Asteroide Higia entrará para a lista de Planetas Anões do Sistema Solar

asteroide Higia vai se tornar um planeta anão
Desculpa Ceres, mas tem alguém que vai roubar seu lugar no pódio


O asteroide Hígia deve ganhar o status de planeta anão, e roubar o título de menor planeta anão do Sistema Solar!


Os astrônomos capturaram imagens de alta resolução de Hígia, o quarto maior objeto do Cinturão de Asteroides que fica entre as órbitas de Marte e Júpiter. Eles perceberam que Higia tem forma esférica - um fator imprescindível para que um objeto seja classificado como planeta anão.


Para que um objeto seja considerado planeta anão, ele deve orbitar o Sol (e não um planeta ou outro objeto); não ter limpado sua órbita e ser esférico (um indício de que possui massa suficiente para que seu poder gravitacional puxe tudo para a região central). Higia já preenchia os dois primeiros requisitos, e agora, por ser esférico, já deve ser classificado como planeta anão o mais breve possível.

A equipe de astrônomos liderada pelo pesquisador Pierre Vernazza, do Laboratoire d'Astrophysique de Marseille, na França, estimou o diâmetro de Higia em pouco mais de 430 km. Como comparação, Higia tem 1/5 da largura de Plutão, que tem um diâmetro de 2.400 km.




Ceres era o detentor do título de menor planeta anão do Sistema Solar, com um diâmetro de quase 950 km. Higia tem menos da metade!

Comparação de tamanhos entre Ceres, Vesta e Higia
Comparação de tamanhos entre Ceres, Vesta e Higia.
Créditos: ESO / P. Vernazza et al. / L. Jorda et al. / ONERA / CNRS

A União Astronômica Internacional, órgão responsável por oficializar nomes e classificações para a Astronomia, fará uma votação com um grupo de astrônomos para que Higia seja classificado como um novo planeta anão do nosso Sistema Solar.

"Graças a essas imagens, o Hygiea pode ser reclassificado como um planeta anão, até agora o menor do Sistema Solar", disse Vernazza em comunicado Observatório Europeu do Sul, que gerencia o instrumento SPHERE (que significa Pesquisa Espectro-Polarimétrica de Exoplaneta de Alto Contraste), instalado no topo do Very Large Telescope do Observatório Paranal do ESO, no Chile.




"Graças ao VLT e ao instrumento ótico adaptativo de nova geração SPHERE, agora estamos fotografando asteroides do Cinturão Principal com resolução sem precedentes, fechando a lacuna entre as observações de missões interplanetárias e terrestres", acrescentou Vernazza.



Imagens: (capa-ESO/P. Vernazza et al.) / ESO / P. Vernazza et al. / L. Jorda et al. / ONERA / CNRS
29/10/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário