Confirmado: Cometa Borisov é mesmo um Visitante Interestelar

confirmado cometa interestelar
Além de confirmada sua origem, o objeto interestelar ganhou nome: 2I / Borisov


O primeiro visitante interestelar conhecido recebeu o nome oficial de 'Oumuamua, que significa "patrulheiro" ou "batedor". Esse novo objeto interestelar tem um nome menos romântico, mas define um padrão para futuras descobertas que devem se tornar comuns: 2I / Borisov.


A União Astronômica Internacional (IAU) disse em um comunicado que o objeto originalmente designado C / 2019 Q4  é de fato um objeto interestelar.

O cometa interestelar (ao que tudo indica, parece mesmo ser um cometa) ganhou o nome de 2I / Borisov. O "I" significa interestelar. O "2" significa que é o segundo objeto conhecido pelos astrônomos. E após uma longa convenção de nomenclatura para cometas, Borisov é o nome de seu descobridor.


O comunicado da IAU:
Em 30 de agosto de 2019, o astrônomo amador Gennady Borisov, do observatório MARGO, na Crimeia, descobriu um objeto com aparência de cometa. O objeto tem um coma condensada e, mais recentemente, uma cauda curta foi observada. Borisov fez essa descoberta com um telescópio de 65 cm que ele mesmo construiu.
Depois de uma semana de observações de astrônomos amadores e profissionais de todo o mundo, o Centro de Planetas Menores da IAU conseguiu calcular uma órbita preliminar, sugerindo que esse objeto seja interestelar - o segundo conhecido por ter passado pelo Sistema Solar ...
2I / Borisov fará sua máxima aproximação com o Sol (atingirá seu periélio) em 7 de dezembro de 2019, quando estará a 2 unidades astronômicas [1 UA ou distâncias entre a Terra e o Sol] do Sol e também 2 UA da Terra. Em dezembro e janeiro, espera-se que [o objeto] esteja mais brilhante no céu do sul. Ele começará sua jornada de saída, eventualmente [provavelmente] deixando o Sistema Solar para sempre...
As estimativas dos tamanhos dos cometas são difíceis porque o pequeno núcleo cometário está incorporado na coma, mas, a partir do brilho observado, 2I / Borisov parece ter cerca de alguns quilômetros de diâmetro. Um dos maiores telescópios do mundo, o Gran Telescopio Canarias de 10,4 metros nas Ilhas Canárias, já obteve um espectro de 2I / Borisov e descobriu que ele se assemelha aos de núcleos cometários típicos.

Cometa Interestelar Borisov - The Virtual Telescope
Cometa Interestelar C/2019 Q4 Borisov.
Créditos: The Virtual Telescope

O que fez os astrônomos terem a certeza de que este objeto é de fato interestelar, ou seja, não pertence ao nosso sistema, é sua órbita, que já foi analisada o suficiente para revelar sua inclinação. Após passar próximo do Sol, 2I / Borisov seguirá para fora do Sistema Solar novamente e (provavelmente) não voltará.




A órbita de 2I/Borisov é hiperbólica. Cometas que se originam na Nuvem de Oort, após serem perturbados e arremessados para o Sistema Solar Interior, também têm órbitas hiperbólicas. Mas de acordo com o comunicado oficial da IAU, "Nenhum objeto tem uma órbita tão hiperbólica quanto a de 2I / Borisov. Esta conclusão é suportada de forma independente pelo JPL Solar System Dynamics Group da NASA. Chegando apenas dois anos após a descoberta do primeiro objeto interestelar 1I / ‘Oumuamua, essa nova descoberta sugere que esses objetos podem ser suficientemente numerosos para fornecer uma nova maneira de investigar processos em sistemas planetários além do nosso.




A IAU também disse que os astrônomos estão observando incessantemente esse objeto interestelar, que continuará sendo visível por muitos meses, permitindo uma observação melhor do que seu antecessor 1I/ 'Oumuamua.


Imagens: (capa-The Virtual Telescope) / The Virtual Telescope
27/09/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário