Tempestade de Meteoros deve acontecer na madrugada de 21 pra 22 de novembro

possivel tempestade de meteoros
Mais de 400 meteoros podem riscar o céu a cada hora, e o possível espetáculo poderá ser visto de todo o Brasil


Na madrugada de 21 pra 22 de novembro de 2019, durante o pico da chuva de meteoros Alfa Monocerotídeas, poderemos ter um verdadeiro espetáculo nos céus, quando centenas de meteoros poderão riscar o céu a cada hora. Se isso acontecer, essa pode ser a maior chuva de meteoros do século!


A previsão foi feita pelo astrônomo Peter Jenniskens, do Instituto SETI em parceria com a NASA, que atua no monitoramento dos céus do planeta registrando meteoros e líder do projeto CAMS. A previsão indica boas chances de uma intensa atividade de meteoros num curto espaço de tempo, entre a madrugada do dia 21 para o dia 22 de novembro (quinta pra sexta-feira dessa semana).


Essa possível tempestade de meteoros pode acontecer porque a Terra está passando por uma espécie de túnel de fragmentos, e se a configuração prevista realmente acontecer, podemos ter uma taxa de 100 a 400 meteoros riscando o céu por hora. Há ainda a possibilidade dessa taxa chegar a 1.000 meteoros por hora, colocando a chuva de meteoros Alfa Monocerotídeas como a mais intensa do século.


Tempestade de Meteoros visível do Brasil?!

Uma ótima notícia é que esse possível espetáculo poderá ser visto de todo o Brasil. O estudo feito por Peter Jenniskens e seu colaborador Esko Lyytinen prevê que esse "outburst" deva acontecer por volta da 01:50 pelo horário de Brasília, já do dia 22 de novembro (04:50 UTC). Portanto, é recomendável a observação à partir da meia-noite (ou até mais cedo!).




Essa provável tempestade de meteoros terá duração curta, entre 15 e 40 minutos apenas. Portanto, é bom ficar de olho nos céus e não perder um segundo sequer - podemos ter uma verdadeira surpresa astronômica!

chuva de meteoros Perseidas por Ralph Crewe
Chuva de Meteoros Perseidas, registrada por Ralph Crewe.
Créditos: Ralph Crewe / divulgação

Outra ótima notícia: a Lua não irá interferir na observação, já que ela só nasce algumas horas após a constelação do Unicórnio (onde a chuva deve acontecer).


Já aconteceu antes

A chuva de meteoros Alfa Monocerotídeas, apesar de produzir poucos meteoros durante seu pico na maioria dos anos, de tempos em tempos ela nos surpreende com verdadeiros espetáculos.


Em 1925 e em 1935, a chuva de meteoros Alfa Monocerotídeas produziu uma taxa de 1.000 meteoros por hora - uma verdadeira tempestade de meteoros.




Já em 1995, a taxa ficou em 400 meteoros por hora. De acordo com Peter Jenniskens, a configuração atual remete àquela observada em 1995.

Não se sabe ao certo qual objeto é o responsável pelos fragmentos que deu origem a chuva de meteoros Alfa Monocerotídeas, mas de acordo com a esteira de detritos que produz os meteoros dessa chuva, os astrônomos acreditam se tratar de um cometa de longo período, que leva cerca de 500 anos para completar uma volta em torno do Sol.


Como observar a possível Tempestade de Meteoros?

O radiante dessa chuva fica na constelação de Monoceros / constelação do Unicórnio.

radiante da chuva de meteoros monocerotideas - possivel tempestade de meteoros
Radiante da chuva de Meteoros Alfa Monocerotideas.
Créditos: STELLARIUM

Olhe para a direção leste do céu a partir da meia-noite. Evita poluição luminosa (luzes artificias comum em grandes cidades), já que esse excesso de iluminação ofusca nossa visão, deixando o céu alaranjado e ocultando as estrelas de pouco brilho. A dica principal é: quanto mais estrelas você conseguir observar, melhores estão as condições atmosféricas e mais meteoros você terá a chance de observar.




E fiquem ligados, pois teremos transmissão ao vivo em nosso canal, e quem sabe, podemos ter a nossa melhor experiência na observação de meteoros - um espetáculo pode estar nos aguardando!

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!




Imagens: (capa-ilustração) / Ralph Crewe / STELLARIUM / divulgação
18/11/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. José Bonifácio, prepara o teu guarda-chuva.

    ResponderExcluir
  2. José Bonifácio, prepare-se pro teu tarja preta, nós iremos colocar você na camisa de força!

    ResponderExcluir