RECORDE: Panorâmica de Marte com a maior resolução é feita pelo rover Curiosity

recorde imagem panoramica de Marte
Uma nova imagem enviada pelo rover Curiosity nos prestigia com um panorama que contém mais de 1.000 fotos - 1,8 bilhão de pixels com a magnífica paisagem marciana!


A NASA divulgou uma imagem panorâmica da superfície marciana capturada pelo veículo espacial Curiosity. Até agora, este se tornou o panorama de maior resolução da superfície do Planeta Vermelho.


"Composto por mais de 1.000 imagens tiradas durante o feriado de Ação de Graças de 2019 e cuidadosamente reunidas nos meses seguintes, o composto contém 1,8 bilhão de pixels da paisagem marciana", disse a NASA em um comunicado. "A câmera Mast do rover (ou Mastcam) usou sua lente telefoto para produzir o panorama, e com sua lente de ângulo médio produziu as imagens de quase 650 milhões de pixels que incluem a parte inferior e o braço robótico do jipe espacial."
panorama de Marte
Panorama da superfície marciana feito pelo jipe robótico Curiosity.
Trata-se da imagem panorâmica com a maior resolução já obtida.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / MSSS

O panorama mostra Glen Torridon - uma região ao lado do Monte Sharp onde o robô Curiosity está explorando. Essas fotos foram feitas entre 24 de novembro e 1º de dezembro de 2019, quando a equipe da missão estava de folga no feriado de Ação de Graças.


De acordo com a NASA, "...com poucas tarefas para fazer enquanto aguarda a equipe retornar com os próximos comandos, o rover Curiosity teve uma rara chance de observar seus arredores do mesmo ponto de vista por vários dias seguidos."




Foram necessários mais de 6 horas e meia ao longo dos quatro dias para que o Curiosity capturasse as fotos individuais. Os operadores da Mastcam programaram a complexa lista de tarefas, que incluía apontar o mastro do veículo espacial e garantir que as imagens estivessem em foco.

curiousity-marte-panorama
Canto esquerdo da mais nova imagem panorâmica de Marte.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / MSSS

Para garantir uma iluminação consistente, eles só mandavam o robô Curiosity fotografar entre o meio dia e às 14h (horário local de Marte) todos os dias.




Em 2013, o jipe Curiosity produziu um panorama de 1,3 bilhão de pixels usando as duas câmeras Mastcam; suas câmeras de navegação em preto-e-branco, ou Navcams, forneciam imagens do próprio veículo espacial. Em 2014, outra imagem panorâmica de Marte chamou a atenção, pois ela foi feita por Andrew Bodrov, um fotógrafo profissional que manualmente criou a visão panorâmica (clique aqui para saber mais).

Você pode ainda ver todas as imagens panorâmica de Marte clicando aqui.

Faremos uma live em nosso canal no YouTube para mostrar em detalhes essa imagem panorâmica magnífica feita pelo jipe Curiosity em Marte. A transmissão ao vivo começa hoje (06 de março) às 21h40 pelo horário de Brasília, e em breve, estará disponível logo abaixo.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / MSSS
06/03/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

23 comentários:

  1. Marte já tem até horário próprio, e calendário próprio será que tem também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Astro intruso, kkkk. Daqui a pouco vem um especialista te responder!

      Calendário "MACRO-MICRO-DESPROJETADO-I
      DOS 5 ELEMENTOS, FOGO, TERRA, ÁGUA CACHAÇA E ÁLCOOL" a terra não é planeta e Marte também.... e haja cadernal.

      Anônimo F.

      Excluir
    2. Anônimo F, não faça isso. Esse nome não deve mais ser pronunciado aqui já que ele se ausentou.

      Excluir
    3. Tem sim! Chama-se Calendário Dariano. Existem outras sugestões de calendário para o ano marciano, mas o Dariano é o mais popular.
      Em breve, as borracharias marcianas terão em suas paredes o calendário Dariano com candidatas à Miss Universo de toda a galáxia estampando cada mês.

      Excluir
    4. Muito obrigado Sr. José do Hospício.

      Excluir
  2. Desculpe-me, não sabia.
    À propósito, quem sabe em breve poderemos ir a esse planeta, não tem nada lá, mas vamos assim mesmo.

    Anônimo F.

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo (terreno) Marte leva para girar em torno de si mesmo em uma volta completa tendo o sol como ponto de referência? Ou seja, quantas horas terrenas tem o dia no planeta Marte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 24 horas, 37 minutos e 22 segundos.

      Excluir
    2. O pessoal está afiado quando o assunto é Marte! Dá até gosto de ver!

      Ass. L.

      Excluir
    3. O dia marciano até que tem uma duração parecida com o da Terra. Só o ano marciano que é praticamente o dobro do nosso. Marte tem até estações do ano parecidas com as nossas, marcadas pelo avanço e recuo das calotas polares.

      A situação fica louca mesmo em Vênus: lá o dia é maior que o ano. Vênus leva 243 dias terrestres pra completar uma volta ao redor do próprio eixo, mas dá uma volta em torno do Sol em pouco mais de 224 dias terrestres. Logo, faria mais sentido em Vênus comemorar o Dia-Novo do que o Ano-Novo. :/

      Excluir
  4. Viram todos vocês que o Anônimo F, na verdade é meu fã?

    É igual um de de outro site, bilionário de Minas Gerais, que vivia desdenhando, dizendo que eu não passava de um pseudo-cientista, exotérico, que eu não havia descoberto nada, e vivia me cobrando provas de tudo que eu afirmava: O cara não só lia, como devorava, tudo que eu comentava. Depois que ele viu o pau quebrar em BH, contrariando tudo que os cientistas afirmavam que apenas cidades-costeiras quase no mesmo nível dos oceanos, é que sofreriam com grandes inundações: Ele baixou a crista, e passou a perguntar-me, quanto eu queria, para ensinar-lhe exclusivamente, tudo que eu sabia.

    E agora principalmente, porque segundo ele, vem ocorrendo VENTOS EM BH, acima de 90 Km/h, nunca ocorridos.

    Respondi pra ele, que nem tudo, mas o que compartilho gratuitamente com todos os povos, com ele também compartilharia, sem cobrar-lhe um centavo sequer. E já que ele como ATÔMICO no ainda 3° ATO, dispunha de muitas riquezas cenográficas... Antes de ser DESENERGIZADO DO MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS ou seja "ANTES DE MORRER", ele doasse parte disso, para os mais necessitados.

    A mesma coisa digo para esse pessoal da NASA, que mesmo dominando consideráveis tecnologias, não conseguem detectar VIDA INTELIGENTE no 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que assim como os antigos legionários romanos, eles chamam indevidamente, de MARTE DEUS DA GUERRA.

    Nem Tarsila Do Amaral apenas procriadora e não CRIADORA, iria admitir que mudassem o nome de ABAPORU, e ainda mais que atribuíssem a outra procriadora!

    Corrigindo o Anônimo F:

    Errado não é chamar o nosso 3° ELEMENTO ORBITAL, de PLANETA.

    No entanto chamá-lo de TERRA, que apenas é e todos sabem, apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS:

    É o cúmulo da IGNORÂNCIA, e o maior de todos os EQUÍVOCOS!

    Ao contrário também do que tu dissestes, o 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, é muito mais bonito que o nosso 3° ELEMENTO ORBITAL, com LINDÍSSIMAS FLORETAS, e habitado projetadamente por SERES ELEMENTARES assim como nós também somos, só que como eu sempre afirmei, ao invés de CONSTITUIÇÃO CORPÓREA ELEMENTAR PREDOMINANTE ÁGUA + 4: a deles é AR +4, "+OXIGÊNIO".

    Tendo mais um segredinho... Por isso que nunca foram vistos, fotografados ou filmados, por sondas da NASA.

    Nós que também não viveríamos sem OXIGÊNIO, por termos naturalmente apenas 10% do que eles tem, vivemos só 10% do que eles normalmente, vivem.

    700 anos para eles: é vivência mínima.

    O pessoal da NASA também não sabe que para habitar o 4° ELEMENTO ORBITAL, necessitariam saber TRANSMUTAR seus corpos de PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR ÁGUA, para AR.

    Isso nunca souberam, não sabem, e jamais saberão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nãããããããããããõoooooooooo! Você de novo aqui.

      Excluir
    2. É só ignorar. Deixa ele falar sozinho. Já ficou mais do que demonstrado que ele é imune ao raciocínio lógico. Já aconselhamos ele a procurar ajuda médica. É o máximo que podemos fazer. Deixa ele despejar os delírios dele fazendo de conta que ele não está aqui.

      Excluir
  5. Anônimo L, Piloto Button, Zé Hospício e Rafael não voltaram, e Anônimo F quebrou o trato. Mas fica tranquilo, vou pegar mais leve.

    ResponderExcluir
  6. Onde consta voltaram, gentileza considerar votaram.

