O que era a Bola de Fogo que riscou os céus da Austrália em 22 de maio?!

meteoro bola de fogo na austrália
Esse brilho todo era apenas um detrito espacial?!


O avistamento de um meteoro é sempre uma experiência empolgante, e foi isso o que viram moradores do extremo sul da Austrália, principalmente nas regiões de Vitoria, onde se localiza a cidade de Melbourne e da ilha da Tasmânia.


Claro que, como não poderia deixar de ser, o evento acabou preocupando muita gente, e relatos e filmagens surgiram pela internet rapidamente.

O meteoro do tipo 'Bola de Fogo' riscou os céus a uma velocidade bem baixa,fazendo com que o evento tivesse uma aparência ainda mais dramática.


Baixa velocidade e angulo raso de queda são características da reentrada de algum objeto feito pelos humanos e que orbitam nosso planeta, como os satélites.




Perry Vlahos, vice-presidente da Sociedade Astronômica de Victoria, disse ao jornal 'Guardian Australia': "O fato de ter um movimento lento, um ângulo raso e a quantidade de desintegração que ocorreu, entregou que não se tratava de uma nave alienígena, de um asteroide ou um cometa. Mas sim de um estagio de foguete russo".

De fato a Rússia tinha acabado de lançar o foguete Soyuz-2-1b do Cosmódromo de Plesetsk às 07:30 UTC (17:30 no horário de  Melbourne) para colocar em orbita o satélite Tundra 4, que contém um telescópio infravermelho que faz parte do sistema de defesa e avisos de mísseis da Rússia




Especialistas acreditam ser muito improvável que alguma parte desses escombros tenham chegado à superfície.

É interessante lembrar que a Austrália tem um bom histórico de queda de lixo espacial: em julho de 1979 a 1ª Estação Espacial dos EUA, chamada 'Skylab', caiu descontroladamente na região. Por sorte não houve feridos. Ainda assim o presidente americano da época, Jimmy Carter, fez um pedido oficial de desculpas pelo acidente.



Imagens: (capa-Twitter/divulgação) / divulgação
25/05/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário