O interior do Sol não é o centro exato do nosso Sistema Solar

centro do sol não é o centro do sistema solar


O estudo tem precisão de 100 metros, e mostra que as coisas no Sistema Solar não são exatamente como acreditávamos...

O Sol é o centro do Sistema Solar, certo? Sim, isso é verdade, mas não da forma como sempre acreditamos!


É comum pensar que o centro do Sol seria o centro exato de nosso Sistema Solar, mas de acordo com uma nova medição - que tem margem de erro de ínfimos 100 metros - não é isso o que ocorre.


O centro do Sistema Solar está em algum lugar próximo da superfície do Sol

Sim, muitos dirão que isso era perfeitamente previsível, já que em sistemas binários por exemplo, o centro orbital não está em nenhuma das estrelas... mas ainda assim essa nova descoberta é muito empolgante!

A descoberta mostra também o avanço de nossa tecnologia e de nosso conhecimento, sendo uma grande promessa para refinar nossa medição de ondas gravitacionais, dizem os especialistas envolvidos nesse projeto.

sistema solar - o centro do sistema solar fica na superficie do sol

"Usando os pulsares que observamos em toda a Via Láctea, tentamos imitar uma aranha parada no meio de sua teia, pois tentamos sentir a menor vibração na teia. O quanto entendemos o baricentro do Sistema Solar é crítico", disse Stephen Taylor, astrônomo da Universidade Vanderbilt que participa do estudo. 

E adivinha qual planeta é o maior responsável por essa "descentralização" do Sistema Solar?... Como não poderia deixar de ser, é Júpiter, claro!


Segundo os especialistas, o gigante gasoso é tão pesado, que exerce uma força gravitacional capaz de tirar até nosso Sol de seu eixo. Assim, o centro do Sistema Solar acaba indo parar na superfície do nosso astro.

A pesquisa foi realizada por uma equipe internacional, utilizando um software especialmente desenvolvido chamado 'BayesEphem', e foi publicada na revista The Astrophysical Journal.


Imagens: (capa-ilustração/Mark Garlick/Science Photo Library) / divulgação
03/07/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Esse pessoal das ciências-ainda-a-avançar, não sabem nem o que tem no centro do nosso PLANETA, tanto é que chamam o TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que recebe ENERGIA CÓSMICA pulsada pelo DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR chamado indevidamente de SOL e TRANSFORMA em ENERGIA TÉRMICA, primitivamente de NÚCLEO DE FOGO.

    Será que sabem que o FOGO, é o ELEMENTO TRANSFORMADOR?

    TRANSFORMA AREIA EM VIDRO... ÁGUA SÓLIDA EM LÍQUIDA, LÍQUIDA EM VAPOR...

    Se não sabem nada sobre alquimia antiga, como sobre MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, saberiam?

    Ainda acham que o que eles chamam primitivamente e indevidamente de JÚPITER seja um PLANETA.

    RsRsRs.

    Será que pelo menos sabem que o mesmo não orbita o DEAT que eles como os antigos faraós, chamam primitivamente e indevidamente de SOL?

    Não orbitando o DEAT, e sim como o DEAT, orbitando também o centro de nossa GALÁXIA: jamais poderia ser um PLANETA, e sim também um ASTRO, mesmo que seja FRIO.

    Socorro RAULLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.

    É muito RETARDO CIENTÍFICO!

    Para saírem desse retardo científico moçada: DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    Mais um STEPHEN que como o outro, não sabe quase nada!

    ResponderExcluir
  2. cala a bocaaaaaaa!!!!!!!!!!!
    Quanta chatice; ninguém está interessado no que você escreve.

    ResponderExcluir
  3. Luiz Antônio; Não seria então, para de digitarrrrrrrrrrr!!!!!!!!!

    Tu também achas que o que chamam erradamente e indevidamente de DEUS JÚPITER, seja PLANETA?

    PLANETA não seria apenas um VIAJANTE que viaja, orbitando sua ESTRELA?

    O que chamam erradamente e indevidamente de PLANETA JÚPITER, não orbita o DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que como os antigos faraós, ainda chamam também primitivamente e indevidamente de DEUS SOL.

    ResponderExcluir
  4. É bastante fácil calcular o ponto-de-centro de massa de um sistema. Se for binário, a eq. é Cm = m1/(m1+m2) x d , m1 > m2 deduzida diretamente das leis de Newton e da nossa intuição de ens-médio. Esta equação aliás ajudou a descobrir o planeta 51-pegasii-b em 1995, a 50A.L. da Terra (DIDIER / M. MAYOR, Suíça). O levíssimo bamboleio da estrela prova que ela gira em torno do Cm. Para quem tem interesse no assunto e em Física, as simulações são facílimas de se fazer nos modeladores populares PHUN e Modellus

    ResponderExcluir