Como lidar com o ISOLAMENTO?! Astronautas dão dicas para ter uma vida saudável em confinamento

como lidar com o isolamento social de acordo com os astronautas
Os astronautas Scott Kelly, Peggy Whitson e Chris Hadfield nos deram dicas importantíssimas sobre como lidar com o isolamento


Por conta das recentes notícias e para evitar contágio de virose, o mundo se viu numa realidade completamente diferente. Pensando na família, nos amigos e na sociedade, estamos passando muito mais tempo trancados em nossas casas... e nem todo mundo se dá bem nesse auto-isolamento.


O confinamento muitas vezes faz o ser-humano ter efeitos colaterais, físicos e psicológicos. Os astronautas passam por isso, sobretudo aqueles que já ficaram algum tempo "hospedados" na Estação Espacial Internacional.

E para ajudar nessa crise global que vivemos, os astronautas Scott Kelly, Peggy Whitson e Chris Hadfield nos deram dicas sobre como lidar com o isolamento - e olha que disso eles entendem muito bem!

Astronauta Scott Kelly
Astronauta Scott Kelly
Créditos: NASA

Scott Kelly fez parte do experimento "1 Ano no Espaço", entre 2015 e 2016, onde seu irmão gêmeo permaneceu aqui na Terra para que os cientistas pudessem comparar os efeitos da micro-gravidade no corpo humano.




Peggy Whitson, astronauta aposentada da NASA, bateu o recorde em 2017 de dias acumulados no espaço - foram 665 dias na Estação Espacial Internacional, longe da família, de amigos e de toda a natureza terrestre.

Astronauta Peggy Whitson
Astronauta Peggy Whitson.
Créditos: NASA / divulgação

Vale lembrar que, diferente da nossa situação atual, os astronautas não escolhem com quem vão dividir o quarto, e quais serão seus companheiros de café-da-manhã enquanto permanecem na Estação Espacial Internacional - uma situação muito mais desafiadora.




Chris Hadfield, o astronauta canadense que ficou famoso mundialmente com seus vídeos sobre o dia-a-dia dos astronautas na Estação Espacial Internacional, onde ele mostrava atividades que iam desde "como é se alimentar no espaço" à "escovando os dentes no espaço", também deu dicas essenciais de como lidar com o confinamento e com o isolamento social.

Astronauta Chris Hadfield
Astronauta Chris Hadfield na Estação Espacial Internacional.
Créditos: CSA (Agência Espacial Canadense)

Apesar de cada um ter seu ponto de vista, alguns pontos marcantes que todos os astronautas enfatizaram, são:

1 - ter um objetivo maior
Isso justifica o confinamento e faz tudo parecer mais leve, afinal de contas, temos um propósito para concluir esse desafio

2 - planilhas e foco
Não passe tanto tempo na cama e não fique sem obrigações. Crie uma lista de tarefas para o seu dia-a-dia, afinal de contas, não é porque estamos em casa que não temos atividades para serem concluídas

3 - realizar antigos sonhos
Sabe aquele hobby que você vinha pensando mas nunca teve tempo pra pôr em prática? Pronto! Agora você tem o tempo necessário para aprender um novo idioma, tocar um instrumento diferente ou escrever poesia. Faça seu tempo livre ser criativo e divertido




Confira nosso vídeo no YouTube (canal Galeria do Meteorito) onde falamos sobre como lidar com o confinamento com as dicas dos astronautas, e faça seu tempo livre ser também um tempo útil! Logo tudo isso terá acabado, e mais uma vez, teremos nosso dia-a-dia conturbado e corrido de volta.


Pensando no bem-estar da nossa família, dos nossos amigos e de toda a sociedade, precisamos fazer alguns sacrifícios... e na era da internet, até que temos uma bela carta na manga para lidar com o isolamento - temos o mundo todo na tela dos nossos smartphones e computadores. Aproveitemos da melhor forma! E pode ter certeza: essa experiência pode acabar sendo muito divertida.


Imagens: (capa-divulgação) / NASA / CSA / divulgação
24/03/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

17 comentários:

  1. CORONAVÍRUS.

    VÍRUS QUE NÃO SÓ ATACA PLEBEUS, POIS JÁ ATACOU O PRÍNCIPE DE MÔNACO, ATACOU AGORA O DA INGLATERRA, E JÁ HAVIA ATACADO EU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dom Quixote, por que você chama esse vírus de Coronavírus e não de NÃO-ORGANÍSMICO-MICROSCÓPICO-REPLICANTE-PARASITÁRIO-DESTRUTIVO-VERSÃO-19.0?

      Excluir
  2. Dom Intruso; Sendo ele da família dos CORONAVÍRUS, mesmo alguns chamando-o de SARS-COV-2, outros de COVID-19:

    Chamo essa DESGRAÇA que quase me mata, pelo nome familiar do DESGRAÇADO.

    Já encontro-me em quarentena em casa desde o dia 13.3.2020, dia que fui infectado, e mesmo tendo vários profissionais de saúde em minha família, sabendo que os mesmos, encontravam-se numa terrível luta, tentando salvar vidas em seus municípios de atuação:

    Decidi por mim mesmo e não aconselho ninguém fazer o mesmo, enfrentar essa DESGRAÇA, utilizando conhecimentos que obtive de plantas e óleos naturais da flora amazônica, quando por lá morei, por 16 anos.

    Não adianta querer saber os nomes dessas plantas e óleos, porque por não ser profissional da área de saúde e farmacologia, eu não revelaria pra ninguém.

    Sigam sempre instruções do competente ministério da saúde do Brasil, médicos infectologistas, constantemente presentes, nas conceituadas mídias.

