Finalmente revelado o motivo da perda do campo magnético da Lua

revelado o motivo da perda do campo magnetico da lua
Uma luz no fim do túnel - o mistério desaparecimento do campo magnético da Lua pode ter sido revelado


Os motivos do desaparecimento do campo magnético lunar permanecia um mistério, mas cientistas do MIT descobriram que tudo aconteceu bem mais recentemente do que os cientistas estimavam.


Já sabemos que a Lua não possui um campo magnético há mais de 50 anos, mas até agora as razões disso eram desconhecidas.

Existiam algumas teorias e estimativas, mas agora cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology - Intituto de Tecnologia de Massachusetts), liderados pelo professor Benjamin Weiss, descobriram que tudo aconteceu bem mais recentemente do que os cientistas estimavam.




Weiss mostrou evidências de que, quando uma região chamada 'Molten Rocks' se resfriou depois de 2 grandes impactos, seu campo magnético era menor que 1 parte de um milhão de tesla. Como comparação, o campo magnético da Terra apresenta um valor 250 vezes maior.

campo magnetico da lua
Créditos: Matt Hecht / CC PDM

Weiss acredita que o núcleo magnético da Lua se resfriou entre 440 e 910 milhões de anos atrás.

A cristalização do núcleo seria a única explicação para esse tipo magnetismo de longa duração, mas talvez não seja o único fator. De acordo com o estudo, a convecção mantélica, que é o movimento lento de arrastamento do manto rochoso, pode ter sido o fator predominante. Quando esse enfraqueceu, veio a cristalização.




As pesquisas ainda continuam, e devem fornecer novas informações a qualquer momento.

A interação entre campo magnético e a biologia é fundamental. A vida no nosso planeta, por exemplo, só existe graças ao nosso campo magnético, por isso é tão importante compreendermos seus mecanismos.


Imagens: (capa-divulgação) / Matt Hecht / CC PDM
10/01/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

24 comentários:

  1. Existe alguma forma de preservar o campo magnético da Terra?

    ResponderExcluir
  2. JOSÉ BONIFÁCIO já alertava sobre isso: em seu genialíssimo blog. Mas para vocês: que preferem na Roscosmos e Nasa acreditar: resta nas CIÊNCIAS AVANÇADAS atrasados ficar.

    ResponderExcluir
  3. Vocês nunca cumprem o que prometem. Disseram que nunca mais iriam citar meu nome, para que eu não mais postasse aqui, mas admiram tanto minha nobre pessoa, que não aguentam.

    1°: Diferentemente de vocês que são primitivos e lunáticos, nunca chamei o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA-H, de LUA.

    2° Nunca chamei nosso PLANETA-H de TERRA, porque TERRA é apenas uma das UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são: e não PLANETA.

    Se FOGO não é PLANETA.
    ÁGUA não é PLANETA.
    AR não é PLANETA.
    EC não é PLANETA, e sim apenas UNIDADES ELEMENTARES: TERRA só é PLANETA, na cabeça dos tolos.

    Fim de papo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltamos à estaca zero...

      Excluir
    2. Seu trapaceiro. Você estava doido para voltar a comentar aqui novamente porque no seu blog é uma monotonia só, para isso forjou um comentário como anônimo cerca de uma hora antes para depois voltar como desculpa para comentar aqui. Você não se aguenta, você adora ser o centro das atenções, fala a verdade.

      Excluir
    3. "seu trapaceiro" foi muito divertido kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Jacaré não prescreve porque melancia não voa, jambolão!

      Excluir
  4. Na matéria com o título "Asteroide de Natal' 2000 CH59 pode Colidir com a Terra em 26 de dezembro"? publicada aqui mesmo no GM, vejam lá quem me citou. Vejam quem é que mente, também concernente ao meu blogger, conforme relação de acessos diários abaixo:

    Visualizações de página por país

    Brasil

    311

    Rússia

    87

    Finlândia

    17

    Estados Unidos

    5

    Emirados Árabes Unidos

    3

    Alemanha

    3

    Egito

    3

    Angola

    2

    Reino Unido

    2

    Moçambique

    2

    Só pra teu governo, já recebi convite de uma conceituada universidade da Europa para ser colaborador científico, e recusei.

