Asteroides perigosos devem ser amarrados ao invés de destruídos com explosões, mostra simulação

asteroides perigosos devem ser laçados amarrados
Seria como "laçar" um asteroide para evitar uma colisão com a Terra...


O método poderia ser chamado de "Cowboys do Espaço", tratando o perigo das rochas espaciais de uma maneira bem diferente e criativa...


Os filmes catástrofe nos acostumaram a encarar o problema dos asteroides em rota de colisão com a Terra usando o velho plano "Rambo", ou seja: bombas!

Uma grande explosão nuclear parecia bastar para resolver tudo, e durante muito tempo se acreditou nisso...




Mais recentemente, descobrimos que a coisa não é assim tão fácil como Hollywood nos faz crer. Explodir um asteroide poderia gerar muitos problemas, como:


  • Mudança brusca de órbita, que poderia piorar a situação caso ele desviasse na nossa direção, ou caso mudasse para uma outra rota, ameaçando um local que nem estava em perigo direto;
  • Partir o objeto em pedaços menores que poderiam atingir outras regiões que nem estavam na rota de colisão;
  • Ou na pior das hipóteses, caso a rocha fosse grande demais, ou dependendo de sua composição e densidade, poderíamos não fazer a mudança de trajetória, ou fazer uma quase imperceptível, o que não nos ajudaria em nada.


asteroids

Por isso os cientistas começaram a pensar em novas estratégias para lidar com o problema, e agora surgiu um novo plano: "amarrar" o asteroide ameaçador!

Sim, basicamente seria algo como um "Cowboy espacial", onde o asteroide ameaçador pode ser literalmente laçado e amarrado a outro objeto que possa, pouco a pouco (ou muito a muito), tirá-lo da rota de colisão.




A cientista espacial Flaviane Venditti, do Observatório de Arecibo, da Universidade da Flórida Central, sugere um método para amarrar o corpo celeste a outro corpo espacial, o que poderia fazer com que o centro de massa do asteroide se deslocasse, tendo sua trajetória alterada para uma órbita mais segura previamente calculada.

O plano e as simulações de computador realizadas foram detalhados em um artigo científico publicado no EPJ Special Topics.

"As simulações mostraram que o método é dinamicamente viável para resolver o impacto de asteroides. Além disso, ele não gera fragmentação, o que poderia ser um risco potencial", diz ela em um dos trechos do artigo.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que cientistas pensam em laçar asteroides. Em 2019, a cientista brasileira Alessandra Ferraz Ferreira sugeriu utilizar um veículo espacial conectado com um cabo de 100 quilômetros de comprimento que pudesse ser preso a algum asteroide perigoso, criando um efeito de repuxo que pudesse mudar sua trajetória. Por seu projeto, ela até recebeu o prêmio Mario Grossi. A novidade é que agora temos simulações que confirmam a eficácia do método.




Claro que todo esse plano é bem complexo, e depende de muitos fatores: precisaríamos de uma nave que pudesse chegar até o asteroide e "laçá-lo", e ainda precisaríamos encontrar algum outro objeto por perto para amarrá-lo. Mas não deixa de ser uma esperança. Além disso, o método de "laçar" asteroides parece ser mais seguro, evitando explosões que podem gerar escombros perigosos e fora de controle, como a possível chuva de meteoros que pode acontecer com a futura colisão que vai lançar um projétil no asteroide Didymos.


Imagens: (capa-ilustração) / ilustração / divulgação
23/06/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

7 comentários:

  1. Com essa forma de pensar totalmente atrasada dos cientistas-ainda-a-avançar, achando erradamente que existe ATRAÇÃO ao invés de PROJEÇÃO... Desconsiderando também outros aspectos importantíssimos que são o TAMANHO é a VELOCIDADE DE PROJEÇÃO DO ELEMENTO... Dizer que poderão amarrá-los, está mais para fantasia.

    ResponderExcluir
  2. assim como pequenos jatos são usados para direcionar as cápsulas que vão atracar na ISS, corrigindo sua rota de aproximação, pequenos foguetes pousados na superfície dos asteroides e funcionando como os jatos das cápsulas poderiam alterar suas rotas para longe da terra, claro que para isso é preciso tempo e planejamento, não pode ser usado para objetos descobertos já na iminência de colisão....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Anônimo, aquele que caiu em Cheliabinsk Rússia, é a prova disso. Mesmo tendo um tamanho considerável, ninguém sequer detectou, sua aproximação.

      Excluir
  3. Eu adoro a ideia de simplesmente explodir tudo, porém reconheço que amarrar tudo em algo que explode também é divertido. Eu gostaria de ir numa missão dessas.

    ResponderExcluir
  4. Na ótima série "The Expanse" os mineradores espaciais amarravam o asteróide dentro de uma rede enorme, explodiam ele, e mineravam os pedacinhos q estavam todos contidos nessa rede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns até abaixavam a viseira do capacete em pleno vácuo espacial para retirar sujeira e cisco dos olhos. Os médicos belters recomendaram abaixar a viseira pelo menos duas vezes por semana para tratamento de asma.

      Excluir
    2. Onde escrevi abaixar a viseira leiam levantar a viseira por favor.

      Excluir