Índia perde contato com pousador durante histórica tentativa de pousa na Lua

india perde contato com pousador lunar
A fatalidade impossibilitou a Índia de garantir o quarto lugar dos países que já conseguiram realizar um pouso controlado na superfície lunar


A Índia perdeu o contato com seu módulo lunar Vikram nessa sexta-feira (6 de setembro) durante a tentativa de fazer história como o primeiro país a pousar perto do pólo sul lunar. A anomalia de pouso  frustrou os indianos com o sonho de se tornar o quarto país a realizar um pouso controlado na Lua.


Antes da fatalidade, tiveram minutos de tensão no centro de controle de missões da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), que projetou a espaçonave Chandrayaan-2. A primeira-ministra Narendra Modi havia chegado ao local no Centro Espacial Satish Dhawan, em Sriharikota, Índia, para acompanhar a aterrissagem do pousador Vikram.


O anúncio chegou às 20:48 UTC, por K. Sivan, diretor da ISRO. "A descida de Vikram como planejada ocorreu até uma altitude de 2,1 quilômetros", disse Sivan a partir do centro de controle da missão. "Posteriormente, as comunicações do pousador com a estação terrestre foram perdidas. Os dados estão sendo analisados."




"A Índia tem orgulho de nossos cientistas!" disse o Primeiro Ministro Narendra Modi, via Twitter. "Eles deram o melhor de si e sempre deixaram a Índia orgulhosa. Esses são momentos para sermos corajosos, e seremos corajosos!"

Chandrayaan-2
Chandrayaan-2 durante a preparação.
Créditos: ISRO / divulgação

"Continuamos esperançosos e continuaremos trabalhando duro em nosso programa espacial", acrescentou Narendra Modi.




A Índia havia anunciado planos preliminares para lançar uma terceira missão lunar, a Chandrayaan-3 em 2024. Como Chandrayaan-2, essa missão incluiria um veículo espacial lunar.

A Índia estava se esforçando para se tornar o quarto país a pousar na superfície lunar, depois dos Estados Unidos, Rússia e China. O acidente fatal da sonda Vikram ocorre poucos meses após a primeira missão lunar de Israel, Beresheet, ter tido um destino semelhante.




Mas, diferentemente de Beresheet, a missão de Chandrayaan-2 continua com o orbitador que continuará circulando a Lua por duas semanas.


Imagens: (capa-ISRO) / ISRO / divulgação
06/09/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

9 comentários:

  1. Parabéns pra eles, tentaram e certeza que não vão desistir, vão tentar de novo. Enquanto isso, na banânia,o datilógrafo tá de boa mamando nas tetas do Estado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desanime, em breve o Brasil vai para o espaço.

      Excluir
    2. Aqui fizemos belíssimos estádios de futebol e grandiosas instalações olímpicas... chupa Índia!

      Excluir
  2. O Brasil é pentacampeão mundial! Chupa Índia!

    ResponderExcluir
  3. Esperava mais dos visitantes do site..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, já eu não esperava menos vindo dos comentários irônicos dos visitantes de um país de terceiro mundo onde seu o governo trata a educação e a ciência como piada, onde os cientistas são "convidados" a se retirar do país para poder trabalhar e o programa espacial é praticamente inexistente.

      Excluir
    2. Quem chega até aqui é porque deva ao menos gostar de ciência e astronomia. Triste ver nossos "nerds" falando tanta bobagem.

      Excluir
  4. Reparem nas sobrancelhas do indiano, atrás do cara de óculos vermelho.Parece um vulcano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK. Falando sério agora, eles acharam onde caiu o pousador.

      Excluir