Luzes misteriosas no céu de Santa Catarina - o que seriam afinal?

luzes misteriosas no céu do sul do brasil explicação
As estranhas luzes geraram muitas teorias esquisitas... mas existe uma explicação!


Segundo informações do Jornal 'Zero Hora', imagens de luzes misteriosas foram registradas no céu de Santa Catarina no final do mês de junho.


Claro que logo surgiram inúmeras teorias para explicar o estranho fenômeno: desde as mais singelas, até outras bem exóticas...

De fato a imagem feita por Rudinei Rosa, que viajava para o litoral do Estado de Santa Catarina, mostram luzes bem intensas.


As fotos logo se espalharam pela internet e levantaram muitas dúvidas. Seria mais uma "Fake News", alguma montagem feita com edições? Não, de fato não era uma imagem falsa nem adulterada! 

Segundo análises feitas pelo físico Érico Kemper, professor de física na IFRS, e pelo astrônomo Luiz Augusto da Silva, não existe nada inexplicável na imagem. Trata-se apenas de Júpiter nascendo no horizonte.

luzes estranhas no céu do sul do brasil

"A imagem também mostra estrelas da constelação de Sagitário, o que nos garante que o ponto luminoso mais embaixo é Júpiter , levando em conta as distâncias do planeta com a constelação e o horizonte", disse Kemper ao 'Zero Hora'.

A outra foto, com traços luminosos, provavelmente se deve ao pára-brisa molhado que revelou o brilho das luzes da cidade ao fundo, que junto com o movimento do carro (o motorista tirou a foto enquanto dirigia) fez tudo ficar um tanto misterioso.

luzes estranhas no céu de santa catarina

Os especialistas afirmaram que apenas usando o programa 'Stellarium' já era possível identificar a configuração de maneira inequívoca.

E nós fizemos o teste, e com o Stellarium conseguimos desmistificar de vez a estranha luz no céu que chamou a atenção no céu de Santa Catarina. Confira:


Vale lembrar que nosso Canal no Youtube tem um tutorial sobre como usar o Stellarium, assim você pode sempre acabar com alguma dúvida se ver alguma coisa misteriosa no céu.


E já que estamos falando de Júpiter, vale lembrar que no próximo dia 15 de julho, Júpiter estará em seu ponto de máxima aproximação com a Terra. E claro, teremos transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube.


(capa-divulgação) / Rudinei Rosa / divulgação
06/07/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: