Asteroide Potencialmente Perigoso que passou perto da Terra não estava sozinho

asteroide 2020 bx12
As duas rochas espaciais foram intituladas 2020 BX12 e não representam ameaça real para o nosso planeta


Um dos principais instrumentos da Terra para estudar asteroides próximos está de volta ao trabalho depois de ter sido danificado por terremotos no fim de 2019. Agora, suas primeiras observações mostram que uma rocha espacial recém-descoberta é na verdade um asteroide binário - dois asteroides que viajam juntos pelo espaço.


O instrumento é o sistema de radar planetário no Observatório Arecibo, em Porto Rico. O observatório foi fechado na maior parte de janeiro, depois que uma série de terremotos atingiu a ilha no dia 28 de dezembro de 2019. O observatório reabriu em 29 de janeiro. Enquanto isso, em 27 de janeiro, cientistas usando um telescópio em Mauna Loa, no Havaí, avistaram um asteroide que os astrônomos não tinham visto antes. A rocha espacial recém-descoberta foi então intitulada 2020 BX12.


Devido seu tamanho e sua proximidade com a Terra, o asteroide 2020 BX12 foi classificado como "potencialmente perigoso". No entanto, a rocha espacial passou a 4,3 milhões de quilômetros da Terra durante sua máxima aproximação. Nos próximos 100 anos, esse asteroide não fará uma máxima aproximação mais próxima do que essa.

asteroide binario 2020 bx12
Imagens do asteroide binário 2020 BX12, registrado pelo Observatório do Arecibo em Porto Rico.
Créditos: Arecibo Observatory / NASA / NSF

O sobrevôo do asteroide não foi uma ameaça à vida na Terra, mas sim uma oportunidade para os cientistas o estudarem. Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a estação de radar de Arecibo mirou no asteroide 2020 BX12, e com base em suas observações, os cientistas descobriram que 2020 BX12 é um asteroide binário, com uma rocha menor orbitando a rocha maior. Cerca de 15% dos asteroides maiores são objetos binários, segundo a NASA.




A rocha maior tem cerca de 165 metros de diâmetro e a menor tem cerca de 70 metros. Quando o instrumento observou as duas rochas espaciais em 5 de fevereiro, elas pareciam estar separadas por apenas 360 metros.

Os cientistas não conseguiram reunir dados suficientes para ter certeza, mas suspeitam que as duas rochas possam completar uma órbita entre si em 45 a 50 horas. A rocha menor tem rotação sincronizada, ou seja, sempre tem a mesma face voltada para a rocha maior.




Os especialistas em defesa planetária esperam que, examinando rochas espaciais próximas, eles identifiquem alguma que represente ameaça real, e com tempo suficiente para que possamos nos proteger.



Imagens: (capa-Arecibo Observatory) / Arecibo Observatory / NASA / NSF
14/02/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Como disseram corretamente acima, as DUAS ROCHAS, não representam ameça alguma, para o nosso PLANETA.

    Mas a 3° GUERRA ELEMENTAR entre as UNIDADES ELEMENTARES, já estão representado seríssimas ameaças, e todos das ciências-ainda-a-avançar, VOANDO, E COMENDO MOSCAS...

    Muitos decerto riram quando eu disse aqui e postei no meu blogger, que depois de GRANDES E DEVASTADORAS INUNDAÇÕES, viriam FORTÍSSIMOS VENTOS DESTRUIDORES, que virariam PEQUENAS E GRANDES EMBARCAÇÕES até mesmo NAVIOS DE CRUZEIRO e PORTA-AVIÕES, e também derrubariam e explodiriam PEQUENOS: E GRANDES AVIÕES.

    Admoestei que deveriam utilizar outros métodos para medições de direções desses FORTES VENTOS, em PEQUENOS E GRANDES AEROPORTOS, de todo MUNDO!

    Não deram a mínima!

    Tem aeroportos por aí, que ainda utilizam primitivas BIRUTAS, que mal conseguem indicar a direção de CORRENTES DE VENTOS, que ocorrem apenas por baixo...

    Mas quando CORRENTES DESCOMUNAIS DE VENTOS, começarem a derrubar e explodir GRANDES AVIÕES de ditos governantes desse PLANETA, que não governam nem suas próprias vidas, porque também as perdem:

    Talvez assim, tomem providências.

    Vejam o vídeo abaixo postado por um conceituado CANAL DE MÍDIA.

    https://www.youtube.com/watch?v=E41PokMKMx4

    Nesse caso aí, se o AVIÃO fosse de PEQUENO e até MÉDIO-PORTE, já era: todos estariam mortos!

    Vejam o vídeo abaixo, também postado por outro conceituado CANAL DE MÍDIA, o que a FORÇA DO VENTO faz, com um GRANDE NAVIO.

    https://www.youtube.com/watch?v=NcjCuhh1SxQ

    E só estamos ainda, apenas no começo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok.

      E quanto às evidências dos seus marcianos de ar (ou qualquer nome que você dê aos supostos habitantes do planeta por todos chamado Marte, mas chamado apenas por você por um nome aleatório qualquer)?

      E sobre cientista europeu que supostamente comentou favoravelmente naquele entulho de bizarrices do seu blog? Qual o nome e afiliação dele?

      Seguimos no aguardo.

      Excluir