Tudo sobre a Chuva de Meteoros Leonidas 2019

leonidas 2019
Está chegando o pico da chuva de meteoros Leonidas 2019 - veja como observar uma das chuvas de meteoros mais famosas da história, do quintal da sua casa!


A chuva de meteoros Leonidas (ou Leonídeas) acontece todos os anos, entre os dias 14 e 20 de novembro - época em que a Terra passa pelos rastros do cometa 55P/ Temple-Tuttle. Mas é na noite / madrugada entre os dias 17 e 18 de novembro que ocorre seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada.



Como observar a chuva de meteoros Leônidas 2019?

A região do radiante (local onde os meteoros parecem se originar) da chuva Leonidas fica na constelação de Leão (daí a origem do nome dessa chuva). Isso não significa necessariamente que você deve encontrar a constelação de Leão, mas sim que deve olhar na direção em que ela se encontra no céu.




No mês de novembro, a constelação de Leão nasce um pouco antes do amanhecer, portanto é nesse horário que a maior quantidade de meteoros poderá ser observada, na direção nordeste do céu, como vemos na imagem abaixo:

Radiante da chuva de meteoros Leônidas 2019
Radiante da chuva de meteoros Leônidas 2019.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Dê preferência para observar a chuva de meteoros a partir de um local longe de poluição luminosa. A iluminação artificial das grandes cidades ofusca o brilho tênue das estrelas, e consequentemente, atrapalha a observação dos meteoros.

A Lua estará entrando na fase minguante, o que deve ofuscar os meteoros mais fracos. De acordo com os astrônomos, nesse ano de 2019 é estimada uma taxa de 10 à 15 meteoros por hora na noite de pico, ou seja, cerca de 1 meteoro a cada 5 minutos.

Vale ressaltar que não é necessário o uso de equipamentos astronômicos como binóculos ou telescópios. Os meteoros riscam o céu em alta velocidade, então o melhor sempre é visto a olho nu.


Deite-se ou sente-se numa posição confortável e reserve algum tempo para observação. Sua vista levará pelo menos 20 minutos para se acostumar com o escuro (apesar que a presença da Lua não irá ajudar muito).




As chuvas de meteoros costumam favorecer os mais persistentes, então reserve um tempo para observar o céu noturno e confira as principais dicas para conseguir observar uma chuva de meteoros com sucesso.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Leonidas 2019

Como de costume, teremos a transmissão ao vivo da chuva de meteoros Leonidas lá no nosso canal no YouTube. Aproveite e inscreva-se! Ativem o sininho para receber as notificações e não perder nenhum vídeo novo.


Leônidas: uma chuva de meteoros histórica

A chuva de meteoros Leônidas é conhecida por produzir meteoros super rápidos, já que seus fragmentos penetram na atmosfera da Terra a velocidades incríveis de aproximadamente 72 km POR SEGUNDO! Isso é cerca de 72 vezes a velocidade de uma bala de rifle.


A chuva de meteoros Leônidas também é uma das mais famosas da história. Os detritos do cometa Temple-Tuttle já foram responsáveis por verdadeiros espetáculos cósmicos, como aqueles observados em 1833 e 1966.

Antigas gravuras mostram a chuva de meteoros Leônidas em 1833 (esquerda) e em 1799 (direita). Créditos: Adolph Vollmy (1833) / Edward Dunkin (1799)
Antigas gravuras mostram a chuva de meteoros Leônidas em 1833 (esquerda) e em 1799 (direita).
Créditos: Adolph Vollmy (1833) / Edward Dunkin (1799)

Segundo relatos de observadores, a chuva de meteoros Leônidas de 1966 gerou dezenas de milhares de meteoros e bolas de fogo em menos de uma hora: cerca de 60 meteoros a cada segundo riscavam o céu daquela noite. Imaginem o espetáculo!




Documentos antigos mostram ainda que a chuva Leônidas tem grandes picos a cada 33 anos: em 1799, 1533, 1366, 1202, e 1037, por exemplo. Esse grande pico que acontece a cada 33 anos acontece quando a Terra, além de passar pelo rastro de detritos do cometa Temple-Tuttle, passa também por uma região de grande concentração de fragmentos, o que resulta em verdadeiros espetáculos.

O último grande pico da chuva de meteoros Leônidas aconteceu em 1999, com um "bônus" em 2001 e 2002, que também chamaram a atenção de muita gente, produzindo cerca de 5 meteoros a cada minuto! O próximo grande pico da chuva Leônidas deve acontecer em 2032, ou seja, estamos no meio do caminho.




