Não é estrela - Júpiter atinge ponto de maior aproximação com a Terra

jupiter no céu - como encontrar jupiter
Podendo ser visto a olho nu, sem auxílio de equipamentos óticos, Júpiter chama atenção nos céus de todo o mundo


Hoje, 10 de junho, Júpiter atinge o auge de sua oposição. Isso acontece porque o maior planeta do Sistema Solar está exatamente oposto ao Sol, permitindo sua observação durante toda a noite.



Visível na constelação de Ophiuchus, Júpiter permanece presente no céu noturno durante toda a noite, nascendo a leste ao anoitecer, e se pondo à oeste no amanhecer. À meia-noite (do seu horário local) Júpiter atinge seu ponto de maior altura nos céus, chegando próximo ao zênite (ponto do céu acima de nossas cabeças).

Júpiter no ponto mais alto do céu à meia-noite de 10 de junho de 2019
Júpiter no ponto mais alto do céu à meia-noite de 10 de junho de 2019 (oposição).
Próximo de Júpiter, Saturno também se aproxima de sua oposição que ocorre em 9 de julho de 2019.
Créditos: STELLARIUM

Praticamente no mesmo momento em que Júpiter atinge oposição, ele também chega no seu ponto de maior proximidade com a Terra (perigeu), o que o torna maior e mais brilhante - o melhor momento para observação do gigante de gás. Júpiter estará em seu ponto de maior proximidade com a Terra em 11 de junho de 2019 - o horário específico: 23h58 pelo horário de Brasília.


Cada dia após sua oposição (10 de junho), Júpiter atinge seu ponto de maior altura nos céus 4 minutos mais cedo. Como exemplo, no dia 20 de junho, Júpiter estará no ponto mais alto do céu por volta da 23h20.




No dia 16 de junho, Júpiter poderá ser visto próximo da Lua, numa conjunção magnífica, como vemos abaixo:

Conjunção Lua e Júpiter em 16 de junho de 2019
Conjunção Lua e Júpiter em 16 de junho de 2019.
Créditos: STELLARIUM

Para observar essa bela conjunção no dia 16 de junho de 2019, basta olhar a leste assim que anoitecer - a Lua estará na fase Cheia.

Seja através de binóculos, telescópios, lunetas, ou até mesmo a olho nu, não perca a chance de observar Júpiter nos céus de sua cidade. Outra oportunidade como essa só em 14 de julho de 2020...


Falaremos sobre a oposição e máxima aproximação de Júpiter com a Terra em uma transmissão ao vivo no Youtube (que também estará disponível logo abaixo).

Aproveite e se inscreva em nosso canal. Ative o sininho para receber as notificações.



Imagens: (capa-iilustração/STELLARIUM) / STELLARIUM
10/06/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. muito bonito mesmo. observei com um telescopio de 114mm e deu para ver tudo.

    ResponderExcluir