Nova imagem do Cometa Borisov compara seu tamanho com a Terra

cometa borisov comparação com a terra
Além de vermos a bela cauda do cometa, podemos ter a perfeita ideia de seu tamanho


O objeto interestelar 2I/Borisov vaga pelo nosso Sistema Solar, e se aproxima cada vez mais de nosso planeta, proporcionando imagens cada vez melhores.


Agora uma nova foto mostra com mais detalhes a sua cauda, que já chega a 160 mil quilômetros de comprimento, o que dá 14 vezes o tamanho da Terra.

Daí a ideia dos cientistas de fazerem uma comparação de tamanho entre o Cometa Borisov e o nosso planeta.

cometa borisov 1
Cometa Interestelar Borisov em comparação com a Terra (em escala).
Créditos: Pieter van Dokkum / Cheng-Han Hsieh / Shany Danieli / Gregory Laughlin

"É humilhante perceber o quão pequena a Terra é comparada a esse visitante de outro sistema estelar", disse em um comunicado Pieter van Dokkum, um dos cientistas que fizeram a nova imagem.




Com máxima aproximação prevista para 8 de dezembro de 2019, ele deve se destacar cada vez mais. Os cientistas pretendem aproveitar cada milímetro da aproximação para tentar compreender melhor esse objeto "alienígena", embora observações recentes do cometa indiquem que ele é muito similar a qualquer outro objeto em nossa vizinhança.




E olha que ele se aproxima a impressionantes 150 km/h! De qualquer forma, Borisov deve continuar dominando a cena nos próximos meses, e novas imagens devem surgir a todo momento.



Imagens: (capa-Pieter van Dokkum / Cheng-Han Hsieh / Shany Danieli / Gregory Laughlin) / divulgação
29/11/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários: