Enorme estrutura escondida sob a superfície da Lua é descoberta por cientistas

enorme estrutura escondida na Lua
Com mais de 2 bilhões de quilos e 300 quilômetros de extensão é possível que a estrutura tenha sido formada por um asteroide


A Lua nos oferece alguns dos melhores registros de impactos do nosso Sistema Solar, com crateras muito bem preservadas que nos permitem estudar os primórdios da formação do nosso sistema.



E agora, um novo estudo recém publicado no journal Geophysical Research Letters por cientistas da Universidade de Baylor, no Texas, revelou uma estrutura gigantesca escondida sob a superfície lunar.

A região Aitken Basin no Polo Sul da Lua tem sido investigada por diversas agências, inclusive foi alvo do pousador chinês Chang’e-4. Agora essa área ficou ainda mais interessante.


Os cientistas descobriram uma estrutura que se estende por cerca de 300 quilômetros e pesa 2.18 bilhões de quilos, escondida sob a superfície lunar. De acordo com as medições, a grande massa de metal pode se estender por cerca de 1 quilômetro de profundidade

"Imagine pegar uma grande pilha de metal 5 vezes maior que a grande ilha do Havaí e enterrá-la no subsolo. Essa é a quantia inesperada de massa que nós detectamos", disse Peter B. James, principal autor do estudo em um comunicado.




A descoberta foi possível graças ao projeto Grail da NASA, que detecta mudanças sutis no campo gravitacional da Lua. Dessa forma é possível estudar a composição interna de nosso satélite natural.

enorme estrutura encontrada abaixo da superfície da Lua
Gráfico mostra a topografia do Lado Oculto da Lua.
As cores quentes indicam lugares mais elevados, enquanto as cores frias indicam regiões mais baixas.
O círculo pontilhado mostra a região onde a anomalia foi encontrada.
Créditos: NASA / GSFC / University of Arizona

"Quando nós combinamos isso com informações da topografia da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, descobrimos a grande quantidade inesperada de massa sob o polo sul em Aitken basin. Uma das explicações dessa massa extra é que o metal do asteroide que criou essa cratera ainda está depositado no manto lunar", completou James. 




A equipe de cientistas fez simulações de computador para explicar a anomalia e descobriu que ela pode ter sido criada por um asteroide a cerca de 4 bilhões de anos atrás.

Outra explicação se concentra na solidificação da Lua, sugerindo que a concentração de elementos pode ter se formado enquanto o magma da Lua se resfriava e se estabilizava.




O interesse em Aitken Basin por várias agências espaciais se deve a suas características muito especiais, que nos permite compreender os riscos e resultados de impactos de asteroides, bem como a composição interna da Lua, revelando sua história. Conhecer o passado nos permite ter uma base do que pode acontecer no futuro.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / GSFC / University of Arizona
12/06/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

14 comentários:

  1. Curioso esse interesse das agências na região de Aitkin Basin, conspiradores dirão que essa estrutura é alienígena! Particularmente acho que o interesse é a extração de minério...e que comece a era do extrativismo espacial, ao infinito e além!

    ResponderExcluir
  2. Quando li o título da postagem, a primeira coisa que veio na cabeça foi o monolito TMA-1 do filme "2001 - Uma Odisseia no Espaço".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só revelaram que é uma estrutura,mas de que será?

      Excluir
    2. Poderia; não. É mesmo um balanceamento para chegarmos ao aperfeiçoamento do Estado de Planeta Fértil da Terra 🌎. T.Buta

      Excluir
  3. O monolito alienígena é o de fobos.

    ResponderExcluir
  4. Que a Lua é bastante estranha todos sabemos, se algum dia o ser humano for até lá, talvez a gente desvende esse mistério!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aham. O último em 1972 com uma tecnologia de processamento de dados menor do que de um celular de hoje. E nunca mais voltou. É mais fácil acreditar em gnomos de jardim.

      Excluir
  5. Bom q temos um lugar para minerar
    Materia para fabricação de naves ou casano espaço
    Futura vao fazer robôs para minera

    ResponderExcluir
  6. Isso me soa familiar... Estrela da morte do Star Wars

    ResponderExcluir