Tudo sobre o Eclipse Lunar Penumbral de 05 de junho de 2020

eclipse lunar 05 junho 2020 brasil
Saiba os locais de visibilidade do eclipse lunar de 05 de junho e veja como observar


Nessa sexta-feira, 05 de junho, acontece um Eclipse Lunar Penumbral, que poderá ser visto da Ásia, Austrália, Europa, África e parte da América do Sul.


Mas calma! Por ser do tipo Penumbral (e não total), este eclipse lunar é diferente do que muitos esperam. Entenda como funciona e o que você verá nessa sexta-feira.


O que é um Eclipse Lunar Penumbral?

Diferente de um Eclipse Lunar Total, quando a Lua passa na parte interna e mais escura da sombra da Terra, um Eclipse Lunar Penumbral ocorre quando a Lua passa na parte externa da sombra da Terra (penumbra), onde parte da luz solar ainda atinge a superfície lunar.

Diferença de eclipse lunar total e eclipse lunar penumbral
Diferença entre Eclipse Lunar Total e Eclipse Lunar Penumbral.
Créditos: divulgação

Com isso, nosso satélite natural não ganha a famosa tonalidade de sangue, perdendo apenas um pouco de seu brilho.





O Eclipse Lunar de 05 de junho pode ser visto do Brasil?

O eclipse penumbral dessa sexta-feira poderá ser visto de parte do Brasil, como de parte da América do Sul. No mapa abaixo você verá as regiões onde o eclipse é ou não visível.

Mapa de visibilidade do Eclipse Lunar Penumbral de 05 de junho de 2020
Mapa de visibilidade do Eclipse Lunar Penumbral de 05 de junho de 2020.
Créditos: TimeandDate

Aqui na América do Sul, fique atento durante o nascer da Lua. Quando o Sol estiver se pondo na tarde dessa sexta-feira (05) olhe na direção oposta (à leste) onde a Lua estará nascendo já eclipsada pela penumbra da Terra.


Qual é o horário do Eclipse Lunar de 05 de junho?

Pelo horário internacional (UTC), o Eclipse Lunar Penumbral tem sua primeira fase às 17:45:50, o máximo às 19:26:13 e o fim às 21:04:03.

Já pelo horário de Brasília, o início ocorre às 14:45:50 (não visível), o máximo às 16:26:13 (não visível) e a fase final às 18:04:03 (visível em parte do Brasil). No total, este eclipse terá duração de 03:18:13.



E vale lembrar: dia 21 de junho (daqui alguns dias) acontece um Eclipse Solar do tipo Anular. Infelizmente ele não poderá ser visto do Brasil, mas teremos transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube. Aproveite para se inscrever (clique aqui para conhecer nosso canal). Ative o sininho e não perca nenhuma novidade!


Imagens: (capa-Rick Baldridge/divulgação) / TimeandDate / divulgação
04/06/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

11 comentários:

  1. você é top richard, só consigo acompanhar os eventos astronomicos atraves de vc ! os outros só falam qualquer coisa e bla bla bla kkk vlww man

    ResponderExcluir
  2. "Bad Moon Rising".

    ResponderExcluir
  3. O Richard Dalí Moderno, é mesmo o mestre das postagens astronômicas.

    No dia que ele passar a chamar corretamente, TERRA DE 3° ELEMENTO do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR... SOL de DEAT... e LUA de ESTABILIZADOR:

    Das MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, será também doutor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O josé, sabe que literalmente ninguem nesse site inteiro acredita no que tu fala, vai fala com a parede, talvez ela te escute!

      Excluir
    2. KSKSKSKSKSKSKSKSKSKSKSKS

      Excluir
  4. Sagittarius A; Tem um Anônimo que comenta aqui, que fica desesperado, quando não posto comentários.

    Na postagem do link abaixo neste mesmo conceituado site,

    https://www.galeriadometeorito.com/2020/05/foi-encontrado-um-exoplaneta-em.html

    Ele desesperado comentou:

    Anônimo 27 de maio de 2020 15:18

    Nossa, oq aocnteceu com o bonifácio? não vi ele comentando nas ultimas matérias.

    Meu blogger, modalidade tão fora de moda ultimamente, tem muito mais acessos e comentários, que muitos CANAIS YOUTUBE por aí.

    Diversos dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, RÚSSIA, ALEMANHA, JAPÃO, PORTUGAL, BRASIL e outros: acessam meu blogger diariamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse cara era eu feliz por vc parar de comentar coisas idiotas '-'

      Excluir
  5. Vamos lá pessoal, vamos assistir o eclipse hoje. O Sr. José Bonifácio também está convidado, já que vai ser visível aí na Bahia também.

    ResponderExcluir
  6. De todos que comentam aqui Astro Intruso, mesmo chamando indevidamente de D'US ou DEUS, porque que D'US ou DEUS, apenas do mitológico e inexistente ZEUS vem:

    Por acreditar na ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, que apenas tudo de bom, verdadeiramente criou:

    Acreditar também no MACRO CORPO UM ÚNICO REAL ENERGÉTICO ESPECIAL NÃO ATÔMICO, que chamam primitivamente de MUNDO ESPIRITUAL:

    Tu tens EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA suficiente para compreender a QUÂNTICA, que a maioria dos que compõem a NASA e ROSCOSMOS jamais terão, se continuarem achando tolamente que concernente ao MACRO CORPO IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE PROJETADA do UM que eles chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL, tudo veio de uma minúscula partícula... Que também veio do nada.

    NADA X NADA = NADA, E DO NADA: NADA VEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo isso é para dizer que dispensa assistir o eclipse hoje?

      Excluir
  7. Astro Intruso; Não se trata disso. Senti-me honrado, com seu honroso convite. É que ao invés de ver a IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE PROJETADA DO ESTABILIZADOR REAL, Eu como REAL e não apenas como IMAGEM ATÔMICA: prefiro observar o ESTABILIZADOR REAL.

    ResponderExcluir