Tudo sobre o Eclipse Solar Anular de 21 de Junho de 2020

eclipse solar anular de 21 de junho de 2020
Nas primeiras horas do dia 21 de junho, acontece um Eclipse Solar Anular - o famoso "Anel de Fogo"


Está chegando o momento do tão esperado Eclipse Solar Anular - o primeiro de dois Eclipses Solares que acontecem no ano de 2020.


Aqui você ficará por dentro de todos os detalhes desse Eclipse Solar, desde horários, locais de visibilidade, até sobre como ocorrem os Eclipses Solares Anulares - por quê eles são diferentes?

E vale lembrar: teremos a transmissão ao vivo do Eclipse Solar Anular, que acontecerá em nosso canal no YouTube. Fiquem ligados!


A diferença entre Eclipse Solar Anular e Total

Um Eclipse Solar acontece quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, e isso faz com que parte da luz solar seja bloqueada pelo disco lunar.




Apesar de ser bastante parecido com um Eclipse Solar Total, no Eclipse Anular a Lua não encobre todo o disco solar. Com isso, a borda do disco solar continua à mostra, criando um efeito magnífico conhecido como "Anel de Fogo", ou "Ring of Fire" em inglês.

Eclipse Solar Anular registrado no Novo México, EUA. Créditos: National Geographic / Coleen Pinski
Eclipse Solar Anular registrado no Novo México, EUA.
Créditos: National Geographic / Coleen Pinski

Durante um Eclipse Solar, a Lua projeta a umbra, a penumbra e a antumbra na Terra. Um observador localizado dentro da umbra (sombra total), verá o Eclipse Total, quando todo o disco solar é bloqueado pela Lua. Já na penumbra, somente parte da radiação solar é bloqueada, o que faz com que os observadores situados nessa região vejam um eclipse parcial.


Mas o que é antumbra?

Uma forma simples de explicar é a seguinte: a sombra projetada por um objeto não é infinita. Na verdade, ela tem uma aparência de cone, portanto, dependendo da distância, mesmo que o objeto onde a sombra é projetada esteja perfeitamente alinhado, sua visão será a de um trânsito (sim, parecido com o trânsito planetário). Veja na imagem abaixo:

Imagem mostra a umbra, a penumbra e a antumbra, e o que vemos quando estamos nesses pontos
Imagem mostra a umbra, a penumbra e a antumbra, e o que vemos quando estamos nesses pontos.
Créditos: Daniel M. Short / Wikimedia Commons

A física por trás de um Eclipse Solar Anular é a mesma dos famosos "Trânsitos Planetários" (técnica utilizada para detectar planetas orbitando outras estrelas). A diferença é que a Lua e o Sol estão bem mais próximos da Terra do que uma outra estrela, e é por isso que durante um Eclipse Anular, quase todo o disco solar fica encoberto, deixando apenas uma pequena borda exposta.


De onde o Eclipse Solar do dia 21 de Junho poderá ser visto?


O Eclipse Solar poderá ser visto do sudeste da Europa, parte da Ásia, norte da Austrália, maior parte da África, Pacífico e Oceano Índico. Infelizmente o Eclipse Solar do dia 21 de junho não poderá ser visto do Brasil ou de qualquer outra parte das Américas. Mas teremos transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube.


Qual será o horário do Eclipse Solar do dia 21 de junho?

Primeiramente, confira os horários de início, meio e fim do Eclipse Solar em UTC (horário internacional):



HORÁRIOS DO ECLIPSE SOLAR DO DIA 21 de JUNHO em UTC:

  • Início Parcial:     03:45:58
  • Início Total:        04:47:45
  • Máximo:             06:40:04
  • Fim Total:           08:32:17
  • Fim Parcial:        09:34:01


Agora, confira os horários do Eclipse pelo horário de Brasília (BRT):

HORÁRIOS DO ECLIPSE SOLAR DO DIA 21 de JUNHO em BRT: 

  • Início Parcial:     00:45:58
  • Início Total:        01:47:45
  • Máximo:             03:40:04
  • Fim Total:           05:32:17
  • Fim Parcial:        06:34:01


Há duas semanas aconteceu um Eclipse Lunar Penumbral, e dentro de duas semanas após o Eclipse Solar do dia 21 acontece outro Eclipse Lunar Penumbral. Isso é comum, pois eclipses vêm em pares (ou em trios, como neste caso).




Transmissão ao vivo do Eclipse Solar de 21 de Junho de 2020

E é claro que teremos live do Eclipse Solar Anular! A transmissão ao vivo que acontecerá em nosso canal no YouTube também estará disponível logo abaixo.

Mas fiquem atentos: por conta do fuso horário, o início da live está previsto para acontecer às 11h50 do dia 20 de junho (noite de sábado). Defina o lembrete e não perca mais uma live histórica!



