Oceano de Europa lua de Júpiter tem 'sal de cozinha' igual aos oceanos da Terra

oceano lua europa de jupiter igual oceano da terra
O imenso oceano que se esconde sob a camada de gelo da lua Europa, de Júpiter, pode ser incrivelmente similar aos oceanos da Terra, revela novo estudo


Os cientistas pensavam que os sais de sulfato dominavam o oceano escondido de Europa, que abriga cerca de duas vezes mais água do que todos os mares da Terra juntos. Agora, o telescópio espacial Hubble detectou o que parece ser cloreto de sódio (NaCl) na superfície gelada de Europa.



O NaCl - basicamente o que usamos para salgar nossos alimentos - vem dos oceanos, disseram membros da equipe. E isso é empolgante, já que a salinidade dos oceanos da Terra vem principalmente do NaCl.

"Precisamos reavaliar nossa compreensão sobre a composição da superfície de Europa, bem como sua geoquímica interna", disse Samantha Trumbo, principal autora do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena. "Se esse cloreto de sódio é realmente reflexo da composição interna, então (o oceano de Europa) pode ser mais parecido com o da Terra do que costumávamos pensar."


A espaçonave Galileo, da Nasa, que orbitou Júpiter de 1995 a 2003, avistou algumas manchas amareladas na superfície de Europa. Em seguida, experimentos de laboratório realizados em condições que simulavam a superfície de Europa sugeriram que o NaCl irradiado pode ser responsável por isso.

Samantha e seus colegas foram à procura de sinais de NaCl na lua Europa. Eles usaram o instrumento STIS (Space Telescope Imaging Spectrograph) do Hubble em quatro observações ocorridas em 2017, mas que só agora foram reveladas.




Eles detectaram linhas de absorção de 450 nanômetros - característica do NaCl. Mas essa assinatura não estava espalhada por toda Europa, mas apenas no face que está sempre voltada pra Júpiter. [Assim como a Lua da Terra, Europa tem rotação sincronizada com seu planeta, portanto sempre a mesma face fica voltada à ele]

Europa lua de Júpiter - ilustração
Ilustração artística de Júpiter visto a partir da superfície de sua lua Europa.
Créditos: divulgação

Além disso, o NaCl está concentrado em "regiões de caos" - áreas complexas, perturbadas e geologicamente jovens da superfície de Europa, onde o material do oceano pode estar sendo liberado.


A face de Europa que não fica voltada pra Júpiter é constantemente atingida por compostos de enxofre expelidos por Io, outra lua do gigante gasoso. Mas a face voltada para Júpiter fica protegida dessa "chuva cósmica".




Com isso, Samantha e seus colegas acreditam que a face de Europa protegida por essa chuva de Io deve representar melhor sua reação composição. "Estamos confiantes de que o cloreto de sódio está vindo do interior", disse ela. "Mas não temos tanta certeza de que esse elemento existe em tamanha abundância no oceano subterrâneo", disse ela.

ilustração oceano de Europa, lua de Júpiter
Ilustração artística do oceano subterrâneo de Europa, lua de Júpiter.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Ainda é possível que os sais de sulfato - como o sulfato de magnésio, comumente conhecido como sal de Epsom - dominem os mares de Europa, e talvez o cloreto de sódio seja apenas um componente com menor abundância. De fato, experimentos feito aqui na Terra sugerem que oceanos como o de Europa podem ter uma grande quantidade de sulfato no início de sua existência. "Se você mergulhar meteoritos na água, eles liberam sulfatos", disse Samantha.




Ainda assim, dependendo dos processos geológicos, o NaCl pode dominar os oceanos de Europa. Isso poderia acontecer se sistemas hidrotermais existirem no fundo do mar, e Europa pode ter esses sistemas. Aqui na Terra eles existem, e é bastante provável que até mesmo em Encélado, lua de Saturno, sistemas hidrotermais ocorram em seu mar escondido.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / divulgação
13/06/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários:

  1. Europa já era fascinante, mas a cada descoberta ela se torna ainda mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comissário Gordon, o Sr por aqui? Não sabia que o Sr gostava de Astronomia! E o Chefe O'Hara, como está?

      Excluir
    2. Ô Zé, meu querido! Eu adoro Astronomia, sempre foi meu maior hobby!

      Então, o Chefe O'Hara tá no hospital internado com gonorreia. Depois q o Bátimã e o Robbin entregaram a fita que mostra tudo, eu pedi pro Chefe O'Hara vigiar a minha mulher e do nada ele apareceu com gonorreia. Não sei o que foi que aconteceu c ele.

      Excluir
    3. Isso é coisa que andam colocando na sua cabeça, Comissário...

      Excluir
  2. zé hospício e comissário Gordon. vcs são os melhores. kkkk rsrsrs hahahahah

    ResponderExcluir