Betelgeuse está torta e ninguém sabe ao certo o que está acontecendo

estrela betelgeuse novas imagens mostram que ela está torta
A estrela que tem chamado atenção da comunidade científica por conta de uma possível explosão iminente, nos surpreendeu ainda mais


Betelgeuse não está apenas escurecendo, mas também está mudando de forma. O Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou novas imagens de Betelgeuse do Very Large Telescope (VLT) no deserto de Atacama, no Chile. A supergigante vermelha instável está definitivamente desequilibrada!


Uma equipe liderada por Miguel Montargès, da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, tirou a foto em dezembro de 2019, logo após a estrela começar seu escurecimento sem precedentes. Eles foram capazes de compará-la com uma imagem "normal" de Betelgeuse, tirada 11 meses antes. A mudança de forma é impressionante.


O que está acontecendo com Betelgeuse?

Os pesquisadores não sabem ao certo por que Betelgeuse parece tão diferente, mas suspeitam de uma ejeção de massa. Supergigantes vermelhas como Betelgeuse criam e ejetam grandes quantidades de material empoeirado, perdendo massa antes mesmo de explodirem como supernovas. A forma desigual e o escurecimento de Betelgeuse podem ser explicados se uma nuvem de poeira estiver bloqueando parcialmente seu disco. De fato, as observações no infravermelho do VLT mostram que Betelgeuse está repleta de matéria em seu entorno:

estrela Betelgeuse no infravermelho
Estrela Betelgeuse no infravermelho. Registro feito pelo Very Large Telescope (VLT).
Créditos: ESO / P. Kervella / M. Montargès et al.

Mas o mistério ainda não foi resolvido. "Nosso conhecimento das supergigantes vermelhas permanece incompleto, e este ainda é um trabalho em andamento", disse Montargès. "Uma surpresa ainda pode acontecer".




Outras possibilidades incluem atividade magnética na superfície de Betelgeuse (como uma mancha estelar gigante), e claro, os estágios iniciais de uma explosão de supernova.

O Very Large Telescope, com seus instrumentos ópticos adaptativos, é uma das poucas instalações no mundo capaz de capturar imagens da superfície de Betelgeuse, que por sua vez, está localizada a mais de 640 anos-luz de distância.




Mais imagens do deserto de Atacama ainda podem revelar o que está acontecendo - isso se Betelgeuse não nos disser primeiro!



Imagens: (capa-ESO) / ESO / P. Kervella / M. Montargès et al.
18/02/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

7 comentários:

  1. Não vou dizer nada, principalmente para os que dizem que eu das CIÊNCIAS AVANÇADAS nada sei, e que os das ciências-ainda-a-avançar, tudo sabem.

    Pelo total despreparo, a única coisa que o pessoal das ciências-ainda-a-avançar sabem. é comer MOSCAS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo a sua ciência avançada que acredita que fortes tempestades denominadas "arlúvios" ocorreram em Marte, ou que água cheia de bactérias aqueceu magicamente por "alquimia elementar cósmica avançada"?

      Excluir
    2. Seu Bé Zonifácio, o Sr ainda tem semente de arlúvio aí? Eu tava pensando em fazer uma plantação de arlúvio aqui na horta do hospício.

      Excluir
  2. Como eu já havia dito, não vou mais responder os comentários de vocês. DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS que fiz e compartilhei, são de valores inestimáveis, para estarem servindo de zombarias.

    Quem sobreviver... Verá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, seu Bé Zonifácio! Esses das ciências atrasadas jamais compreenderão a diferença entre a 5a TRANSMUTAÇÃO TRANSMUTATIVA DO TRANSMUTACIONAMENTO para a DESPEDRAÇÃO ARLUVIANA DA MACRO ANTIMICRO DIMENSÃO. Isso só o Sr domina, mais nenhum dos mais de 7 bilhões de habitantes do planeta, mesmo contra todas as possibilidades estatísticas.

      O Sr lembra da vez que aconteceu o MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE RED BULL + AÇAÍ = REDBAÇAÍ? Então, é justamente isso que vai acontecer com esses atrasados das ciências atrasadas.

      Como ousam rejeitar as genialíssimas descobertas do genialíssimo Bé Zonifácio? Esses genialíssimos das genialíssimas ciências atrasadas só querem saber de genialíssimas provas,genialíssimas evidências...Não passam de genialíssimos atrasados.

      Seu Bé Zonifácio, o Sr entendeu o que eu disse? Pq eu mesmo não entendi nada, pra mim é só um monte de doideira.

      Excluir
  3. você ainda não provou nada do que fala ou digita

    ResponderExcluir
  4. "Como eu já havia dito, não vou mais responder os comentários de vocês".
    Isto é verdade? Eureca!!!!! Vivaaaa!!!!! Finalmente vamos ficar livres!!!!!!

    ResponderExcluir