Raio atinge foguete russo durante lançamento

raio atinge foguete russo
Aconteceu hoje (27 de maio). Autoridades russas declararam que tudo está operando perfeitamente


Um raio atingiu um foguete russo Soyuz durante o lançamento de um satélite nessa segunda-feira (27 de maio). Ao ver as imagens ficamos assustados e logo imaginamos um grande desastre. Mas não se preocupem: por incrível que pareça, está tudo sob controle, e a missão não foi prejudicada, disseram autoridades russas.



O fenômeno inusitado aconteceu durante o lançamento do sistema de navegação Glonass-M, no Cosmódromo de Plesetsk, na Rússia, a cerca de 800 quilômetros ao norte de Moscou às 9h23 (horário local). Em um comunicado oficial, a Roscosmos (agência espacial russa) informou que o foguete atingiu a órbita com sucesso.

Foguete russo Soyuz é atingido por raio durante lançamento em 27 de maio de 2019
Foguete russo Soyuz é atingido por raio durante lançamento em 27 de maio de 2019.
Créditos: Roscosmos / Dmitry Rogozin / Twitter

"O raio não é um obstáculo para você!" escreveu Dmitry Rogozin no Twitter. Dmitry (diretor geral da Roscosmos) aproveitou sua postagem para parabenizar a equipe de lançamento do Glonass-M e as Forças Militares. Ele compartilhou o vídeo que mostra o momento exato em que o foguete é atingido pelo raio.


O foguete lançado pela Roscosmos leva Glonass-M - o último de uma série de satélites de navegação para serviços militares e civis da Rússia. "Uma conexão telemétrica estável é estabelecida e mantida com a espaçonave", escreveram os funcionários do Ministério de Defesa da Rússia. "Os sistemas de bordo da nave espacial Glonass-M estão funcionando normalmente."

Falaremos sobre isso ao vivo em nosso canal no Youtube, e mostraremos o momento em que o foguete Soyuz foi atingido pela descarga elétrica.

A transmissão ao vivo também estará disponível logo abaixo. Aproveite e se inscreva em nosso canal. Participe também do sorteio (clique aqui e saiba mais).


É raro presenciarmos foguetes sendo atingidos por raios durante seus lançamentos, mas não é a primeira vez que isso acontece. Em novembro de 1969, o foguete Saturno V da missão Apollo 12, da NASA, com destino a Lua, foi atingido duas vezes seguidas.




Alguns displays internos da tripulação apresentaram falhas, mas o "Foguete Lunar" conseguiu alcançar a órbita com sucesso. Após revisar os sistemas, os controladores de voo disseram que os sistemas da Apollo 12 estavam em boas condições, e apesar do susto, a missão continuou sem problemas, e o pouso na Lua ocorreu como planejado.


Imagens: (capa-Roscosmos/divulgação) / Roscosmos / Dmitry Rogozin / Twitter
27/05/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. a pergunta que deveria ser é, o que ele carregavam naquele foquete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá falando na matéria. O foguete levava um satélite Glonass-M, que é usado para sistemas de navegação, tipo GPS.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "Vá para o raio que o parta!". Opa, esse não.

    ResponderExcluir