AO VIVO: Chuva de Meteoros Geminidas 2019 + SORTEIO

Geminidas 2019
Assista ao vivo a última chuva de meteoros de 2019, e saiba como observar do quintal da sua casa


O pico da chuva de meteoros Geminidas 2019 acontece na madrugada entre os dias 13 e 14 de dezembro. Essa chuva que costuma produzir cerca de 80 meteoros por hora terá a interferência do brilho da Lua Cheia nesse ano de 2019, mas ainda assim, teremos uma grande chance de observar algumas dezenas de meteoros riscando os céus de todo o globo.


Os meteoros da chuva Geminidas surpreendem não só pela quantidade, mas também pela qualidade. Essa chuva produz meteoros fracos e também super brilhantes.

Os meteoroides (detritos espaciais) que atingem a Terra durante a chuva Geminidas foram deixados pelo objeto chamado Faetonte (Phaethon), e têm cerca de 2 gramas por centímetro cúbico, ou seja, são mais "pesados" do que os detritos de outras chuvas. O motivo disso é que, diferente de todas as chuvas de meteoros que conhecemos, a Geminidas é a única produzida por uma esteira de detritos deixada por um asteroide, e não por um cometa.




A Terra sempre passa pela esteira de detritos do asteroide Faetonte, todos os anos, na mesma época. Mas é na noite de 13 pra 14 de dezembro que a maior quantidade de meteoros da chuva Geminidas pode ser observada.


Transmissão Ao Vivo - Chuva de Meteoros Geminidas 2019 + SORTEIO

E mesmo que o céu esteja nublado em sua cidade, você ainda poderá acompanhar com a gente esse belíssimo espetáculo cósmico. Teremos uma transmissão ao vivo nessa sexta-feria 13, com início às 22h00 pelo horário de Brasília - em nosso canal no YouTube - (disponível também logo abaixo).

Participe também do nosso sorteio que será feito durante a live. Clique aqui e veja como se inscrever gratuitamente.



Infelizmente, por conta do brilho ofuscante da Lua Cheia, os meteoros mais tênues não poderão ser vistos com facilidade. Já os mais brilhantes devem nos surpreender, e de acordo com a Organização Internacional de Meteoros (IMO), durante o pico desse ano de 2019, observadores poderão observar cerca de 20 meteoros por hora.


Os meteoros da chuva Geminidas têm uma duração média de 1 segundo, e geralmente apresentam cores amareladas ou esbranquiçadas. Esses detritos atingem nossa atmosfera numa velocidade de cerca de 35 quilômetros por segundo - nem muito rápido e nem muito lento.

Apesar de poder ser vista de todo o globo, quanto mais ao norte estiver o observador, melhor será sua observação da chuva Geminidas.




Aqui no Brasil, assim como em todo o hemisfério sul, temos a sorte de ter essa belíssima chuva de meteoros de fim de ano em época de calor, o que facilita MUITO a observação. Já quem se encontra no hemisfério norte, terá que enfrentar temperaturas (muitas vezes) congelantes.

A região do céu onde os meteoros vão se originar encontra-se na constelação de Gêmeos. Para saber mais detalhes sobre a chuva de meteoros Geminidas 2019 e como observá-la, clique aqui.




Para você conseguir ver a maior quantidade de meteoros possível, clique aqui e confira as 10 principais dicas para se observar uma chuva de meteoros.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / YouTube
13/12/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário