Picos de Oxigênio Detectados em Marte - Um Sinal de Vida Fora da Terra?!

picos de oxigenio em marte
O que poderia explicar os picos de oxigênio registrados em Marte? Vida fora da Terra?!!


Um estudo publicado no periódico Journal of Geophysical Research: Planets, liderado por Melissa Trainer, cientista planetária do Centro de Vôo Espacial Goddard, da NASA, revela picos repentinos de oxigênio na atmosfera marciana. Já que esse fenômeno também pode ser explicado por ser produzido de forma biológica, o assunto ganhou destaque na internet.


A densidade da atmosfera marciana é equivalente a apenas 1% da atmosfera da Terra, e é composta majoritariamente por dióxido de carbono (95%), com traços de nitrogênio e argônio (que compõem 4,5%).

Apesar do oxigênio representar apenas uma pequena fração do ar marciano, o rover Curiosity, que atualmente está fazendo pesquisas na Cratera Gale, detectou aumentos de aproximadamente 30% no nível de oxigênio do Planeta Vermelho.


Um fato curioso é que, os picos de metano em Marte, registrados já há algum tempo, parecem ter relação com os picos de oxigênio, já que ambos ocorrem no verão marciano, e os níveis se estabilizam com a chegada do outono.

oxigenio e metano em marte
Variações Sazonais de oxigênio e metano na Cratera Gale.
O verde representa a primavera; vermelho o verão; amarelo o outono e azul o inverno.
Créditos: NASA

Por sofrerem variações, esses picos não podem ser explicados por processos atmosféricos, mas sim, químicos. Os cientistas não sabem, porém, qual seria a origem desse aumento drástico nos níveis de oxigênio do Planeta Vermelho.


Oxigênio + Metano: Vida em Marte?

Tanto o metano quanto o oxigênio podem ser produzidos de forma abiótica (geológica ou química) como de forma biológica (através da fotossíntese ou de decomposição, no caso do metano).




Aqui na Terra, o oxigênio e o metano reagem formando o dióxido de carbono que é expelido pelos vulcões. Se o mesmo processo geológico ocorrer em Marte, ele explicaria a quantidade de dióxido de carbono em sua atmosfera.

Por outro lado, existe a chance desses fenômenos serem produzidos com a deterioração de material biológico (no caso do metano) ou pela fotossíntese (no caso do oxigênio).




Até o momento, os cientistas não arriscam dizer qual seria o processo responsável pelos picos de metano e agora, de oxigênio no Planeta Vermelho; futuras pesquisas podem elucidar um pouco mais essa questão e quem sabe, tirar a grande dúvida de uma vez por todas.



Imagens: (capa-NASA/Curiosity) / NASA / divulgação
20/11/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

33 comentários:

  1. O pessoal da NASA que até que dominam algumas TECNOLOGIAS, vão demorar para descobrirem o que JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS há bastante espaço-tempo-i, DESCOBRIU, AFIRMOU e PROVOU:

    Que assim como as nossas PREDOMINÂNCIAS ELEMENTARES CORPÓREAS é ÁGUA:

    Do pessoal que habitam o ainda 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam como antigos legionários romanos chamavam primitivamente e indevidamente de MARTE DEUS DA GURRA:

    Ao invés de:

    TERRA, como é no 2° ELEMENTO ORBITAL que chamam primitivamente e indevidamente de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA.

    ÁGUA, como é no 3° ELEMENTO ORBITAL que chamam primitivamente e erradamente de TERRA:

    É AR no 4° ELEMENTO ORBITAL, que chamam primitivamente e indevidamente de MARTE.

    Tanto é que nunca foram vistos fotografados ou filmados por SONDAS DA NASA, e diferentemente de nós, são imunes a todos os tipos de cânceres, vários tipos de doenças, e também a DESCOMUNAL RADIAÇÃO TERMONUCLEAR.

    Se tu te achas genial, acessa o DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, prove-me que habitamos a TERRA, e ganhe como prêmio: UM LAPTOP FABRICAÇÃO DELL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quer dizer com essa abobrinha toda é que nós não habitamos a terra, somos peixes então? Porque aqui é o planeta água do terceiro elemento orbital, a terra para pisar fica só em Vênus, droga! E eu que nem sei nadar direito.