    Principalmente porque queriam que eu retrocedesse, e como analfabeto científico voltasse a dizer, que TERRA é PLANETA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser citado ali não é o mesmo que ser convidado para voltar a comentar.
      Grande coisa é a sua listagem de visualizações, no meu vídeo de gameplay do jogo on-line Isto Space Xmas Story completado totalmente incluindo as conquistas publicado no YouTube em 2014 já teve mais 1000 visualizações e 3 inscritos mesmo sem ter saído o som, eu já deletei por ser apenas um vídeo de testes. O meu arquivo zip contendo driver driver da impressora HP 1102w para Windows 7 já teve mais de 3000 downloads no 4Shared e mais de 40 comentários de agradecimento em várias línguas, inclusive Espanhol e Inglês, sem falar no outros cerca de 200 drivers de equipamentos populares no país que juntos somam mais de 20 mil downloads e centenas de comentários.
      Se é verdade que você recebeu convite para ser colaborador científico de uma universidade européia e recusou é porque é muito tonto mesmo. Com uma oportunidade dessa eu caia fora daqui.

      Excluir
    2. Onde está escrito Isto Space é Into Space.

      Excluir
    3. Grande coisa, tem um vídeo de peido que postei no yt tem mais de 500 k de visualizações e mais de 500 comentários e vcs aí se achando kkkkkk

      Excluir
  5. Teu nome é RICHARD? Tu és proprietário do conceituado GM? Eu não preciso do teu insignificante convite, para postar aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tivesse entendido meu primeiro parágrafo teria percebido que aquilo foi só uma expressão, foi apenas uma comparação entre o comentário do Anônimo no artigo do asteroide natal e um convite para você voltar, o que contesta o fato de ser um chamado, um convite, uma convocação, desejo de integrar você ou um pedido para você voltar a comentar no site. De fato que eu em momento algum revindiquei o direito promulgar a regulamentação de sua presença nos comentários deste site apenas reforço, como direito de me expressar, que não precisamos da tua presença escrevendo tua pífia "ciência" aqui.

      Excluir
  6. Cada um, acredita no que quiser acreditar. Concernente ao MACROCOSMO, vocês que continuem acreditando nas ciências pífias de vocês, que continuo acreditando nas minhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse "convite de universidade" europeia que te fizeram, tem alguma comprovação física ou é só mais um delírio seu?

      Excluir
    2. Aí é que está o "x" da questão, José Bonifácio. Ciência é feita de provas, não de crenças. Você pode acreditar que A+B=C, mas para que seja científico você tem que provar, demonstrar racionalmente isso, de modo que todos que repitam o processo cheguem à mesma conclusão.
      Isso é o oposto do que você faz. Você se diz cientista e que faz descobertas muito adiantadas, mas quando confrontado à comprovar o que diz você foge do assunto e passa a atacar o seu interlocutor.
      A conclusão que se chega é que você é apenas um narcisista querendo atrair atenção para si.

      Excluir
    3. Universidade européia? Só se for para objeto de algum estudo... Mas, vindo de você, é apenas apenas mais uma de suas mentiras, para tentar reforçar seu quase microscópico eguinho... Agora, quanto as visualizações do seu site, convenhamos, não passam de visitas esporádicas, muitas vezes acidentais, de alguns nichos de públicos sem capacidade de discernimento minimamente razoável, tais como pessoas que acreditam em terra plana, horóscopo, ou que existe um café com propriedades quase mágicas, capaz de curar de calvície a câncer, ou seja, pessoas completamente despreparadas de mínimo do conhecimento para reconhecer o completo devaneio absurdo que são suas ideias, que diga-se de passagem, não passam de reflexões filosóficas, de um ponto de vista escancaradamente limitado.

      Ass. L.

      Excluir
    4. Se precisa acreditar não é ciência, é política.
      Convenhamos, vir aqui para insistir nisso é pedir para levar mais lenha.

      Excluir
  7. a Lua não tem campo magnético, porque a um bilhão de anos houve um choque entre dois pequenos planetas que orbitavam o Sol, entre Marte e Júpiter e uma grande parte dos "destroços" formaram o cinturão de asteróides como conhecemos hoje e o outro planeta que perdeu o seu "miolo" metálico (o "miolo" metálico é conhecido como asteróide Psique) foi capturado pela gravidade da terra e assim a orbita até hoje...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo estudos realizados nos artefatos trazidos da Lua, a composição da Lua é praticamente idêntica à da Terra. Provavelmente, segundo teoria predominante na comunidade científica, a Lua foi formada por restos de um grande impacto sobre a Terra, quando de sua formação, há mais de 4 bilhões de anos.

