Astrônomos descobrem a Maior Cauda de Cometa

maior cauda de cometa descoberta
Imagine uma cauda de cometa que é equivalente a mais de sete vezes a distância entre a Terra e a Lua


Com uma cauda de pelo menos 7,5 vezes a distância entre a Terra e o Sol (mais de um bilhão de quilômetros), a cauda ionizada do cometa 153P/Ikeya-Zhang é quase o dobro do comprimento do detentor do recorde anterior, o cometa Hyakutake. Para fazer essa grande descoberta, no entanto, os pesquisadores tiveram que revisitar dados de quase 20 anos atrás.


Quando a sonda Cassini da NASA estava viajando entre as órbitas de Júpiter e Saturno em 2002, detectou um número crescente de prótons. Esse evento ficou inexplicável por todos esses anos, mas uma equipe de pesquisadores do Reino Unido e dos EUA agora acredita que esses prótons de fato vieram da cauda ionizada do cometa 153P / Ikeya-Zhang.




Quando um cometa interage com o Sol, surgem duas caudas. A mais conhecida, a cauda de poeira, ocorre quando a radiação solar derrete o núcleo do cometa, o que faz expelir gás e poeira. Mas existe ainda a cauda de íons, formada quando o gás do núcleo do cometa é ionizado pela radiação. No caso do cometa 153P / Ikeya-Zhang, os prótons retirados do gás hidrogênio durante essa ionização foram levados pelo vento solar na direção da espaçonave Cassini.

Comet-Ikeya-Zhang - Philipp Salzgeber
Cometa 153P / Ikeya-Zhang.
Créditos: Philipp Salzgeber

O estudo confirma que a sonda Cassini passou de fato pela cauda do cometa 153P/Ikeya-Zhang, percorrendo uma distância de 6,5 UA (Unidades Astronômicas), o que de acordo com as medições, implica numa cauda com comprimento mínimo de 1 bilhão de quilômetros.




De acordo com pesquisadores da New Scientist, é provável que este recorde seja quebrado novamente, já que hora ou outra, sondas atravessam caudas de cometas. Isso já aconteceu seis vezes, sendo a última com a sonda Solar Orbiter da ESA (Agência Espacial Europeia), que atravessou sem querer a cauda do cometa ATLAS (C/2019 Y4)



Imagens: (capa-Philipp Salzgeber) Philipp Salzgeber / divulgação
09/06/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Acho que no começo do artigo foi confundida a distância entre a Terra e a Lua e a Terra e o Sol, de fato a cauda do cometa é bem maior que 7,5 vezes a distância da Terra e a Lua.

    ResponderExcluir
  2. Astro Intruso tem razão, pois há de facto uma confusão, dentre distâncias.

    Mas a confusão maior advinda de erros primitivos grotescos, é confundir o 3° ELEMENTO ORBITAL do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que habitamos, confundindo-o com TERRA que apenas é, uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são: e jamais PLANETA.

    Caramba! O pessoal da NASA, ROSCOSMOS e OUTRAS, mesmo dominando consideráveis tecnologias, não sabem nem onde moram.

    Isso tudo porque desconhecendo MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA e MACROCOSMOLOGIA AVANÇADA, desconhecem até mesmo o básico, que é a ORDEM DAS UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS.

    1° UNIDADE ELEMENTAR FOGO.
    2° UNIDADE ELEMENTAR TERRA.
    3° UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA.
    4° UNIDADE ELEMENTAR AR.
    5° UNIDADE ELEMENTAR EC.

    Não por acaso habitando a 3° ÓRBITA = 3° DIMENSÃO = 3° ERA PREDOMINANTE DA UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA, a UNIDADE ELEMENTAR PREDOMINANTE DE NOSSOS CORPOS, SEJA ÁGUA.

    Acessam meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS diariamente, mas até parece que por possuírem QI abaixo de 200, não conseguem compreender, nem 10%.

    E olhem que simplifiquei o máximo possível, para entendimento gratuito de todos os povos.

    Consciência tranquila, essa culpa não levo.

    Nem sequer sabem da 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, 3° MACRO PROCESSO FISIOQUÍMICO TRANSMUTATIVO, que tudo mudará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Bonifácio, a distância da Terra e a Lua é de aproximadamente 385000Km se arredondarmos, vezes 7,5 dá 2887500Km, ou seja quase 3 milhões de km. A distância da Terra ao Sol é de 150000000Km, vezes 7,5 dá 1125000000Km (1 bilhão e 125 milhões de quilômetros). Você notou a diferença? A cauda do cometa ultrapassaria a distância do Sol a Júpiter e ficaria entre Júpiter e Saturno.

      Excluir
  3. Astro Intruso;

    Como o MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, é IMENSO MACRO FORMATO do micro-corpo-humano, e como tu sabes o corpo-humano composto é por 7 OCTILHÕES de micros-modelos-energéticos-atômicos-termonucleares, que chamam não erradamente de átomos:

    Esse MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO, composto é por 7 OCTILHÕES de MACROS MODELOS ENERGÉTICOS ATÔMICOS TERMONUCLEARES que chamam de SISTEMAS SOLARES, que o genialíssimo BOHR desconfiava e BONI confirmou, ser mesmo um MACRO ÁTOMO.

    Daí também vem a minha DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA no meu blogger DESCOBERTAS CIENTIFICAS AVANÇADAS para conhecimento púbico gratuito postada, sobre a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA que não demorará muito para ocorrer, que por ser MACRO e não micro, ao invés de ocorrer em micros espaços-tempos-i como ocorre no micro-átomo processo denominado por BOHR não corretamente como SALTO-QUÂNTICO... Também erradamente pelos das ciências-ainda-a-avançar como ELEMENTOS ATÔMICOS DESAPARECENDO NUMA DETERMINADA ÓRBITA DO ÁTOMO E REAPARECENDO EM OUTRA... Corretamente e de forma imutável por BONI das MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS: como MICRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA.

    A 2° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA ocorreu há MILHÕES e MILHÕES de anos... E a 3°, estimei que ocorrerá no prazo máximo, até 2045.

    Aí é que mora o perigo, pois mesmo dominando consideráveis TECNOLOGIAS, não acreditando na ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, que criou sua CRIAÇÃO REAL UM ÚNICO REAL ENERGÉTICO PERFEITO NÃO ATÔMICO que chamam equivocadamente de MUNDO ESPIRITUAL, e apenas para mostrar a essa CRIAÇÃO REAL como ela seria se ATÔMICA fosse, se em parte atuasse por si mesma:

    PROJETOU A IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE PROJETADA DA REAL como UM INVERSO ATÔMICO COMO SERIA, CURTO-CIRCUITANTE... EXPLOSIVO... DESUNIDO... CAÓTICO...

    Entende agora por que digo que o pessoal da NASA ROSCOSMOS e OUTRAS, mesmo dominando consideráveis TECNOLOGIAS, diferentemente de ti que genialmente acreditas numa INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, eles que até hoje jamais conseguiram compreender os mais simples fenômenos quânticos, DUPLA FENDA... ENTRELAÇAMENTO QUÂNTICO e INVERSÃO QUÂNTICA, imagine QUÂNTICA AVANÇADA e MARAVILHOSO CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO, estão comendo moscas, sobre muito que já está acontecendo, e vai acontecer?

    ResponderExcluir