      Excluir
    2. Se eu te disser que TERRA e o 3° ELEMENTO ORBITAL são a mesma coisa!!! Pode enviar meu notebook para o sanatório do Zé do hospício por favor, parece que eles estão sem.

      Excluir
  2. O que quero dizer, é que se FOGO não é PLANETA, ÁGUA não é PLANETA, AR não é PLANETA e EC não é PLANETA:

    TERRA também nunca foi, é, ou será PLANETA, e sim apenas mais uma: das UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS.

    Na verdade a 2° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA.

    1° FOGO.
    2° TERRA.
    3° ÁGUA.
    4° AR.
    5° EC.

    Bastava que o meu sobrenome fosse SMITH, BERG ou KAYAPOV, para que vocês e o restante dos que habitam o 3° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, estivessem dizendo:

    Tudo que esse cara diz, fundamenta-se: dentro de uma lógica científica.

    Mas como além de ser brasileiro como vocês, meu sobrenome é SANTOS:

    Vocês dizem: Tu és burro, analfabeto científico, teu conhecimento é de primário, ilógico, lunático...

    Logo eu, que não chamo primitivamente o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO DO NOSSO 3° ELEMENTO ORBITAL, de LUA.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é primeira vez que você divulga seu sobrenome "Santos" aqui no site, pelo menos é só agora que estou sabendo disso.
      O que quer dizer "EC" ali no 5° elemento? Essa também é novidade para mim, é do planeta Júpiter?
      TERRA é um nome primitivo? Que tal Earth do Inglês? É primitivo também?

      Excluir
    2. Meu sobrenome sempre constou no Blog. EC é ELEMENTO DE COMANDO. E EARTH em inglês, também significa ELEMENTO TERRA, como FOGO FIRE, ÁGUA WATER, e AR AIR.

      Ao contrário de vocês, não digo e nem acho, que vocês sejam burros. Alienados, apegados, e até iludidos, a conceitos científicos ilógicos, primitivos e totalmente absurdos: isso são.

      Se tu colocasses 10 Bilhões de dólares, para que eu apenas dissesse, que TERRA é PLANETA:

      Eu responderia para ti:

      O que eu sei, descobri e acredito não tem preço, porque inteligência: ninguém compra.

      Certa feita, um site publicou matéria em que cientistas tentavam descobrir e definir, quais as atividades do que chamavam de VULCÃO.

      Teve um brasileiro que se identificava como COICE DE MULA, que definiu genialmente VULCÃO, como sendo VÁLVULA DESCOMPRESSORA MAGMÁTICA.

      Hoje todas as vezes que cito VULCÃO, digo conforme definição do genialíssimo cientista brasileiro COICE DE MULA, VÁLVULA DESCOMPRESSORA MAGMÁTICA.

      Não para agrada-lo, mas porque após analisar profundamente, vi que a definição dele: é a mais correta.

      Excluir
    3. Cientista Coice de Mula kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. O seu José Doidofácil, pode parar de vitimismo! Ninguém liga para sobrenome. Não venha nos culpar pelos seus erros. Agora, quanto a provar que você está errado, é simples. Postule uma teoria que não seja dogmática, testável, e que chegue nas mesmas conclusões sempre (tipo aquela teoria de Einstein, que até agora não conseguiu um único argumento sequer). Pois você só sabe falar que provou, mas não provou nada até agora. Lembrando que dizer que provou não é provar. Fazer listinha e trocar nome também não.

      Ass. L.

      Excluir
    5. Eu vou explicar uma coisa, o "Coice de Mula" não era cientista, era um comentarista que adorava tirar o sarro das trollagens que os comentaristas faziam entre si no site do apolo13, o que acontece é que o nível de inteligência dele era acima da média.

      Excluir
    6. Só um adendo a conversa: chamar um vulcão de válvula é uma falácia gigantesca. A definição de válvula diz que nescessarimente deve regular o fluxo de um fluido. Um vulcão é um ponto na crosta terrestre por onde "vaza" magma, mas sem função nenhuma de regular, logo não é uma válvula.

      Ass. L.

      Excluir
  3. Anônimo L - 1
    José Bonifácio - 0

    ResponderExcluir
  4. José Somefácil, escreva tudo como poesia de novo.

    ResponderExcluir
  5. Vocês são um bando de NASARÁTICOS ararinhas-iludidas, que se lá na frente alguém da NASA disser que não habitamos a TERRA e sim o 3° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que por ser HABITÁVEL, por HUMANOS, e constituído predominantemente por HIDROGÊNIO; até que poderia ser chamado de PLANETA-H, mas nunca de TERRA, porque TERRA é apenas uma das UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC, também são, e não PLANETA:

    Vocês como despeitados e invejosos, jamais diriam que isso, o brasileiro JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS, já havia DESCOBERTO.

    Mais uma vez para vocês, pesamento por mim procriado:

    SINTO NOS INVEJOSOS
    A INCAPACIDADE DE UM DIA SEREM
    COMO OS INVEJADOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto você "procriou" esse pensamento pelo único orifício restante né...

      Ass. L.

      Excluir
    2. Só mais um pergunta, pó que a sua teoria segue essa ordem?
      1° FOGO.
      2° TERRA.
      3° ÁGUA.
      4° AR.
      5° EC.

      Por que não essa:
      1° Agua
      2° Ar
      3° Fogo
      4° Terra

      E que raio de elemento é esse EC, e o que ele tem a ver com o resto?
      Qual a lógica disso?

      Ass. L.

      Excluir
    3. Estrou vendo se repetir aquela história do cara, que estava tão convencido que se passasse suco de limão no corpo, iria ficar invisível, e assim tentou assaltar um banco. E o pior, ficou indignado com o fato de todos estarem vendo ele, pois estava completamente crente de que estava invisível. Moral da história: A ignorância blinda a mente, da verdade.

      Ass. L.

      Excluir
    4. "Vocês são um bando de NASARÁTICOS ararinhas-iludidas,..." Quem é o iludido mesmo? Estou rindo muito disso.
      Nosso planeta é constituído predominantemente por hidrogênio? Nós moramos num planeta gigante gasoso igual Júpiter então? Você acha mesmo que a Nasa ainda vai afirmar isso? Estou rindo muito, quase engasgo com o café que estava tomando.

      Excluir
    5. Ei, o cara invisível do suco de limão tá até hoje aqui no hospício! Mas como nem sempre ele consegue suco de limão suficiente, ele trocou por água com sabão. Mas mesmo assim, ele continua perfeitamente visível (e ainda acha que está invisível).

      Excluir
  6. Porque tudo na ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, começa com o ELEMENTO FOGO.

    Não foi assim, que começou nosso PLANETA-H?

    Vou deixar de responder vocês, porque vocês, dizem já saber tudo.

    Nenhum homem por mais que saiba: sabe tudo.

    Não sabemos nem se vamos está ENERGIZADOS do MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que chamam erradamente de ESPÍRITO, amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já aprendeu como invocar os antigos espíritos do mal?

      Excluir
    2. 1° - Nós nunca dissemos que sabemos de tudo, muito pelo contrário, você sempre disse saber de tudo.
      2°- O elemento hidrogênio não é o principal componente desse planeta. Não figura nem nos top 5.
      3- E por que na avançada alquimia da idade média (onde se queimavam mulheres vivas por causa de "bruxaria") da onde vem a ideia que é no fogo que tudo se inicia? Vai me dizer que o Sol é feito de fogo?
      3°- O principal elemento dos seres vivos é uma coisinha chamada de parede celular. E a composição de um ser vivo é muito, mas muito mais complexa que "predominantemente" de água ou ar. Logo, seguindo a sua lógica, os seres de Marte seriam balões. Ridículo não? Poisé, essa é a sua teoria.
      4°- Como já disse antes, vi muitos homens que se diziam ser melhores que os outros, seres superiores, sendo na verdade um grito de desespero do subconsciente reconhecendo sua inferioridade, de caráter, e de competência.

      Nós pedimos respeito, só isso. Você ignorou. Agora, não venha se fazer de coitado, se fazer de vítima. Você não pode cobrar respeito daqueles que você desrespeitou. Mostre que você tem, ao menos, um pingo de dignidade, cumpra a sua palavra, e atenha-se aquela fossa que você chama de "seu blog".