Aproveite também para participar do sorteio! [clique aqui e saiba mais]


Um ALERTA IMPORTANTE

Atenção: se você está em uma das regiões onde o Eclipse Solar poderá ser visto, tome muito cuidado para observá-lo. Jamais aponte telescópios ou binóculos na direção do Sol sem um filtro especial, pois além de danificar seu equipamento, essa prática causa cegueira permanente!

E lembre-se também que qualquer filtro solar deve ser acoplado na abertura do telescópio ou dos binóculos, e jamais do encaixe da ocular, assim você garante que a radiação está sendo filtrada antes mesmo de entrar no tubo de seu instrumento ótico, caso contrário, os danos (tanto ao seu equipamento quanto à sua visão) serão irreversíveis.
Como observar o Sol de forma segura
Na ilustração acima, veja o local exato em que o filtro solar (próprio para uso em telescópios) deve ser acoplado.
Nunca utilize "supostos filtros solares" cujo local de acoplagem fica entre o instrumento ótico e o seu olho.
Créditos: Galeria do Meteorito

Mesmo para observação direta, utilize filtros especiais, projetados para observação solar, ou então uma máscara de solda compatível, suficiente para assegurar uma observação confortável.



Imagens: (capa-divulgação) / National Geographic / Coleen Pinski / Daniel M. Short / Wikimedia Commons / TimeAndDate / Galeria do Meteorito / YouTube / divulgação
19/06/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

7 comentários:

  1. Quando o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA, que chamam primitivamente de LUA, impede não totalmente a visão do DEAT DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que como os antigos faraós, ainda chamam erradamente e indevidamente de DEUS SOL.

    ResponderExcluir
  2. 1) Uma desorientação, a vacina a cura,pandemia,desemprego
    2) Mudança de Direção
    3) Alteração nas Percepções Individuais, Mudanças Interiores
    4) Um despertar para aquilo que esta oculto ,pouco visivel
    5) Despertar uma Consciencia que estava ofuscada pelo brilho do sol

    ResponderExcluir
  3. Como muitos aqui me criticaram, quando DESCOBRI AFIRMEI e PROVEI, que diferentemente de nós que habitamos o 3° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente e erradamente de TERRA uma vez que TERRA jamais foi PLANETA e sim apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são... E temos nossos corpos compostos PREDOMINANTEMENTE por ELEMENTO ÁGUA...

    Os corpos dos que habitam o 2° ELEMENTO ORBITAL que como antigos greco-romanos chamam indevidamente de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA, compostos são PREDOMINANTEMENTE, por ELEMENTO TERRA...

    Que leiam o comentário da inteligente Marlene De Ângelo em resposta ao meu na matéria aqui mesmo publicada, conforme link abaixo:

    https://www.galeriadometeorito.com/2020/06/estranhos-sinais-do-espaco-profundo-se.html

    Pois também comprova quando afirmei que diferentemente de nós que habitamos o 3° ELEMENTO ORBITAL e vivemos em 3° DIMENSÃO... Eles que habitam o 2° ELEMENTO ORBITAL, vivem em 2° DIMENSÃO.

    Após ler o comentário da Marlene, assista o vídeo abaixo, para que tu possas compreender porque corretamente vivendo em 2° DIMENSÃO, os corpos deles diferentemente dos nossos, arrastam-se pelo solo.

    https://www.youtube.com/watch?v=lLJ1gF17BdE

    Outra coisa muito importante que comprova outra DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA E ENERGÉTICA que fiz concernente ao que chamam simplesmente de ESPÍRITO... Que na verdade é o MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que contem 3 Maravilhosas Energias, EM = ENERGIA MOTRIZ... EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA... E ED.D = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO... Energias Médias, que movem nossos corpos-imagens-energéticas-atômicas, energias baixas...

    Principalmente quando afirmei que tais COMBOS ENERGÉTICOS DE EV, poderiam deixar de alimentar um determinado corpo-atômico, retornar a sua FONTE DE EV... E por vontade exclusiva da ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA que apenas tudo de bom criou, voltar a alimentar um outro corpo até mesmo em outro PLANETA, e outra DIMENSÃO superior ou inferior, em DESENVOLVIMENTO.

    Leia o comentário da inteligente Marlene, que tu entenderás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. José Bonifácio, já está recuperado do Covid-19? Já está se sentindo melhor?

      Excluir
  4. Astro Intruso; O MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que chamam primitivamente de ESPÍRITO, graças a ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINTA CRIADORA, ainda move o micro-corpo-imagem-energética-atômica-projetada, que meus genitores, denominaram de JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS.

    Mesmo tendo ainda alguns probleminhas, sigo como atômico, atuando no 3° ATO.

    Até quando, não sei.

    Grato por suas preocupações e considerações.

    Saúde e paz para ti, e toda tua família.

    ResponderExcluir