de anos.




Não está claro qual seria a composição dos gases misturados com gelo de água nessa camada, tampouco existe uma certeza de que ela existe. Uma alternativa, de acordo com os pesquisadores, é que o metano seria um bom candidato, em parte porque a atmosfera rarefeita de Plutão tem falta dele.

Falaremos sobre essa grande novidade em uma transmissão ao vivo que acontece hoje (20) no Youtube, que também estará disponível logo abaixo.

Aproveite e se inscreva em nosso canal (participe do sorteio)!



Imagens: (capa-NASA) / NASA / APL / SwRI / Nature Geosciences / JHUAPL
20/05/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários:

  1. Não faz muito tempo diziam que água líquida era um recurso raro e valiosíssimo, obras de ficção traziam ets caçadores de água, kkkkk parece que é mais comum que chuchu na cerca... A vida narrada como tão valiosa segue o mesmo principio, deve ser igual Tiririca praguejando o universo!!! Mas tem gente que ainda acha que somos especiais, a obra de um deus, kkkk é muita estupidez e arrogância.

    ResponderExcluir
  2. Volta Zezinho Bonifácio!

    ResponderExcluir