      Excluir
  8. ULTIMO AVISO!

    Quando pela primeira vez citei no meu blogger e aqui, há bastante espaço-tempo-i, que a HUMANIDADE já enfrentava uma batalha travada entre as UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, e teria grandes problemas com FORTES REAÇÕES DOS ELEMENTOS FOGO, TERRA E ÁGUA, a FORTÍSSIMAS AÇÕES DO ELEMENTO AR:

    Analfabetos das novas CIÊNCIAS AVANÇADAS tais como Astro Intruso e Anônimo, encheram meu saco, dizendo que eu era PSEUDO-CIENTISTA, CHARLATÃO e ACHISTA.

    Pergunto para os que não possuem Q.I de AMEBA:

    Depois das DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS que fiz, ocorreu ou não um aumento acelerado de FORTE REAÇÃO DO ELEMENTO FOGO a FORTÍSSIMA AÇÃO DO ELEMENTO AR, "VENTOS FORTÍSSIMOS"?

    CALIFÓRNIA, AMAZÔNIA, AUSTRÁLIA e ATÉ TAIGA-SIBERIANA, "INCÊNDIOS INCONTROLÁVEIS IMPULSIONADOS POR FORTES VENTOS"?

    REAÇÃO DO ELEMENTO TERRA, "MINERAIS E RESÍDUOS DO MESMO DESABANDO, EM MARIANA... SOBRADINHO... JUNTANDO-SE COM REAÇÕES DO ELEMENTO ÁGUA "FORTES CHUVAS" IMPULSIONADAS POR FORTÍSSIMAS AÇÕES DO ELEMENTO AR, FORTÍSSIMOS VENTOS?

    Zombaram quando eu DESCOBRI, AFIRMEI e PROVEI, que o AQUECIMENTO GLOBAL tinha como CAUSA:

    MAIORES ATIVIDADES no DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que como antigos faraós ainda chamam primitivamente de SOL, colocando também em MAIORES ATIVIDADES o TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam erradamente de NÚCLEO DE FOGO, que por sua vez, vem TRANSFORMANDO mais ENERGIA CÓSMICA em ENERGIA TÉRMICA, AQUECENDO O PLANETA não como diziam de FORA PARA DENTRO, e sim de DENTRO PARA FORA.

    Agora quem pergunta sou eu, a Astro Intruso e Anônimo:

    Como vocês explicariam, que em muitos estados do BRASIL até mesmo alguns mais frios como SANTA CATARINA, poços artesianos que antes jorravam água-fria, repentinamente, passaram a jorrar ÁGUA-FERVENTE?

    Em GOIAS.

    No PARÁ.

    AMAZONAS.

    BAHIA.

    Como tudo que digo provo, vejam os vídeos abaixo, e respondam se eu estava certo ou não, cambada de ANALFABETOS das MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS?

    https://www.youtube.com/watch?v=5DGYEDxF6V0

    https://www.youtube.com/watch?v=edfNtyljf4Y

    https://www.youtube.com/watch?v=lZDmvq0Fv-8

    https://www.youtube.com/watch?v=ldMfUnuYS2k

    Entenderam agora qual o motivo de CALOTAS POLARES E GELEIRAS, estarem derretendo rapidamente?

    Entenderam também, quem é que sabia das coisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se lhe ensinassem que são os elfos que produzem a chuva, toda vez que chovesse, você diria que é uma prova da existência dos elfos. Não está ventando por que você acha que que o mundo é regido pela alquimia, essa sim atrasada, diga-se de passagem, esta ventando por que esse é um processo natural da atmosfera.

      Ass. L.

      Excluir
  9. Você é o analfabeto científico aqui, parece um "criançoide" birrento repetindo sempre a mesma coisa:
    "Acessem o meu blog! Eu sou o cientista energético aqui! O Astro Intruso e os anônimos não me respeitam! Eu provei isso e provei aquilo e não me levam a sério! Tem água quente no poço! Eu vou embora desse site! Eu não gosto das suas ciências atrasadas! Este é o meu último aviso!".
    Aceite a derrota e vê cresce, meu chapa.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir