Urano Faz Máxima Aproximação com a Terra e Está Visível a Olho Nu

urano maxima aproximaçao com a terra
Veja como encontrar Urano no céu da sua cidade


O planeta Urano, o segundo planeta mais distante do Sistema Solar, está fazendo sua máxima aproximação com a Terra em 2019. Além disso, Urano está em oposição (oposto ao Sol no firmamento). Com isso, além de estar mais brilhante e fácil de ser encontrado, Urano percorre todo o céu, de leste a oeste, do início da noite até o amanhecer.


Urano atingiu oposição às 05h00 BRT (08:00 UTC) de 28 de outubro de 2019. Oposição é quando um objeto está oposto ao Sol, e com isso nasce à leste assim que o Sol se põe à oeste, dominando o céu noturno.


O perigeu (máxima aproximação com a Terra) aconteceu em 27 de outubro. Estamos, portanto, no melhor momento de observação de Urano.




Para encontrar Urano é fácil: ele está na constelação de Áries, ao lado de Touro e próximo das Três Marias que por sua vez, formam o cinturão de Orion.

Se você estiver sob um céu escuro e livre de poluição luminosa, poderá ainda enxergar Urano a olho nu, brilhante quase no limite da visão humana. Utilizando binóculos ou telescópios, Urano se mostra como um pequeno círculo brilhante de cor esverdeada / azulada.




Apesar desse ser o melhor momento para observar Urano, esse gigante de gás continua visível durante algumas semanas.

Teremos uma live hoje (28) mostrando como encontrar Urano no céu. Venha participar! A transmissão ao vivo começa às 22h00 no Youtube (canal Galeria do Meteorito), e também estará disponível logo abaixo:



Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho para receber as notificações.

Imagens: (capa-STELLARIUM) / STELLARIUM / divulgação
28/10/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Está aí uma boa dica, não é sempre que dá para observar Urano sem telescópio. Vou procurar por ele e obrigado pela dica.

    ResponderExcluir