Novo tipo de asteroide com 'Cauda de Cometa' foi encontrado perto de Júpiter

asteroide ou cometa
Asteroide ou cometa? Qual é a verdadeira origem do objeto 2019 LD2?!


Um novo tipo de objeto, misto de asteroide e cometa, vaga ao redor de Júpiter e surpreendeu especialistas: algo assim nunca tinha sido visto antes...


Imagine um cruzamento entre um asteroide e um cometa. Pois foi exatamente isso que cientistas da Universidade do Havaí e da Universidade Real de Belfast, na Irlanda do Norte, descobriram com dados do Observatório ATLAS, no Havaí.

Trata-se de um novo tipo de asteroide com uma cauda semelhante a de um cometa. O objeto, chamado 2019 LD2, orbita logo à frente de Júpiter junto a um aglomerado de asteroides conhecidos como Troianos.


Segundo os especialistas, 2019 LD2 é exatamente um cruzamento entre asteroide e cometa. Ele foi originalmente considerado um asteroide fraco que compartilhava a órbita de Júpiter em torno do Sol. Mas depois, em julho de 2019, revelou uma cauda de poeira ou gás semelhante a de um cometa antes de desaparecer atrás do Sol, impedindo novas observações.

Quando o objeto reapareceu no mês passado, as pesquisas do ATLAS confirmaram que quase um ano depois ele ainda mantinha suas características híbridas de asteroide e cometa.




Cientistas acreditam que asteroides assim podem ter sido capturados pela forte gravidade de Júpiter há bilhões de anos, mas já deveriam ter se livrado de qualquer gelo de superfície que pudesse vaporizar e formar "caudas".

asteroide 2019 LD2 - asteroide ou cometa

Astrônomos sugerem que o comportamento repentino do cometa 2019 LD2 possa indicar que ele foi capturado apenas recentemente por Júpiter, vindo de uma órbita mais distante, onde o gelo poderia existir. Eles presumem que alguma perturbação na superfície ou colisão possa ter revelado o gelo sob suas camadas de rocha protetora, gerando a sublimação.

Outros asteroides se localizam nessa região, sessenta graus à frente e atrás de Júpiter em uma região conhecida como Pontos de Lagrange - refúgios de estabilidade onde milhares de asteroides "Troianos" se reúnem.




"Acreditamos há décadas que os asteroides troianos deveriam ter grandes quantidades de gelo embaixo de suas superfícies, mas nunca tivemos nenhuma evidência até agora", disse Alan Fitzsimmons, da Universidade Real de Belfast, na Irlanda do Norte, que ajudou a revelar esse novo objeto híbrido.

Os asteroides Troianos serão alvo de uma nova missão programada para ser lançada em 2021, quando os pesquisadores esperam descobrir mais detalhes sobre o comportamento misterioso desses objetos. Por enquanto, eles continuam se concentrando no Observatório ATLAS para conseguir novos dados.




"Embora o sistema ATLAS seja projetado para procurar asteroides perigosos, ele também vê outros fenômenos raros em nosso sistema solar e além, enquanto escaneia o céu", disse Larry Denneau, investigador principal do projeto ATLAS. "É um bônus real para a ATLAS fazer esse tipo de descoberta".



Imagens: (capa-ATLAS) / ATLAS / divulgação
23/05/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Planeta, X, ???Nibiru?Afetando O cinturao, de, Asteroides?

    ResponderExcluir
  2. Não. Acredito que seja algo mas exótico que esteja perturbando, e os cientistas não descobriram ainda ou si já sabem, estão guardando sigilo.

    ResponderExcluir