    ResponderExcluir
  7. MAIS DE 7 BILHÕES DE EQUIVOCADOS, que erradamente acham que TERRA que apenas é uma dentre as 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são: seja PLANETA.

    É lamentável que todos os SERES ELEMENTARES que somos nós, tanto é que nossos corpos compostos são PREDOMINANTEMENTE E ELEMENTARMENTE PELO ELEMENTO ÁGUA, estejamos vulneravelmente já vivendo a 3° TRANSIÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR da 3° ERA PREDOMINANTE DA UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA que ainda vivemos para 4 ° ERA PREDOMINANTE DA UNIDADE ELEMENTAR AR que está chegando e FORTES CHUVAS X FORTES VENTOS que tem matado muitos comprovam isso... E todos exceto eu, sem saber nem onde moram.

    Ninguém pode negar que a NASA e ROSCOSMOS dominam consideráveis TECNOLOGIAS.

    Mas por desconhecerem totalmente as novas ciências, MACROCOSMOLOGIA AVANÇADA e ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, desconhecem o que já ocorreu, está ocorrendo e ocorrerá com o nosso PLANETA, e todos nós.

    Se desconhecem até mesmo o nosso 3° ELEMENTO ORBITAL tanto é que chamam erradamente de TERRA, iriam saber o que sei, sobre o 4° ELEMENTO ORBITAL, que como legionários romanos, ainda chamam primitivamente e indevidamente de MARTE DEUS DA GURRA?

    O mais absurdo, é que 90% dos das ciências-ainda-a-avançar se declaram ateus, mas também apegaram-se a equívocos cometidos por religiosos egípcios gregos e romanos, que desde a antiguidade, já chamavam indevidamente:

    Nosso 3° ELEMENTO ORBITAL, de TERRA.
    Nosso DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR - DEAT, de DEUS SOL.
    Nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, de SISTEMA SOLAR.
    Nosso ESTABILIZADOR, de LUA.
    O 2° ELEMENTO ORBITAL, de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA.

    Isso tudo, porque desconhecem que o que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL, um MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO é, interligado não por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS, ENERGIZADORES EMITIDOS...

    É por isso que digo:

    Mais vale UM que certo esteja, que BILHÕES equivocados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pff, amadores tentando demonstrar sua intelectualidade sem realmente tê-la

      Excluir
  8. Os habitantes de Marte são mais evoluídos que os da Terra. Mas os nossos aparelhos não conseguem detecta-los pois suas ondas (sonoras, rádio, cores, etc)tem vibraçoes superiores às nossas, nem mesmo ultrassom os alcança. Leiam "O planeta Marte", de Ramatis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li e quase virei um nibiruta.

      Excluir
    2. Seu Astro Intruso, no século XVIII tinha um sujeito lá na Suécia chamado Emmanuel Swedenborg, que no começo era um físico sério, mas de repente começou a escrever textos sobre as supostas conversas dele com anjos e seres de todos os planetas até Saturno (se não me engano, ele foi contemporâneo da descoberta de Urano por William Herschel, por isso ele não descreve "habitantes" de Urano e Netuno). Essa história de seres invisíveis de Vênus e Marte me fez lembrar do coitado do Swedenborg. Pelos diários dele, os especialistas hoje afirmam que ele sofria de uma forma séria de esquisfros...esfriscoz...esquizofrenia. Mas o pior, é que ele abriu uma igreja, a Igreja Swedenborgiana, e até alguns filósofos da época caíram na onda dele.

      Excluir
  9. Que me desculpem; mas qualquer um que diga ter sido inspirado por QUEM apenas tudo de bom criou, que foi a ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, mas que erradamente denomina o nosso 3° ELEMENTO ORBITAL como sendo TERRA, já que TERRA nunca foi é ou será PLANETA, e sim apenas uma das UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, assim como FOGO, ÁGUA, AR ou EC também são:

    Nunca foi inspirado por QUEM apenas tudo de bom criou, e apenas por si mesmo, equivocadamente falou ou escreveu.

    Denominar também erradamente e indevidamente o 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, de MARTE DEUS DA GUERRA: só poderia partir de primitivos que acreditavam em D'US ou DEUS, que apenas do mitológico e inexistente ZEUS, vem.

    Ocultam o DEUS de DEUS SOL como faziam os antigos e mitológicos egípcios, A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA de VÊNUS como faziam também os antigos e mitológicos greco-romanos e outros... Porque comprovaria mais ainda o quanto são primitivos, os ditos atuais das ciências-ainda-a-avançar.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir