Lua está se afastando e vai se perder no Espaço?!

lua esta se afastando
Você já deve ter ouvido isso, mas qual é a verdade afinal? A Lua está mesmo indo embora daqui?!


Todas as luas de todos os planetas costumam ser "rebeldes", e com nossa Lua não será diferente...

Os satélites naturais costumam ter órbitas que, ao longo de muito, muito tempo, pode fazê-los se afastar ou se aproximar de seu planeta hospedeiro, causando uma colisão ou um afastamento.


No caso da nossa Lua, ela se afasta cerca de 3.8 centímetros por ano, por isso podemos afirmar com certeza matemática que a Lua se perderia da Terra dentro de vários bilhões de anos.

Note que escrevemos "se perderia" porque temos pra você uma notícia boa e uma notícia ruim:
A notícia boa é que, na prática podemos afirmar que a Lua nunca vai escapar da Terra!
A notícia ruim é que a Lua não vai se afastar porque não terá tempo pra isso, já que o Sol vai virar uma gigante vermelha e engolir a órbita da Terra (e da Lua junto, claro) antes que ela consiga se afastar...




Mas calma! Isso só deve acontecer dentro de aproximadamente 5 bilhões de anos, então ainda temos muito tempo!

Lua indo embora da Terra

Se é que nossa civilização vai conseguir sobreviver todo esse tempo, já que, se continuarmos como estamos, acabaremos com a habitabilidade de nosso planeta muito antes disso, e o afastamento da Lua ou gigantismo do Sol nem fará nenhuma diferença...

Mas vamos ter esperança que conseguiremos evoluir de verdade, e que tudo vai dar certo!

Fato é que nossa lua está de fato se afastando, mas se considerarmos a grandiosidade do Universo, 3.8 centímetros é muito pouco. Ela ainda ficará por perto dentro dos próximos bilhões de anos.




Agora só temos que nos preocupar em cuidar bem do nosso planeta, assim poderemos garantir que muitas futuras gerações possam se deslumbrar com a vista da nossa magnífica Lua!


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
26/06/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Se o pessoal das ciências-ainda-a-avançar, ao invés de LUA chamassem, e ESTABILIZADOR passassem a chamar, já teriam compreendido, o motivo desse afastar.

    O que chamam primitivamente de LUA, é o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO, que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA.

    E como tudo dentro do MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, já encontra-se numa TRANSIÇÃO, o ESTABILIZADOR do nosso PLANETA, não seria exceção.

    Para compreender melhor o motivo desse afastar moçada, DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    ResponderExcluir
  2. Por favor use este estabilizador para estabilizar teu raciocínio doido e varrido. Fale coisa relevante, seu doente marmita-de-corvo.

    ResponderExcluir
  3. Calma Fora Do Ar; Como tu és lunático, continues chamando o ESTABILIZADOR de LUA.

    Tu tens notícias do Tonho e da Rutinha?

    ResponderExcluir