      Ass. L.

      Excluir
  7. O pessoal da NASA, não já encontrou OXIGÊNIO?

    OXIGÊNIO, é um dos componentes da 4° UNIDADE ELEMENTAR AR, essencial para existência de VIDA.

    Lagos sem oxigenação, tem peixes?

    E mais uma vez eu que sou das CIÊNCIAS AVANÇADAS, há muito espaço-tempo-i, cheguei na frente deles, das ciências-ainda-a-avançar.

    Que tal doravante perguntarem apenas para o pessoal da NASA, já que apenas neles, vocês acreditam?

    Não esqueçam de perguntar também, sobre a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR já em curso, e o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, você descobriu que o oxigênio é essencial à vida? Mas que descoberta, não? Puxa vida, quem poderia imaginar uma coisa dessas? Como ninguém tinha pensado nisso antes?

      Excluir
    2. Já pensou em anunciar essa sua descoberta, sei lá, num comentário na Sputnik Brasi?

      Excluir
    3. O super cientista avançado chegou tão na frente que, esqueceu que existem formas de vida que conseguem viver completamente seu ciclo de vida, sem nenhum oxigênio. Está precisando estudar mais heim.

      Ass. L.

      Excluir
    4. Sr José Bonifácio, fazendo uma leitura de sua tese: "OXIGÊNIO, é um dos componentes da 4° UNIDADE ELEMENTAR AR, essencial para existência de VIDA.
      Lagos sem oxigenação, tem peixes?", eu diria que lagos sem oxigenação realmente não tem peixes, mas isso não me leva a concluir que o elemento oxigênio seja essencial para a existência de vida já que organismos anaeróbicos quebram essa afirmação.

      Excluir
  8. Cansei de zombarias, não vou comentar mais nada aqui, nem no Sputnik.

    Vou cuidar apenas do meu blogger.

    Doravante, vou só espectar.

    Façamos o seguinte:

    Vocês fingem que acreditam que nada sei, que eu finjo que acredito que vocês tudo sabem.

    Grato RICHARD, pela forma sempre imparcial e cordial que você sempre me tratou, e pelo elevado nível, das publicações do GM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em até um mês você reaparece por aqui, então duvido que você realmente se cansou de zombarias.

      Excluir
    2. Isso, dá uma melhorada lá no seu blog. Quem sabe alguem da Nasa resolve acessar ele. Ah é, você disse que já acessam, né? Bom, isso não é nada, afinal, o Batman acessa o meu perfil no Twitter pra ficar por dentro do crime em Gotham City.

      Excluir
  9. Tanto se fala de fake news, saber checar os fatos, buscar fontes, saber separar o joio do trigo, o que é fato do que é invencionice... São pessoas como o José Bonifácio que não só contribuem pra manter essas correntes de notícias falsas como ainda incrementam as fake news.
    Apesar que no caso do nosso amigo aí deve ter um componente a mais. O cara tem uma mania de grandeza fenomenal.
    Se alguém fizesse uma notícia falsa com o título "NASA descobre jacaré no espaço" e mandasse pro Bonifácio, pode ter certeza que ele ia alegar que descobriu antes e ainda diria que o nome não é jacaré, e sim LAGARTO AQUÁTICO PANTANEIRO.

    ResponderExcluir
  10. liberdade de expressão deixa o bonifacio se expressar sem ele os comentarios nao tem graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém proibiu ele de se expressar. Ele que ficou com raivinha porque não consegue discutir a "ciência avançada" dele.
      A liberdade de expressão foi respeitada. Assim como ele pôde se manifestar expondo aquelas conversas malucas dele, nós também nos expressamos tentando fazê-lo raciocinar que o que ele afirmava não fazia sentido. Acontece que a pedância dele é tão grande que o tornou inconveniente.
      Além do mais, ele claramente tem algum distúrbio psicológico. Pessoalmente, não acho correto que seja feita troça por conta disso.

      Excluir
    2. kkkkkk, concordo, sempre depois de ler as matérias do blog, venho ver se tem comentarios dele, eu me afino demaiss kkkkkkkkk, muito bom, e ele tem completa certeza de que esta certo e que é o único cientista avançado no mundo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir