Cientistas Descobrem Organismo que se Alimenta de Meteoritos

microbio que come meteoritos
Além disso, eles 'preferem' as rochas espaciais como fonte de alimento


Os cientistas descobriram um micróbio que mastiga meteoritos, se alimentando de metais encontrados em rochas extraterrestres que chegam até nosso planeta.


O micróbio foi nomeado Metallosphaera sedula, sendo estudados por astrobiólogos que tentam compreender essa capacidade peculiar de se utilizar de energia de fontes extraterrestres inorgânicas. Suas descobertas foram publicadas na revista Scientific Reports.


O micróbio M. sedula foi originalmente isolado em amostras de um campo vulcânico na Itália. Pertence a um domínio de organismos unicelulares conhecidos como arqueos, que não estão relacionados a bactérias, vírus, animais, plantas ou fungos. Eles são quimiolitotróficos, o que significa que aproveitam a energia de fontes inorgânicas através de um processo de oxidação.

meteorito nwa 1172
Amostra do meteorito NWA 1172.
Créditos: divulgação

Mas ao contrário de outros organismos desse tipo, o M. sedula consome compostos inorgânicos encontrados em meteoritos. Para investigar isso, os pesquisadores colocaram uma cultura de M. sedula em pedaços esterilizados do meteorito NWA 1172 - um meteorito multi-metálico rico em ferro encontradono ano de 2000 na Argélia. Eles observaram que a colônia realmente cresceu muito mais rápido no meteorito do que nos minerais de origem terrestre.




Para garantir que isso não estava acontecendo apenas por causa da estrutura porosa do meteorito fornecendo mais área de superfície, eles também executaram o mesmo teste com amostras moídas. Mais uma vez, o meteorito provou ser o prato do dia para M. sedula, resultando em crescimento e colonização notavelmente mais rápidos.




"As características dos meteoritos parecem ser mais benéficas para esse microorganismo antigo do que uma dieta com fontes minerais terrestres", disse a autora Tetyana Milojevic, do Departamento de Química Biofísica da Universidade de Viena, na Áustria, em comunicado.



Imagens: (capa-Universidade de Viena/divulgação) / divulgação
12/12/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Se alimenta de vegetais: HERBÍVORO
    Se alimenta de carne: CARNÍVORO
    Se alimenta de insetos: INSETÍVORO
    Se alimenta de meteoritos: AEROLITÍVORO.
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    Bonus track:
    Se alimenta de encher a paciência alheia: VEGANO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que curioso lembrar disso. O Ed o Robô foi meu maior amigo há tempos atrás, ele disse que era Vegano mas sua origem era de um planeta robótico chamado Kyr, o único planeta a orbitar Vega, atualmente ele está de férias em Cybertron. Vai ver que era isso mesmo que você disse.

      Excluir