    Enfrentei:

    1°: ARRANHÕES IRRITANTES NA GARGANTA.
    2°: TOSSE SECA.
    3°: QUADRO FEBRIL.
    4°: DORES NO CORPO.
    5°: INFECÇÕES PULMONARES.

    Beirando os meus 60 anos, só não fui DESENERGIZADO do MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV=ENERGIAS VITAIS que chamam primitivamente de ESPÍRITO, que Alimenta Energeticamente meu CORPO-IMAGEM-ATÔMICA:


    Ou seja:

    Energia ALTA, porque ALTÍSSIMA É A ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA que apenas tudo de bom criou, movendo energia baixa que é a atômica, no caso meu corpo-imagem-atômica: porque a ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA que eu acredito, não permitiu.

    Sei que quando há dias atrás anunciei minha infecção; alguns daqui, deve ter pelo menos dito em pensamentos, "Dessa vez, nos livraremos de JOSÉ BONIFÁCIO".

    Eu já havia tido 4 livramentos de MORTE, com esse até agora: 5.

    Como encontro-me nos últimos dias de tratamento, em ESTADO-TERMINAL, espero que dessa DESGRAÇA:

    Se eu sobreviver, esperem um JOSÉ BONIFÁCIO, insuportavelmente CIENTÍFICO E AVANÇADO.

    Quanto a esse COVID-19, não desejo, nem pro meu pior inimigo.

    O bicho é sinistro! Mas não invencível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zonifácio, tem um colega nosso aqui do hospício, o Zé Capivara, que tava espirrando pakaray, toda vez que ele espirrava parecia que passava um arlúvio aqui no hospício.
      Será que isso é resultado da 3a MACRODESPROJEÇÃO ANTIELEMENTAR DO ELEMENTO CARAMUJO?
      Mas acho que no caso dele é o péssimo hábito que ele tem de ficar cheirando cimento que sobrou da reforma do muro do hospício.

      Excluir
    2. Nossa Zé Bonifácio, então vc estava com a coronavírus. De que Estado vc é?

      Excluir
    3. Marlene; Sou do interior da Bahia, e atualmente moro em Salvador.

      Excluir
    4. Ótimas melhoras para você José Bonifácio. Que possamos logo nos livrarmos deste vírus em nosso país, aliás, no mundo não é? Que todos tenhamos força para atravessarmos este mar de perigos que vem por aí.

      Excluir
    5. Marlene De Ângelo; Agradeço por teus sinceros desejos de melhoras. O mundo tem sofrido muito, por causa desse Vírus.

      Excluir
  3. Bom saber ZÉ HOSPÍCIO, que mesmo sendo um inventado estrupício, tu ainda estejas vivo, não combalido nem abatido, pelo CORONAVÍRUS DISGRIÇÍSSIOS.

    Se cuida, porque de tanto cheirar cimento, teu colega lazarento, pode espirar um tijolo, melado e fedorento.

    Tu tens notícias do ANJO RAFAEL ELEVADO, ANÔNIMO L, E PILOTO BUTTON?

    Tem alguns deles, que assim como eu, já passaram dos 59, e estão no grupo de risco.

    Fica na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço o universo subatômico energetico, o qual conhecemos como terra.

      Excluir
  4. Também tenho umas dicas para o confinamento:
    Reorganizar aquela gaveta ou caixa onde você guarda suas contas pagas, recibos, notas fiscais e etc;
    Hora de reunir a família para recapitular os motivos de todas as desavenças, identificar os culpados e resolver as pendências;
    Realizar aquela introspecção sobre tudo o que fez de errado na vida;
    Demarcar territórios com faixas e objetos com marcas separando as pessoas na casa e o onde podem acessar e o que podem utilizar;
    Assistir todos os filmes e séries possíveis sobre pandemias, catástrofes globais e ficção científica distópicos;
    Ler livros e artigos sobre flagelos que humanidade passou em todas as épocas;
    Aprender ou, se possível, criar uma nova pseudociência e divulgar;
    Realizar a declaração do imposto de renda.

    ResponderExcluir
  5. As religiões cristas terão que entender enquanto é tempo, que o SARS-COV-2, tem sido a primeira BOMBA, lançada pelo o ANTI-CRISTO. Se alguém ai já viu, a Praça De São Pedro vazia, grandes Catedrais vazias, Católicas e Protestantes: que me diga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você procurou tratamento para o COVID-19 e conseguiu? Por que não procura tratamento para sua neurose também?

      Excluir
  6. Astro Intruso; Em comentário desse mesmo post, digo como e porque ainda não morri, por causa dessa desgraça desse vírus terrorista, transmutado intencionalmente e maleficamente.

    Infelizmente essa DESGRAÇA desse SARS-COV-2, ainda irá matar muita gente.

    Tem um especialista que falou, que se a humanidade não reagisse há tempo, essa DESGRAÇA desse SARS-COV-2, contaminaria 7 BILHÕES de pessoas, e no mínimo mataria 500 MILHÕES.

    5 vezes mais, que matou a 2° GURRA MUNDIAL.

    Toda humanidade já deveria começar a se preparar para SARS-COV-3, que decerto matará BILHÕES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volto a repetir a pergunta, por que você não procura um especialista para tratar sua neurose?

      Excluir
  7. Astro Intruso; Se tu tivesses passado o que eu passei por causa dessa DESGRAÇA, tu não chamarias de neurose. e sim de ARMA ASSASSINA TERRORISTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não estou falando do vírus, estou falando da sua neurose.

      Excluir