Considerando os grandes picos e os anos comuns, a chuva Leônidas produz cerca de 100 meteoros por hora. Nesse ano, os astrônomos acreditam que cada observador conseguirá avistar entre 10 e 15 meteoros a cada hora. Sempre existe uma chance desses números serem menores ou maiores do que o previsto, então não perca essa noite especial.


Desejamos bons céus e excelentes observações a todos nós!


Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Adolph Vollmy / Edward Dunkin / divulgação
15/11/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

27 comentários:

  1. O nordeste do céu fica um pouco à esquerda de onde o Sol nasce?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi, deve-se olhar pro céu na direção do nordeste geográfico. Acho que é isso.
      Essa história me fez lembrar de uma música do Yes, chamada "South Side of the Sky". Agora, vou ter que acompanhar essa chuva de meteoros ao som dessa música.

      Excluir
  2. Aos poucos, russos vão soltando.

    Em matéria publicada no SPUTNIK cujo titulo: Perigos do espaço: por que astronautas arriscam suas vidas a cada minuto por estarem no espaço, disseram:

    Asteroides sem rumo e detritos espaciais são somente dois dos muitos perigos com que astronautas se deparam no espaço, mas uma ameaça invisível em particular é a maior preocupação das missões espaciais.

    Os três astronautas da NASA estacionados atualmente na Estação Espacial Internacional (EEI) vivem em relativo conforto. A EEI é abastecida frequentemente por carregamentos vindos da Terra, o sistema de suporte de vida transforma água em oxigênio respirável e potentes sistemas de filtros garantem que nem uma gota de água se perca. No entanto, fora da estação espacial o vazio do espaço é um ambiente particularmente hostil, onde o perigo pode vir de qualquer direção.

    Um dos maiores perigos encarados pelos astronautas é a quantidade de radiação emanada pelo Sol.

    Em uma altura orbital de 402 km, a EEI é protegida da radiação, sobretudo pela magnetosfera da Terra. Porém, os astronautas perdem essa proteção natural uma vez que se aventurem além dos limites do planeta, para lugares como a Lua e Marte.

    A radiação espacial se manifesta através de partículas energéticas repelidas pelo Sol em alta velocidade. Estes prótons e elétrons carregados são atirados para fora do Sol, penetrando em qualquer coisa no caminho.
    Mesmo no conforto da EEI e da magnetosfera do planeta Terra, os astronautas continuam a ver brilhantes manchas luminosas ao fechar os olhos – partículas voando através de seus olhos.

    Com a exposição à radiação vem também o aumento do risco de desenvolver câncer e outras perigosas anomalias.

    Partículas energéticas podem penetrar no DNA, provocando mutações e o crescimento de células cancerígenas.

    Segundo o doutor Andrzej Fludra, da RAL Space, as partículas são poderosas a ponto de penetrar as paredes de veículos espaciais.

    Fludra afirma em entrevista ao Express.co.uk: "Estas partículas energéticas sempre colocaram os astronautas em risco […] Mesmo durante a missão Apollo, havia um estudo que indicava que se fosse lançada algumas semanas de outra forma, eles poderiam ter sido atingidos por um destes fluxos de partículas energéticas".

    "Por sorte, elas estão distribuídas em largos intervalos de tempo, então podem ocorrer de poucos em poucos dias, mas quando o Sol está bem ativo no máximo de seu ciclo, elas podem ser lançadas muito mais frequentemente. Talvez até mesmo várias vezes por dia".

    COMENTAMOS:

    Muitos desconhecem que quando astronautas efetuam reparos na EEI e ficam no espaço, obviamente ligados diretamente a ESTAÇÃO:

    Eles além de estarem vestindo roupas protetoras, estejam muito abaixo dos CINTURÕES DE VAN ALLEN, que os protegem da DESCOMUNAL RADIAÇÃO TERMONUCLEAR, emitida pelo DEAT.

    Desconhecem também que até mesmo para pisarem no ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO, que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA, que lunáticos dizem que pisaram, e chamam de LUA:

    Teriam que estar impossivelmente acima, dos CINTURÕES DE VAN ALLEN.

    É por isso que digo e redigo, que apenas os que só conhecem CINTURÕES DE COURO CRU, e não ciências verdadeiras: acreditam nessas mentiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em matéria publicada no zoadíssimo site THOTH3126, comentamos:

      "Seu Cabeça de Beija-Flor, o Sr acha mesmo que é verdade essa história de reptilianos em acordo com um suposto governo oculto do planeta Terra pra realizar uma dominação global? Mas, depois que eles dominarem tudo aqui, o que eles vão fazer? Não é um negócio meio sem propósito? Sem falar que reptiliano assado ao molho branco é uma delícia, o Sr acha que a gente deixaria esses lagartos alienígenas andando por aí sem mais nem menos? De jeito nenhum, lugar de reptiliano é na churrasqueira, com bastante sal e umas especiarias no capricho."

      Infelizmente, o seu Cabeça de Beija-Flor, dono do zoadíssimo site THOTH3126 não aprovou nosso comentário. Ele deve ter pensado que estávamos tirando uma onda da cara dele. Não é verdade. Afinal, todo mundo sabe que reptiliano assado é uma iguaria dos deuses.
      "Comentamos"? "Nosso" comentário? "Estávamos"? Pq que eu tô falando no plural se eu fiz isso sozinho? Bom, sei lá, o seu Bé Zonifácio fez assim, então eu quis copiar ele. Afinal, no caso do Bé Zonifácio eu tô sim tirando uma onda com a cara ele.

      Excluir
    2. Seu José do Hospício, o senhor realmente é muito inteligente, como eu não pensei nisso antes?
      Acredita que eu já conversei pessoalmente com o Thoth? O pior é que comecei a acreditar em Nibiru por causa dele, me arrependo muito de ter confiado naquele site. O pior mesmo foi logo em seguida ter tentado provar para o pessoal do BRAMON que Nibiru realmente existe, na época utilizei uma URL do site do Thoth, por que você acha que eles proíbem postagens do tipo "nibirutices"?

      Excluir
    3. Mesmo? Você conheceu o Cabeça de Beija-Flor? E pessoalmente, ele é conspiracionista igual no blog dele, vendo reptilianos pra todo lado, dizendo que a Terra é oca e que existe uma elite global em acordo com os aliens? O doutor pediu pra falar que se for assim, ele já tá maduro pra vir aqui pro hospício.
      Conheci o blog do Cabeça de Beija-Flor através de um colega que acredita nesse tipo de coisa. Achei tão engraçado que, quando estou meio desanimado, entro lá pra dar umas risadas. Tanto as teorias da conspiração quanto o estilo alarmista usando MAIÚSCULAS pra destacar as loucuras são hilárias.

      Excluir
    4. É claro de eu conheço o cabeça de passarinho, pessoalmente ele é nada disso, ele é do tipo copia de todo lugar e cola no site dele.

      Excluir
    5. Acreditar em Nibiru é triste em, como o senhor Astro Excluso poderia acreditar numa bobagem dessas? Isso é um comportamento neurótico, bem nibiruta mesmo. Sites parecidos com esses que vocês citaram estão cheio na internet mas pior que isso é o YouTube que está cheio de canais de conspiranoia que da impressão de grande credibilidade por causa de grandes visualizações, isso é uma histeria coletiva!

      Excluir
    6. Ora dr Freud, todo mundo já fez alguma coisa na vida que depois de um tempo percebeu que foi burrice. Ou não vai me dizer que nunca parou pra pensar que esses charutos que o senhor fuma podem ser indício de fixação oral?
      Nibirutas faz um tempo que não vejo, mas houve uma época, lá pra 2007-2009, que eram uma praga! Qualquer notícia de ciência tinha dois ou três malucos falando dessa bizarrice.
      A última moda é dizer que a Terra é plana. Tenho até medo de imaginar qual será a próxima baboseira que vai virar moda.

      Excluir
    7. É sim, Dr. Freud, lembrando que acreditei nisso faz tempo, eu confundi sozinho Betelgeuse com Nibiru quando essa estrela estava avermelhada no céu, a maior parte dessa trapalhada se deu por total ignorância.

      Excluir
    8. Meu caro Anônimo, o erro sim faz parte da bagaça, todos nós erramos, mas é um choque tremendo de realidade descobrir o que acreditávamos ser verdadeiro não passava de baboseiras e ignorância. Em relação aos meus charutos eu adoro fumar, fumo uns vinte por dia, pode ser que seja fixação oral porque eu adoro molestar minhas assistentes, seios deliciosos, sou um tarado, tenho seis filhos com Martha Bernays e sempre saio com outras pelas ruas de Viena!

      Excluir
    9. Todo o texto do Bé Zonifácio em resumio: Eu duvido que o homem pisou na Lua, falei de Van Allen por que é um nome bonito, e aparentemente, já tomou muita surra de cinta. Como sempre, roda, roda, roda, roda, e fica no mesmo lugar... Os japoneses chamam isso de complexo de cebola: você pode descascar o quanto quiser, nunca achará um núcleo sólido.

      Ass. L.

      Excluir
    10. Acho interessante que, sempre que encontro uma pessoa que acha que o homem não chegou à Lua, noto que a capacidade de raciocínio do indivíduo tende a ser limitada. Noto que a pessoa projeta os limites cognitivos dela, nós outros, e assim achando impossível tal feito. Ainda mais considerando a tecnologia da época. Fato que nunca notei em pessoas que entendem, pelo menos um pouquinho, a magnitude do poder da matemática e do raciocínio de alguns humanos. Por isso digo: pode ser a ferramenta mais útil e versátil do mundo, se não souber usar, servirá apenas para acumular poeira (isso me faz lembrar do cérebro de um certo alguém...). Mais alguém já notou isso?

      Ass. L.

      Excluir
    11. Anônimo L, esse pessoal que não acredita que o home foi à lua acha que todo mundo das gerações passadas sempre foi mais ignorante que eles, a maioria dessas pessoas de hoje se acha inteligente só porque utiliza smartphones, redes sociais e tem acesso a tecnologia. Duvido muito que essas pessoas leram sobre a corrida espacial, a invenção dos aviões a jato, mísseis V2 que atingiam o espaço já na década de 40, as missões com as naves Mercury, Gemini, Apollo, Vostok, Voskhod, Soyuz, etc, a revolução industrial e científica e tudo mais. É comum ver pessoas assim utilizando a própria ignorância como argumento para tentar vencer a discussão.

      Excluir
    12. Exatamente!

      Ass. L.

      Excluir
  3. Meu caro Astro Excluso, não se preocupa se você confundiu a estrela Betelgeuse com o Nibinoia, cuidado com oque vê, as ilusões são constantes, a mente as vezes mente. Errar é um processo de aprendizagem, uma vez eu errei feio ao confundir minha esposa com a vizinha, apanhei feio pra minha querida esposa, estou mais de boa agora!

    ResponderExcluir
  4. EUA paga 4 Bilhões De Dólares a RÚSSIA pelo transporte de seus astronautas para irem e retornarem da EEI, e quando russos publicam a matéria acima mostrando as dificuldades e impossibilidades de se pisar no ESTABILIZADOR ATÔMICO DO NOSSO PLANETA e 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, mesmo nos dias de hoje:

    Tem quem ache que isso foi possível há 50 anos-i, quando computadores daquela época perdiam em termos de capacidade de cálculos, até mesmo para algumas caculadoras de hoje.

    Naquela época, até mesmo TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DE SINAIS DE RÁDIO, ainda eram AM = AMPLITUDE MODULADA e não FM = FREQUÊNCIA MODULADA, sujeitas assim, a diversos tipos de interferências atmosféricas...

    Imagine TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DE SINAIS DE TV?

    E dessa área entendo muitíssimo, porque me formei nisso.

    Depois ainda dizem aqui, que sou ANALFABETO CIENTÍFICO, que não disponho de capacidade alguma para comentar no GM, e tudo mais.

    Se continuarem acreditando nessas impossibilidades, muitos brevemente, vão comprar LOTEAMENTOS RESIDENCIAIS no 4° ELEMENTO ORBITAL que chama primitivamente de MARTE DEUS DA GUERRA, e até mesmo no DEAT que como antigos faraós, chamam primitivamente de SOL.

    Sugestão a ELON MUSK, para o nome do empreendimento que brevemente ele estará vendendo no 4° ELEMENTO ORBITAL, que ele também chama primitivamente, de MARTE:

    OMPOSSIBILI-VILLE-TERMONUCLEARE.

    E para loteamento no DEAT:

    ESTURRICARE-VILLE.

    Brevemente, todos que acham que os da NASA, ROSCOSMOS, ESA e outras; que até que dominam algumas TECNOLOGIAS, mas sobre o que sei, não sabem nada:

    Ficarão com suas caras quebradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, legal cara, agora você vai dizer que a televisão na época já tinha sido inventada mas não funcionava?
      Os computadores da época eram pessoas com raciocínio matemático, limitados eram os computadores eletrônicos comparados com os de hoje, mas ambos já davam conta do recado.
      As espaçonaves na época tinham pilotos treinados, estes tinham a capacidade de tomar decisões sozinhos, porém contavam com apoio da equipe na Terra e tinham plano de contingência para a maioria das situações.
      Analfabeto científico, inventa que a terra é plana também e defina uma nome personalizado para ela, isso combina muito com você.

      Excluir
    2. Sou estou dizendo que naquela época comparando com hoje, os que nunca pisaram no ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA em 1969 e necessitam de mais 5 anos, para repisarem impossivelmente só em 2024:

      Tudo encontrava-se, em fase inicial.

      Geniais tais como BILL GATES, STEVE JOBS e outros, ainda nem eram conhecidos, e assim como eu e tu acredito: ainda vestiam calções e suspensórios...

      Mas fazer o quê, até mesmo nos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, tem adultos que acreditam em PAPAI-NOEL... Que lunaticamente acham que podem, morar no ESTABILIZADOR que chamam de LUA...

      Tem estórias na WEB, contadas por militares de altas patentes do EUA, que juram de pés-juntos, que participaram de reuniões em bases no 4° ELEMENTO ORBITAL, para vocês MARTE DEUS DA GUERRA: com a presença de BARACK OBAMA.

      Busca, que tu encontras milhares.

      Depois o lunático sou eu, que nem chamo nosso ESTABILIZADOR, de LUA.

      Quanto a TERRA, eu fui o único a provar na minha 13° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS postada, que tanto os que dizem ser a mesma esférica, quanto os que dizem ser PLANA: errados estão.

      Como vocês não são burros, provem que errado estou.

      Excluir
    3. Fácil de provar que você está errado, estas estórias dos militares você acha facilmente no site do Thoth, o cabeça de passarinho, juntamente de um monte de teorias da conspiranoia por lá, lá tem até a farsa da lua, a terra oca, buracos negros do bem, federação galáctica, libertação da terra e etc. Peça para o cabeça de passarinho hospedar seus artigos lá também.
      Outra coisa, Bill Gates e Steve Jobs são gênios dos negócios, a existência deles é irrelevante para a conquista da lua.

      Excluir
    4. Pode crer, o Cabeça de Beija-Flor publica essas histórias de bases secretas na Lua e Federação Galáctica quase todo dia! Como que alguém pode achar que essa tal de Federação Galáctica serve pra alguma coisa se o comandante deles é um bêbado, o Ashtar? E reptilianos então? Kkkkkkkkkk Eles passam longe aqui do hospício, pq sabem que se bobearem, vão pra panela! Hmmmmm reptiliano com alecrim e azeite é uma delícia!!!!!
      Agora achar que esse negócio de reptilianos e programas espaciais secretos fazem parte da ciência... isso até eu que sou doido sei que não tem nada a ver. Isso é teoria da conspiração, ficção das bem ruinzinhas.

      Excluir
    5. Seu José do Hospício, estas historinhas de reptilianos, programa espacial secreto e federação galáctica, são comuns nos desenhos do Hanna Barbera e similares, eles fizeram parte da cultura da criançada da época, agora fazem parte da cultura os conspiracionistas da atualidade.

      Excluir
    6. Então você está dizendo que aquela matéria, um tanto quanto "questionável" conseguiu embaralhar os pensamentos de um ser tão superior quanto o tio Boninho, a ponto de ele acreditar?! Provando que você está errado, aí vai: qual energia o estabilizador energético e atômico estabiliza? O que exatamente significa energia para você? Você se contradiz na mesma frase. E agora diz que entende de radiofrequências... Uma pesquisa no Google sobre o que significa AM e FM não te torna especialista... Não entende nem o básico de matemática e quer cantar de galo. A, e só para constar, estamos esperando sua retratação com o Sr. Richard.

      Ass. L.

      Excluir
    7. De fato é um tanto quanto absurdo que adultos ainda acreditarem em Papai Noel, mas nem precisa ir muito longe, aqui mesmo no Brasil temos um caso: tem um cara lá para as bandas da Bahia, que jura de pé junto que uma "entidade" fez um "download" na cabeça dele, e jura também que é cientista, mesmo não tendo nem ideia do que é um logaritmo neperiano... Muito sarro!!!

      Ass. L.

      Excluir
  5. Isso está muito divertido, os portões dos hospícios foram abertos, nós médicos fugiram por pressão dos direitos humanos, mas eu defendo tratamento de choque e banho de água gelada no lombo para conter ataques histéricos e outras formas de insanidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então dr Freud, quem sou eu pra avaliar métodos de terapia... Mas já reparei que esse tipo de abordagem tem suas falhas. Por exemplo, nesses dias que está fazendo calor pakaray, meus colegas aqui fingem que estão delirando só pra ganhar um banho de água gelada pra refrescar. Eles podem ser doidos, mas que são espertos, isso são.

      Excluir